Sabia que a falta de harmonia pode ser sua grande deficiência no xadrez?

O Conceito de Harmonia no Xadrez

 

Você sabe o que quer dizer o conceito de harmonia no xadrez?

 

“Harmonia” é o que todo bom enxadrista deve buscar em uma partida de xadrez. Um jogo harmônico é aquele em que um lance tem conexão com outro, em uma sequência lógica: toda jogada tem uma ideia clara, seja para melhorar sua posição ou evitar uma ideia do adversário.

 

Mas sabemos que na prática não é bem assim que funciona. Analiso muitas partidas de enxadristas que se perdem no meio do caminho e fazem jogadas sem harmonia.

 

Algo assim: você não sabe bem o que fazer, então move uma peça mesmo sem saber exatamente o que vai ganhar com isso. 3 lances depois você descobre que na verdade ela estaria melhor na casa anterior e volta a peça. E por aí vai…

 

Isso é o que chamamos de “mover madeira”. Jogar uma peça aqui e outra acolá, sem um plano específico. Isso não é xadrez de verdade.

 

Um Erro Comum a Muitos Enxadristas

 

Esse é um dos grandes erros de muitos enxadristas de todos os níveis, especialmente em jogadores com força de jogo abaixo de mestre internacional (menos de 2400 de rating). Sem a busca pela harmonia é impossível jogar bem xadrez.

 

Mas a falta de harmonia pode ser detectada até em jogadores com nível de jogo muito alto. Dvoretsky me contou que certa vez detectou um problema semelhante em um dos seus alunos (um enxadrista acima de 2650 de rating). Mas o remédio correto foi aplicado: a leitura completa de um volumoso livro de partidas de Smyslov, que acabou resolvendo o problema. Entusiasmado, acabei até comprando a versão em russo desse livro.

 

Vassily Smyslov prezava pela harmonia no seu jogo. Não por acaso, ele também amava a música

 

Você Deve Buscar a Harmonia

 

Agora, imagine você jogando um torneio inteiro de forma harmônica. Ganhando partidas que realmente produzem uma satisfação maior do que simplesmente olhar o ponto na planilha. Aquelas em que você encontra uma progressão natural em suas jogadas: nunca um lance sem sentido, nunca uma peça deliberadamente mal colocada.

 

Eu jogo xadrez para isso. Para tentar vencer partidas corretas, bem jogadas. Nesse sentido meu mentor é o grande Polugaevsky. A minha busca não é o ponto pelo ponto. Não me orgulho de ganhar partidas perdidas ou mal jogadas. A busca de todo grande jogador deve ser por uma partida bem jogada, coerente – claro que dentro do possível, já que erros são inevitáveis.

 

O que fazer para jogar de forma mais harmônica? É possível melhorar essa área do seu jogo? Certamente, com o treinamento e a direção correta.

 

Conselhos Práticos Para Jogar Com Mais Harmonia

 

Tenho 3 conselhos para melhorar seu entendimento de “harmonia”.

 

  • Analise suas partidas recentes e identifique os momentos críticos em que seus lances perderam harmonia: jogadas sem um plano específico, superficiais. Tente analisar como poderia jogar melhor nesses momentos. Crie uma base de dados específica sobre harmonia.

 

  • Estude as partidas de Vassily Smyslov e Lev Polugaevsky: dois enxadristas que davam extrema importância a esse tema;

 

 

Na verdade tenho mais um conselho (o melhor de todos), mas provavelmente esse você já conhece. Assinar o plano de Acesso Total e estudar as aulas de jogo posicional do site. Nenhum investimento semelhante vai melhorar tanto seu entendimento do jogo posicional.

 

 

E você, já detectou o problema de falta de harmonia em seu jogo alguma vez? Deixe sua mensagem nos comentários!

 

Preencha o formulário abaixo para receber uma base em pgn com partidas de Smyslov e Polugaevsky

 


 

Escrito por Rafael Leitão em 04.09.17

 

Gostou deste artigo? Então compartilhe nas redes sociais!

One Reply to “Sabia que a falta de harmonia pode ser sua grande deficiência no xadrez?”

  • Wesler

    Legal vou tentar

Deixe seu comentário