Evandro é o novo Grande Mestre do Brasil

O mineiro Evandro Barbosa tornou-se o décimo segundo grande mestre brasileiro após um início de ano arrasador. Sua brilhante atuação na Final do Campeonato Brasileiro, na qual lutou até a última rodada pelo título, mostrando um xadrez de alto nível, já davam mostras que ele se candidatava como o próximo GM do Brasil.

Na minha crônica sobre o Brasileiro, aliás, já mencionava essa possibilidade, mas confesso que não sabia que seria tão rápido. Logo em seguida ele já embarcou para Natal, onde disputou o Circuito de GM do Nordeste, mostrando mais uma vez um xadrez confiante e conseguindo a norma sem grandes problemas.

 

Trajetória

Evandro tem 23 anos e representou o Brasil em vários torneios de categoria. Desde o início a sua dedicação já era visível, com boa preparação de aberturas e bom conhecimento dos clássicos. Tive a oportunidade de treinar e analisar com ele alguns anos atrás, sempre impressionado com sua humildade e com sua forma de encarar o jogo. Muitos enxadristas da nova geração tem uma visão superficial do xadrez, apenas colocando variantes no computador, mas Evandro sempre se interessou pela “verdade” da posição, um traço comum a grandes enxadristas.

 

Pontos Fortes

O jogo do nosso mais novo GM se destaca pela boa preparação teórica, luta pela iniciativa e por um cálculo preciso. Evandro tem um xadrez clássico: dificilmente faz algo deliberadamente exótico e nem procura posições caóticas.

Seu estilo está bem representado por algumas de suas melhores partidas recentes (clique para ver as análises): [ Evandro x Fernando ], [ Evandro x Galego ], [ Evandro x Alonso ] e [ Yago x Evandro ].

 

Planos

Evandro já é um autêntico profissional do xadrez, dedicando-se à preparação, torneios e aulas. De acordo com uma entrevista divulgada no facebook, seu plano para este ano é integrar a equipe olímpica brasileira na Olimpíada que será disputada em Baku. Com mais de 2500 pontos, ele é um forte candidato.

Desejo toda a sorte ao nosso novo GM em sua nova etapa!

Conheça também a história dos outros 11 Grandes Mestres brasileiros!

 

treinamento monitorado xadrez

5 Respostas a “Evandro é o novo Grande Mestre do Brasil”

  • Luan_1000_1000

    Rafael Leitão nós Brasileiros não poderíamos mandar 2 equipes para Baku ?

    • Rafael Leitão

      Não, só o país sede pode montar mais de uma equipe.

  • Marcos Sobrino Ganança

    Prezado Rafael. Sou um ex-enxadrista e sempre amei jogar xadrez. Há vários anos , eu cheguei a jogar campeonatos paulistas, mas infelizmente jamais tive a oportunidade de jogar um campeonato brasileiro. Naquela época, você, assim como eu, ainda era adolescente, mas já despontava como o melhor do mundo em minha categoria. Recordo-me que alguns amigos meus do clube de xadrez de Santos comentavam sobre vc com um certo receio, pois vc era praticamente era praticamente imbatível. Eu te admiro muito como jogador, assim como sempre admirei o Mequinho. Caso seja possível vc responder, gostaria de saber se o Mequinho ainda continua jogando torneios oficiais e se ele poderá ser escalado para equipe olimpica que jogará em Baku. Um forte abraço.

    • Marcos Sobrino Ganança

      Prezado Rafael. Sou um ex-enxadrista e sempre amei jogar xadrez. Há vários anos , eu cheguei a jogar campeonatos paulistas, mas infelizmente jamais tive a oportunidade de jogar um campeonato brasileiro. Naquela época, você, assim como eu, ainda era adolescente, mas já despontava como o melhor do mundo em minha categoria. Recordo-me que alguns amigos meus do clube de xadrez de Santos comentavam sobre vc com um certo receio, pois vc era praticamente imbatível. Eu te admiro muito como jogador, assim como sempre admirei o Mequinho. Caso seja possível vc responder, gostaria de saber se o Mequinho ainda continua jogando torneios oficiais e se ele poderá ser escalado para equipe olimpica que jogará em Baku. Um forte abraço

      • Rafael Leitão

        Obrigado pelos elogios, Marcos! O Mequinho joga alguns torneios (poucos), geralmente os que não valem para rating (irá jogar a Festa da Uva essa final de semana). Em relação à vaga olímpica, acho muito difícil. Grande abraço!

Deixe seu comentário