Conheça os 10 grandes mestres mais jovens da história

Conheça os 10 grandes mestres mais jovens da história

Você conhece Mavis Wanczyk? Se a resposta for não, aposto que gostaria de conhecer! Mavis ganhou nesta semana o MAIOR prêmio já pago a uma única ganhadora na história das loterias: US$ 758,7 milhões!

Certamente esse é o sonho da imensa maioria da população, assim como ser um famoso jogador de futebol, um astro do basquete, um ator de renome ou um cantor de sucesso norteiam o imaginário de meninos e meninas ao redor do mundo quando a pergunta é: o que você quer ser quando você crescer?

Mas alguns jovens têm sonhos diferentes e, felizmente, não estão esperando “crescer” para realizá-los. Assim é com os nossos jovens prodígios que sonham ser grandes mestres de xadrez e cada vez mais cedo têm alcançado a mais alta titulação do nosso esporte.

Em nosso artigo de hoje falaremos sobre esses gênios precoces. Continue lendo e conheça os 10 grandes mestres mais jovens da história do xadrez!

 

10º lugar

O americano Awonder Liang teve o título de Grande Mestre homologado pela FIDE em maio deste ano. As normas do jovem talento foram alcançadas no Campeonato de San Salvador , em 2016, no Spring Chess Classic em Saint Louis e no Chicago Open, ambos em maio deste ano de 2017. Com a conquista, Awonder é o 10º enxadrista mais jovem da história a alcançar a titulação de GM.

Recentemente, Liang venceu também o Campeonato Juvenil dos EUA e ,acreditem, não sabe se quer continuar no xadrez… “Serei um jogador de xadrez o tempo inteiro para o resto da minha vida? Ainda é cedo demais para tomar uma decisão como essa”. Esperamos que ele continue jogando por muitos anos, pois seu futuro certamente será brilhante!

 

[O americano Awonder Liang tornou-se GM aos 14 anos, um mês e 20 dias de idade]

 

9º lugar

O nosso número 9 da lista é o ucraniano Ruslan Ponomariov. Grande Mestre aos 14 anos e 17 dias – um presente de aniversário, digamos –, ele aprendeu xadrez com os pais. O auge de Ruslan veio em 2001, quando venceu o Campeonato Mundial da FIDE, disputado em Moscou, vencendo seu compatriota Vassily Ivanchuk na final. É bem verdade que esse campeonato, em formato eliminatório, jamais será reconhecido como um verdadeiro Campeonato Mundial, pois resulta da época em que o mundo do xadrez estava dividido entre FIDE e PCA/WCC, mas, convenhamos, vencê-lo e ainda conseguir o título de GM com 14 anos são façanhas apenas para gênios!

 

[Sagrou-se Grande Mestre de xadrez aos 14 anos e 17 dias]

 

8º lugar

O oitavo enxadrista a se tornar Grande Mestre foi Teimour Radjabov, do Azerbaijão. Com um rating FIDE atual de 2742, Teimour foi GM com 14 anos e 14 dias. Atualmente ocupa a segunda melhor posição no ranking do país e a 13ª colocação no ranking da Europa, entre os jogadores ativos. Uma das conquistas marcantes do jogador foi ter derrotado, com 15 anos de idade, a lenda Garry Kasparov, de pretas, em uma Defesa Francesa! Clique aqui para ver esta incrível partida.

 

[Teimour Radjabov, do Azerbaijão possui rating atual de  2742 e  foi GM com 14 anos e 14 dias]

 

7º lugar

Richard Rapport, Húngaro, nasceu em 25 de março de 1996. Atualmente com 21 anos, aprendeu a jogar xadrez com apenas quatro. Definido como “bad boy”, estilo rock and roll – e romântico – no mundo do xadrez, conquistou a titulação de GM com 13 anos, 11 meses e seis dias.

 

[Rapport conquistou a titulação de GM com 13 anos, 11 meses e seis dias]

 

Rapport é o terceiro melhor jogador do país com um rating FIDE de 2675. Ele é casado com uma enxadrista, Jovanna Rapport, que é WGM (Grande Mestre Feminina). Ambos competiram na última Olimpíada em Baku, no Azerbaijão, em 2016.

Jovanna defendeu a equipe da Sérvia, e Richard a equipe da Hungria, que contou com as orientações de ninguém menos que Judit Polgar, a melhor enxadrista de todos os tempos.

