Aconteceu neste último final de semana, em pleno paraíso dos lençóis maranhenses, o Aberto do Brasil de Barreirinhas – com o patrocínio de Athenas Infraestrutura e Edificações e Gran Solare Lençóis Resort. O evento, realizado pela equipe Xadrez Total, capitaneada pelo AI Mauro Amaral, ainda contou com o apoio da Federação Maranhense de Xadrez; Liga Maranhense de Xadrez; Smart Chess; e, claro, da nossa Academia Rafael Leitão.
O evento, que distribuiu uma premiação total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) – sendo R$ 3.000,00 (três mil reais) só para o campeão – atraiu 50 privilegiados jogadores (se não acredita, procure fotos de Barreirinhas e do Gran Solare Resort). Dentre os participantes, tivemos a ilustre presença de seis GMs: Neuris Delgado; Sandro Mareco; Krikor Mekhitarian; André Diamant; Andrés Rodriguez e José Cubas – além dos MIs Renato Quintiliano e Yago de Moura Santiago e da WMI Maria Florência Fernandez, da Argentina.
Apesar dos recentes sucessos do GM Neuris e Mareco (este último, inclusive, havia sido recém-coroado Campeão Argentino Absoluto – veja uma de suas melhores partidas no Argentino clicando aqui), a vitória magistral foi do aguerrido GM paraguaio José Fernando Cubas. O GM Cubas, provavelmente acostumando aos ventos praieiros (já que há anos joga pela cidade de Santos os tradicionais Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior de São Paulo), sentiu-se em casa em Barreira e somou 5,5 pontos em 6 possíveis.
Além da taça, Cubas “carimbou” a faixa do GM Mareco, vencendo-o na quarta rodada – e, em seguida, vencendo também o repatriado (ao Brasil e ao xadrez) GM André Diamant. O único empate de Cubas foi na última rodada contra o MI Renato Quintiliano. Que, aliás, apesar da derrota para o GM Krikor Mekhitarian na quarta rodada (e mesmo esta partida foi considerada uma das melhores deste Aberto pelo nosso GM Rafael Leitão – veja as análises dela aqui), também jogou um excelente torneio – na terceira, por exemplo, ele venceu o GM Neuris Delgado. Veja as análises da partida aqui.
Mas o melhor brasileiro não foi nem Krikor nem Quintiliano, foi o MI Yago de Moura Santigo – que, curiosamente, também perdeu para Krikor, mas venceu na quinta rodada o GM uruguaio Andrés Rodriguez.
A classificação final foi a seguinte (os doze primeiros, abaixo. Por que justamente doze? Por motivos óbvios e, portanto, autoexplicativo abaixo):
- José Fernando Cubas 5½
- Sandro Mareco 5
- Yago De Moura Santiago 5
- Krikor Sevag Mekhitarian 4½
- Renato R. Quintiliano Pinto 4½
- André Diamant 4½
- Neuris Delgado Ramirez 4
- Andres Rodriguez Vila 4
- Maria Florencia Fernandez 4
- Felipe Soares Damous 4
- Bergson Fragoso F. Filho 4
- Nicolau Leitão 3,5
Assim como a Academia de Xadrez Rafael Leitão inaugura um novo espaço, que este forte torneio seja o começo de uma nova fase do xadrez maranhense!
Fonte: Xadrez Total
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 19.10.2015
Torneio de primeira, show!!!
Parabéns pelo novo site plataforma amigavel e muito fácil de utilizar.
Obrigado, Adriano!