FIDE Pune Grande Mestre Por Acusar Adversária Da Filha De Fraude
O Grande Mestre russo Evgeniy Solozhenkin (2427), 52 anos, foi suspenso por 18 meses pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) por fazer acusações infundadas de trapaça. Nesse período, o GM não poderá comparecer nos torneios da Federação Internacional seja como jogador, treinador, organizador, gerente, árbitro, acompanhante ou em qualquer outra função.
GM Solozhenkin e a contra capa do seu livro sobre Ruy Lopez
Entenda o caso
O incidente começou quando o treinador fez publicações na internet acusando a enxadrista russa Bibisara Assaubayeva, 13 anos, de fraude. Evgeniy Solozhenkin trouxe a público um episódio supostamente ocorrido no Campeonato Mundial, no Uruguai, em 2017. Na ocasião, a filha de Evgeniy, Elizaveta Solozhenkin, 14 anos, afirmou que Bibisara estava no banheiro e recebeu ajuda externa durante a segunda rodada.
Prata em 2017, Assaubayeva venceu o mundial sub-8, realizado em Caldas Novas – 2011
Nesse momento, Bibisara enfrentava uma enxadrista dos Estados Unidos e Elizaveta jogava contra uma garota eslovena. Ambas eram rivais na categoria sub-14 feminino. Bibisara Assaubayeva estava com 2421 pontos de rating e terminou na segunda colocação. Já Elizaveta Solozhenkin, na ocasião com 2248 pontos, foi a terceira colocada. A indiana D. Jishitha (2086), ficou com o título.
Elizaveta Solozhenkin conquistou o bronze no mundial sub-14, em 2017
Evgeniy Solozhenkin também coloca em dúvida o rápido aumento do rating de Bibisara Assaubayeva e ainda analisa algumas partidas da enxadrista, a fim de demonstrar a “evidente” fraude durante os jogos. Segundo o Grande Mestre, algumas sequências de lances são de enxadristas com força mínima de 2.500.
Atualmente, Bibisara tem 2.359 pontos de rating e possui o título de MF. Já Elizaveta está com 2.236 pontos e possui o título de WMI. Ambas estão no top 15 do mundo em suas respectivas categorias: sub-14 e sub-16 feminino.
Mãe de Bibisara Assaubayeva responde
Liana Tanzharikova, a mãe de Bibisira, negou as acusações e contratou um advogado famoso na Rússia para abrir um processo contra Evgeniy Solozhenkin. Ela exige $50 mil dólares por danos morais. “Eu quero proteger a honra e a dignidade da minha filha. Trata-se de violência moral contra uma criança. A violência deve ser punida. Todos sabem que a lei funciona e ninguém pode violá-la”, afirmou Liana.
Ainda para Tanzharikova, a punição da FIDE não é forte o suficiente. “Em minha opinião, ele deveria ser proibido de trabalhar com crianças. Essa punição não é tão severa e pouco afetou as atividades de Solozhenkin. Ele ainda se move por todo o país e no exterior com o seu trabalho de treinador”, opina a mãe da enxadrista.
Evgeniy Solozhenkin não muda de opinião
Apesar da punição, o Grande Mestre afirma não se arrepender das publicações e diz ter a consciência limpa quanto o caso. “Eu não contei nenhuma mentira nessa história. Para mim, o valor das conquistas esportivas de Bibisara é zero”, afirma Solozhenkin.
FIDE justifica a decisão e Federação Russa se mantém neutra
O Comitê de Ética da FIDE analisou os documentos de acusação e defesa. Além disso, consultou o relatório de uma investigação sobre o suposto uso de computadores durante as partidas de Bibisira. A conclusão final é de que não há evidências suficientes para comprovar qualquer tipo de violação as regras durante os jogos.
Sendo assim, segundo a FIDE, ao fazer acusações sem suficientes fundamentos, o GM Evgeniy Solozhenkin violou o código de ética, o que justifica a suspensão de 18 meses, com a hipótese de redução para nove meses em caso de não haver reincidência.
Já a Federação Russa de Xadrez declarou que Solozhenkin não ofereceu provas claras. Portanto, Bibisara não precisava provar inocência. E, mesmo desaprovando as publicações, a Federação Russa não tem a intenção de punir o treinador.
41 GM´s pediram clemência a Solozhenkin
Em apoio ao treinador, 41 Grandes Mestres assinaram uma carta de apoio a Evgeniy Solozhenkin. O documento pede o cancelamento da punição e afirma: “Evgeny dedicou toda a sua vida ao xadrez. O xadrez não é apenas um jogo para ele, mas é também sua única profissão. Evgeniy tem dois filhos menores, que ficarão desprovidos em função da decisão da FIDE”.
Outras opiniões
O GM Sergey Shipov não tomou partido e chamou o caso de repugnante. Já o GM Vladimir Potkin defendeu Bibisara Assaubayeva: “Na minha opinião a fraude está fora de questão. Em nosso treinamento conjunto, Bibisara mostrou uma grande imaginação e uma facilidade invejável para encontrar boas ideias”, declarou Potkin.
O jornalista e organizador Evgeny Atarov propôs uma curiosa solução: um match entre as duas meninas. Nesse contexto, o GM Sergey Beshukov até ofereceu R$12 mil – em moeda local – para a disputa, porém, a ideia do match não se concretizou.
O que você acha: a decisão da FIDE foi justa? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Há um monte de enxadristas enganadores e medíocres , ( em todos os esportes e profissões ) isso é fato , pois a capacidade criativa e genialidade não se pode comprar e adquirir com treinamento intensivo ... no caso ocorrido , deve-se investigar detalhadamente para não se cometer injustiças ; hoje ainda temos como " verificar de imediato " essas ações desonestas e estúpidas , agora imagine o que ocorria em torneios em décadas passadas !