Como Enfrentar a Defesa Eslava

A Defesa Eslava

 

A Defesa Eslava é considerada uma das variantes mais sólidas para as pretas contra o Peão Dama. Ela foi a especialidade do Campeão Mundial Vassily Smyslov e hoje é empregada por vários grandes mestres. Destaco, dentre ele, o chinês Wang Yue.

 

Esta Defesa se caracteriza pelas jogadas 1.d4 d5 2.c4 c6. Após 3.Cf3 Cf6 4.Cc3 dxc4 chegamos na posição clássica da Eslava. O melhor lance agora para as brancas é 5.a4, evitando a proteção do peão de c4 com b7-b5. O lance principal para as pretas agora é 5…Bf5, chegando na posição principal da Eslava.

 

eslava3

 

As brancas têm agora algumas opções. O lance sólido, clássico, é 6.e3. Depois de 6…e6 7.Bxc4 Bb4 temos a antiga variante principal da Eslava, que eu já joguei algumas vezes de brancas. Entretanto, a teoria não vê nenhuma vantagem em especial para as brancas aqui.

 

Outra opção é 6.Ce5 e esse lance coloca mais problemas às pretas. Mas a variante é muito aguda, as brancas precisam saber muitas linhas de memória e as pretas têm várias opções. E tampouco está claro se as brancas conseguem qualquer vantagem.

 

Uma Ideia Para Enfrentar a Eslava

 

Defesa Eslava

 

Meu lance sugerido é 6.Ch4!? Não é segredo que eu tenho grande predileção pelos bispos, portanto me sinto confortável na posição após 6…e6 7.Cxf5 exf5 8.e3. Recentemente, na Olimpíada de Baku, venci uma complicada partida utilizando este sistema. Você pode ver as análises clicando aqui.

 

O MI Roberto Molina me jogou, em 2013, 6…Bd7?!. Após 7.e4 e6 8.Bxc4 Cxe4 9.Cxe4 Dxh4 10.Df3 as brancas conseguem uma perigosa iniciativa em troca da peão. Veja a partida aqui.

 

As pretas têm outras opções. 6…Bg4 é possível e 6…Bc8 é um lance importante para a teoria. Parece estranho voltar o bispo para a casa inicial, mas o cavalo não está bem em h4. Após 7.e3 e5! 8.Bxc4 exd4 9.exd4 temos uma clássica posição de peão dama isolado.

 

Como Montar Seu Repertório Contra a Eslava

 

Gostou da sugestão contra a Eslava e gostaria de ver as análises completas do repertório sugerido? Então aproveite a parceria da Academia Rafael Leitão com o site Chessable.

Lá você pode ver todas as variantes do repertório e ainda praticar sua memorização das linhas. Basta criar uma conta no site e adquirir meu Repertório Completo Contra a Defesa Eslava.

Aproveite!

 

 

No comments

Deixe seu comentário