5 Personalidades Que Jogam Xadrez

5 Personalidades Que Jogam Xadrez

 

Em nossos dois artigos sobre grandes personalidades que jogavam xadrez (confira aqui e aqui), recebemos diversas mensagens relembrando de outros grandes nomes. Contudo, boa parte dos comentários de nossos leitores traziam a lembrança de personalidades contemporâneas – enquanto nossas matérias estavam focadas apenas em grandes personagens da história de todos os tempos.

 

Em outras palavras: escrevemos sobre aqueles que jogavam xadrez e não sobre os que (ainda) jogam. Portanto, resolvemos “corrigir essa falha” e falar um pouquinho também daqueles que ainda estão “ativos nos tabuleiros” (entenda-se: vivos. Quer dizer, pelo menos até o final deste texto).

 

Enfim: você consegue imaginar alguma dessas personalidades? Faça suas apostas e confira a nossa lista das 5 grandes personalidades que jogam xadrez!

 
Clique aqui para ver o catálogo de aulas do plano de Acesso Total!
 

 

 

Bill Gates

 

Algumas pessoas nascem com certos talentos e são gênios no que fazem. William Henry Gates III (61 anos), ou simplesmente Bill Gates, é um excelente exemplo disso: ainda que tenha tirado notas ruins na escola, a genialidade do fundador da Microsoft jamais foi questionada. Já foi indicado diversas vezes pela prestigiada revista norte-americana Forbes como o homem mais rico do mundo.

 

No meio tempo em que ganha dinheiro e revoluciona o mundo da informática (ou vice e versa), Bill é um aficionado do xadrez – já patrocinando diversos torneios em solo americano. Entretanto, Bill Gates não foi poupado de ser vencido numa partida de 2 minutos contra apenas 30 segundos. O adversário dele? Vejam vocês mesmos…

 

 

 

Arnold Schwarzenegger

 

Quem não conhece Arnold [Alois] Schwarzenegger (69 anos)? Fisiculturista, ator, empresário e político austro-americano, o ex-governador do estado da Califórnia, e o eterno “Exterminador do Futuro”, é um amante de toda atividade esportiva. Evento que leva o nome de Schwarzenegger, o Arnold Classic acontece em diversas partes do mundo e organiza campeonatos de diversos esportes. Inclusive o xadrez. E inclusive aqui no Brasil. Este ano, após quatro anos acontecendo no Rio de Janeiro, desta vez o Arnold Classic aconteceu em São Paulo no mês de abril.

 

 

Diversos vídeos de Arnold incentivando (e jogando) xadrez com algumas crianças durante seus eventos podem ser encontrados na internet. Contudo, a exemplo de Bill Gates, Schwarzenegger nem sempre escolhe tão bem seus adversários…

 

Hasta la vista… Extermination!”

 

 

Bob Dylan

 

Nascido no estado de Minnesota, Estados Unidos, neto de imigrantes judeus russos, Robert Allen Zimmerman (76 anos), ou, melhor dizendo, Bob Dylan, escreveu seus primeiros poemas já aos dez anos de idade e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music – gênero em que seria consagrado. Em 2004, foi eleito pela renomada revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos – ficando atrás somente dos Beatles. E uma de suas principais canções, “Like a Rolling Stone”, foi escolhida como a melhor canção de todos os tempos.

 

No ano passado ganhou o Prêmio Nobel de Literatura por “ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana”. E, assim, tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro. Quer mais? Xadrez, claro.

 

 

Em A Balada de Bob Dylan – um retrato musical, o poeta, dramaturgo e biógrafo norte-americano Daniel Mark Epstein conta um pouco da vida do gênio musical de Dylan  (fixando-se especialmente em shows que ele próprio, Epstein, presenciou nos anos de 1963, 1974, 1997 e 2009). Nos intervalos entre um show e outro, Bob Dylan gostava de jogar bilhar, go e, principalmente, xadrez – seu principal adversário era Victor Maymudes, gerente de várias turnês do cantor. “Reza a lenda” que era comum, lá pelos anos 60 e 70, encontrar Dylan assistindo as grandes competições norte-americanas de xadrez (será que houve um encontro entre Bob Dylan e Fischer? Fica aí a dúvida).

 

 

Madonna

 

Outra estrela da música e que é mundialmente conhecida é a “rainha do pop” Madonna. Madonna Louise Ciccone (58 anos) ganhou destaque a partir dos anos 80 com sucessos como “Like a Virgin” e “Material Girl” além de alguns trabalhos cinematográficos. Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

 

 

Mas, além das cifras astronômicas na música, ao que parece, Madonna também não deixa barato no xadrez. Segundo o blog “Chessmoso”, Madonna já teria jogado no ICC incríveis 19 mil jogos (!) e a sua classificação mais alta teria acontecido em 16 de fevereiro de 1999. Como o autor do blog conseguiu essas informações, fica a dúvida. Mas o fato é que Madonna realmente é uma aficionada do jogo e teria até feito algumas aulas particulares com o MI escocês Alan Norris – segundo uma reportagem do consagrado jornal britânico The Guardian. Aliás, a reportagem do periódico acrescenta que Madonna jogava no clube de xadrez Bel Air juntamente com os atores Tim Robbins, Susan Sarandon e Julia Roberts.

 

Lennox Lewis

 

Lennox [Claudius] Lewis (51 anos) nasceu em Londres, mas mudou-se para o Canadá com apenas 12 anos. Na mesma época começou a praticar boxe. Representando o Canadá, conquistou o Campeonato Mundial Amador em 1982, a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis em 1987 e, finalmente, o ouro Olímpico em Seul 1988. Profissionalizou-se em junho de 1989 e em 1992 foi declarado campeão mundial dos pesos-pesados.

 

 

Hoje em dia é muito mais provável que você encontre o ex-campeão mundial de boxe num tabuleiro do que num ringue. Prática que, aliás, Lewis teve durante toda a sua vida.

 



 

E aí, acertou alguém da lista? Sabe de mais alguém importante que ficou de fora? Deixe seu comentário!

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 02-07-2017

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

 

 

No comments

Deixe seu comentário