Campeonato Mundial Juvenil 2015

Acabou, na já famosa cidade de Khanty-Mansyisk, na Rússia, o Campeonato Mundial Sub-20. Foram 13 rodadas e participaram da prova 62 jogadores.

 

O torneio é aquele pelo qual o GM peruano Jorge Cori (2637) achou por bem jogar ao invés daCopa do Mundo (gerando toda aquela mudança de emparceiramento que acompanhamos aquina Academia). Talvez Cori devesse ter ido mesmo é para a Copa do Mundo. Sua irmã, Deysi Cori, que acabou herdando a vaga de Jorge para a Copa – e não por nepotismo, acreditem – foi eliminada já na primeira rodada por Kramnik (que “presentão” do irmão, hein?). E já Jorge, por sua vez, não fez um bom torneio. Apesar de ser o número 2, terminou apenas na 26º posição – e perdendo “salgados” 35,2 pontos de rating.

 

E quem ajudou a “salgar” um pouco o torneio de Cori foi o CM brasileiro Vitor Carneiro (2405) – e já na primeira rodada. O melhor: Vitor esteve no controle durante toda a partida e mostrou um xadrez de altíssimo nível (veja as análises do GM Leitão para esta partida clicando aqui).

 

Embora Vitor não tenha mantido o ritmo no restante do torneio (o que é compreensível, devido à força e extensão da competição), finalizou sua participação com 5,0 pontos e na 52º posição (ele era o número 33) e menos 22.8 pontos de ranting. O outro brasileiro no evento foi o jovem Matheus Nunes Dias (1699), que acabou somando apenas 1,5 pontos – mas, de toda forma, ganhando uma experiência enorme. E E isso é, às vezes, só o que importa – e o passado não interessa!

 

Matheus Dias
Matheus Dias

 

O novo Campeão Mundial sub-20 é o russo Mikhail Antipov (2538) – que era somente o número 8 do torneio. Antipov somou 10 pontos (8 vitórias, 4 empates e 1 derrota), além de um rating performance de 2724 e mais 30,6 pontos no bolso. Já no feminino, a surpresa foi ainda maior: a WMF Nataliya Buksa. Também com 10 pontos, Nataliya teve uma performance de 2448 e levou 88.4 pontos (!) para casa.

 

Parabéns aos Campeões e aos Brasileiros!

 

Fonte e fotos: FIDE World Junior U20 Championship

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 17.09.2015.

No comments

Deixe seu comentário