Grandes Resultados de Fier na Polônia e no Marrocos
O Grande Mestre Alexandr Fier é, com certeza, o GM brasileiro mais internacional dos últimos tempos. E não só por residir atualmente na cidade de Tiblisi, Geórgia, mas, sobretudo, pelos diversos torneios que disputa ao redor do mundo. Fier deve ser a paixão das companhias de milhagens.
França, Emirados Árabes, Espanha: todo mês temos uma nova surpresa de onde está o nosso intrépido GM – e haja google maps; google tradutor; GPS; e outros que tais para conseguirmos acompanhar esta versão tunipiquim de Carmen San Diego de calças.
Onde está Alexandr Fier?
Festival Najdorf
Este mês começamos pela Polônia. Terra natal do “argentino” Miguel Najdorf e com o festival que levou o nome do querido “El viejo” – como Najdorf carinhosamente acabou ficando mais conhecido na terra do Maradona.
Preparação pesada para o Memorial Najdorf
Disputado em 9 rodadas pelo sistema suíço, Fier terminou o Festival Miguel Najdorf na 6ª colocação com 6,5 pontos (5 vitórias, 3 empates e 1 derrota).
Apesar da derrota para o GM ucraniano Alexander Areshchenko (2654) na sexta rodada, Fier apresentou um xadrez muito interessante e combativo – típico do seu estilo e que, com certeza, agradaria o imortal Najdorf. Por exemplo, podemos notar a criatividade do GM brasileiro na partida da primeira rodada, contra o jogador local Rafal Przedmojski (2337), e também na segunda rodada contra outro jogador polonês – Marcin Sieciechowicz (2430).
Cursos com até 30% de desconto!
Entretanto, a melhor partida de Fier no torneio foi a sua vitória na contra o GM ucraniano, naturalizado letoniano, Igor Kovalenko (2667) – para quem não conhece, ou não lembra do GM Kovalenko, recentemente Igor obteve uma conseguiu o expressivo segundo lugar no Campeonato Europeu Individual, vencido pelo GM russo Ernesto Inarkiev.
A vitória do evento ficou com o GM polonês Grzegorz Gajewski – com 7,5 pontos (6 vitórias e 3 empates).
GM Grzegorz Gajewski
Torneio Aberto no Marrocos
E direto da Polônia para o Marrocos, Fier disputou o III Open Mohamed VI – caso o nome do torneio não seja este, pedimos imensas desculpas: o nosso árabe anda meio enferrujado.
E apesar da precariedade do local da disputa, o simplório hotel Les Almohades, nosso GM brasileiro conseguiu apresentar um bom xadrez e terminou, mais uma vez, na terceira colocação com 7,5 pontos em 9 rodadas – 6 vitórias e 3 empates. E mais uma vez o estilo do xadrez de Fier chamou à atenção: sua vitória contra Petkov é um exemplo claro.
Hotel Les Almohades: local do torneio
O campeão foi o GM russo Alexander Karpatchev (2489) seguido pelo georgiano GM Merab Gagunashvili (2579) – ambos com 7,5 pontos.
E aí? Qual será a próxima aventura do nosso GM Fier? Façam suas apostas!
FONTES:
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 27.07.2016
Mare di Fano, domenica!
Parabéns Fier e a equipe de nosso amigo Leitão!!!
Obrigado, Ibernon!
Grande atuação de Fier no torneio e mostrando cada vez mais a sua criatividade e beleza de jogo. Parabéns a Equipe da Academia Rafael Leitão!!
Meus sinceros parabéns ao GM Fier e também a você GM Rafael Leitão por seu trabalho constante de divulgação do xadrez !!
Bem "simplezinho" este hotel hein?!?!?... só falta dizer que os jogos foram nestas "cabaninhas" na beira da piscina... kkkkk Parabéns ao Fier e a toda equipe da Academia Rafael Leitão, como sempre um ótimo trabalho na divulgação do Xadrez.