 

[Rapport é casado com a enxadrista WGM Jovanna Rapport, que representa a Sérvia nos torneios. Ambos competiram na última Olimpíada em Baku, no Azerbaijão, em 2016]

 

Em entrevista para o site chess 24, os Rapports mostraram um certo desânimo com o mundo enxadrístico, incluindo falta de apoio e oportunidades. “Neste momento, não tenho certeza se eu quero continuar a jogar xadrez toda a minha vida”, enfatizou Rapport. Vamos torcer que ele continue, pois suas partidas são diversão garantida!

 

Você já viu a nova página do Plano Acesso Total? Confira agora mesmo!

 

6º lugar

13 anos, 10 meses e 27 dias. Esse foi o tempo que o americano Samuel Sevian demorou para tornar-se Grande Mestre de Xadrez. Recentemente, em junho, venceu o Campeonato Continental de 2017, realizado em Medellín, na Colômbia, conquistando vaga para a Copa do Mundo, em setembro. Com apenas 16 anos, tornou-se o mais jovem campeão continental, além do sexto jogador mais novo a conquistar o título de GM! Parabéns ao Sevian…

 

[Samuel venceu o Campeonato Continental de e conquistou vaga para a Copa do Mundo, em setembro]

 

Chegamos ao TOP 5….

 

5º lugar

Quinto lugar no ranking nacional da China, com rating FIDE de 2710, Bu Xiangzhi, foi GM aos 13 anos, 10 meses e 13 dias de idade. Iniciou no universo enxadrístico aos seis anos de idade e logo aos sete anos já vencia torneios. Cresceu em um país que incentiva a dedicação ao xadrez. Nas entrevistas que concedeu, diz ambicionar subir cada vez mais no ranking mundial (atualmente é o 37º do mundo, entre os jogadores ativos), além de sonhar com o título de campeão mundial!

 

[Bu Xiangzhi quer vencer o Carlsen, e logo]

 

4º lugar

Em quarto lugar, o também chinês Wei Yi foi titulado GM aos 13 anos, oito meses e 23 dias. Desde os oito anos já é um recordista nos tabuleiros. Em 2010, com 11, venceu o Campeonato Asiático de Xadrez sub-12 e o mundial da mesma categoria. Na luta pelas normas de GM, venceu o GM Richard Rapport no Campeonato Mundial Juvenil de Xadrez, em agosto de 2012. Na oportunidade, também empatou com o ucraniano GM Alexander Ipatov.

A segunda norma foi conquistada em outubro do mesmo ano, quando Wei Yi venceu o GM polonês Michał Krasenkow, 36 anos mais velho que ele, e o GM ucraniano Sergey Fedorchuk no Indonesian Open. A última norma foi carimbada em fevereiro de 2013, no Reykjavik Open, na Islândia, depois de Wei Yi vencer o GM número um da França, Maxime Vachier Lagrave.

 

[O chinês Wei Yi foi titulado GM aos 13 anos, oito meses e 23 dias]

 

3º lugar

Com apenas 13 anos, quatro meses e 27 dias, o Norueguês Magnus Carlsen foi titulado Grande Mestre. Quando você pensa que ele não poderia alcançar mais nada… Ele é “só” Campeão Mundial de Xadrez Clássico desde 2013!

Carlsen começou a desenvolver um interesse maior pelo jogo após os 8 anos, ao ser incentivado pela família e pelas aulas profissionais que recebeu. Recentemente, foi vice-campeão da Sinquefield Cup, realizada em Saint Louis, na primeira quinzena de agosto. O campeão foi o francês Maxime Vachier Lagrave. Em setembro, Carlsen participará da Copa do Mundo de Xadrez, em Tbilisi, na Geórgia.

[O olhar de quem vai ser campeão mundial um dia]

 

2º lugar

O segundo lugar da nossa lista é o Indiano Parimarjan Negi, que conquistou o título de GM com 13 anos, quatro meses e 22 dias. Negi não tem tantas aparições públicas como os jogadores de elite, mas já conquistou importantes torneios como a Politiken Cup em 2009, o Campeonato Indiano em 2010, o Open Bad Wiessee em 2011 e o Campeonato Continental Asiático em 2012. Atualmente mora nos Estados Unidos e é autor da aclamada série de livros “Grandmaster Repertoire”, oferecendo um repertório completo para as brancas com 1.e4.

 

[Indiano Negi Parimarjan conquistou o título de GM com 13 anos, quatro meses e 22 dias]

 

1º lugar

Chegamos no mais novo e maior recordista de todos os tempos! Em contato com as peças desde os cinco anos, Sergey Karjakin tornou-se Grande Mestre Internacional de Xadrez aos 12 anos e exatos sete meses!

