Floripa Master e Brasileiros no EUA

De 19 a 24 de julho aconteceu o II Floripa Chess Master 2015, nas dependências do Clube de Xadrez de Florianópolis – Santa Catarina. O fechado, válido para norma de GM, embora nenhuma tenha sido feita, foi um sucesso.

O GM cubano/paraguaio, mas residente agora no Brasil (ou seja: um cidadão do mundo), Neuris Delgado, teve um desempenho espetacular e chegou perto de ter uma performance “Fischeriana” – com 9 em 9 (!). Embora já seja um pouco impressionante os 2,5 pontos a frente do segundo colocado, o GM uruguaio Andrés Rodrigues, e a real performance de 2719 (!).

Aliás, foi justamente o GM Andrés que acabou com os sonhos de Neuris do “torneio perfeito” – e carimbou a faixa do campeão com uma bonita partida. Andrés, mais uma vez, fez um “sacrifício intuitivo”, como você pode ver na partida analisada aqui. A propósito, você já assistiu à Palestra Gravada pelos GM’s Rafael Leitão e Andrés Rodriguez exatamente sobre este tema? Veja aqui.

Matsuura e Molina fizeram bons torneios, mas Molina ficou um pouco distante da norma. Quem lucrou muito foi o argentino Francisco Dejeanne (2195) – que somou 74 pontos de rating (!). Parabéns ao Clube de Xadrez de Florianópolis  na pessoa do AI Kaiser Luiz Mafra: que venham outros torneios como este em 2016 (ou, quem sabe, ainda no segundo semestre).

Saindo daqui do Brasil, os GMs Krikor Mekhitarian e Felipe El Debs, mais o MF Renato Quintiliano, de 1 a 5 de julho, disputam o 43º World Open 2015, em Arlington, Estados Unidos. Mas, ao que parece, eles já estão lá – aquecendo os motores! – no também muito forte DC Internacional 2015. O site de ambos os torneios americanos é confuso e não traz as tabelas de emparceiramento e resultados, mas apenas a “cross table” – uma classificação prévia, rodada a rodada. Felipe El Debs é o 9º, Krikor o 25º (com um começo ruim, como o próprio relatou em sua página pessoal do Facebook: “Um começo bem ruim aqui em Washington. Empatei as duas primeiras, ontem de brancas com a WFM Rachel Ulrich (2181) e hoje cedo de pretas com John Burke (2258). Agora jogo de brancas contra Guillermo Nieto (2001). Hora boa de ganhar e subir no torneio, vamo!”) e Quintiliano 50º – de 123 participantes.

Bom torneio para eles e que venham excelentes resultados!

 

ChessResults: aqui (Floripa Chess) e aqui  (DC Internacional 2015)

Fotos: Facebook e Revista Meio Jogo

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão em 27.06.2015

 

No comments

Deixe seu comentário