Atualmente, com 27 anos, o ucraniano com cidadania Russa está sempre conquistando lugares de topo no ranking mundial. É o 12º melhor jogador do mundo e foi o desafiante ao título mundial no ano passado. Em 2015, Karjakin foi campeão da Copa do Mundo de Xadrez, disputada em Baku.

 

Carlsen Karjakin crianças

[Karjakin e Carlsen com sorrisos de quem já era GM com essa idade]

 

Importante destacar, ainda, o feito da chinesa Hou Yifan, que se tornou a mais jovem mulher na história a se qualificar para o título de Grande Mestre, com 14 anos, seis meses e dois dias.

No Brasil, o recorde pertence a Rafael Leitão, que se sagrou GM com 18 anos, 1 mês e 6 dias, ao conquistar sua última norma em um torneio internacional em Bermudas.

Para que enxadristas se tornem Grande Mestre é preciso, além de atingir 2500 pontos no rating FIDE, conquistar resultados expressivos em torneios envolvendo grandes mestres de países diferentes, entre outros requisitos. Cada um desses resultados é chamado “norma de grande mestre” e são necessárias três normas para obter o título de GM.

Já que falamos em apostas de loteria no começo do artigo, chegou a nossa vez de arriscar: a equipe da Academia prevê que o recorde de Sergey Karjakin está com os dias contados. E quem irá quebrá-lo? Um jovem indiano, de nome impronunciável, que celebrou seu décimo segundo aniversário há alguns dias: Praggnanandhaa Rameshbabu.

E você, o que achou dessa lista de jovens enxadristas geniais? Acredita que algum deles poderia ter ido mais longe ainda em sua carreira? E quem você acha que irá destronar o recorde de Karjakin? Deixe sua resposta nos comentários!

 

Jogador País Idade
1. Sergey Karjakin Ucrânia 12 anos e 7 meses
2. Parimarjan Negi Índia 13 anos, 4 meses e 22 dias
3. Magnus Carlsen Noruega 13 anos, 4 meses e 27 dias
4. Wei Yi China 13 anos, 8 meses e 23 dias
5. Bu Xiangzhi China 13 anos, 10 meses e 13 dias
6. Samuel Sevian EUA 13 anos, 10 meses e 27 dias
7. Richard Rapport Hungria 13 anos, 11 meses e 6 dias
8. Teimour Radjabov Azerbaijão 14 anos e 14 dias
9. Ruslan Ponomariov Ucrânia 14 anos e 17 dias
10. Awonder Liang EUA 14 anos, um mês e 20 dias

 

Escrito por Equipe Academia Rafael Leitão em 26.08.2017.

Gostou? Compartilhe este artigo nas redes sociais!

 

Fontes:

Chess Base / Chess News / Chess 24 / O Globo

Comments ( 5 )

  • Pol Pot

    Ponomariov é oficialmente, legitimamente, historicamente Campeão Mundial de Xadrez em 2001 de acordo com as regras estabelecidas. É isto o que diz a FIDE, sendo uma aleivosia Ocidental (não partilhada pelo resto do mundo) a negação de tal fato.

  • Newton

    Parece fácil fazer a lista dos mais jovens a obter o titulo de GM, mas e qual o enxadrista mais velho a obter o título GM ??

  • Gabriel Pires

    Não tenho certeza mas acho que foi o Vitor Korchnoi.

  • Alexandre Nogueira

    Para Praggnanandhaa não dá mais. Está prestes a completar 12 anos e 9 meses, mas já conquistou a segunda norma. Agora Gukesh, também indiano, quem está na mira do record de karjakin. O MI Gukesh tem 11 anos e 10 meses e tem uma difícil tarefa: conseguir três normas e quase 80 pontos de rating em pouco mais de 7 meses. Recentemente Nodirbek Abdusattorov, do Uzbesquistão, conquistou todas as qualificações para GM em 13 anos, 1 mês e 11 dias.

  • Osdevin

    Esse negócio de ‘norma’ atrapalha um pouco porque teria obstáculos extra-tabuleiros , tipo logística mesmo, o que não considero importante pra qualificar a ‘prodigidade’ do menino hehehe. Seria interessante ver qual o jogador mais novo a alcançar 2500 de rating, que pra mim é mais do que suficiente pra qualificar o sujeito como um GM. Se não, aumenta pra 2600, não sei, desde que o rating seja o diferencial.

Post a Reply