O Checklist Para Avaliar Corretamente Uma Posição

Os Elementos do Jogo Posicional

Minha filosofia de treinamento para melhorar no jogo posicional é centrada fundamentalmente nos seguintes elementos:

Avaliar corretamente uma posição (levando em conta todos os elementos); Fazer um mini-plano de acordo com esses elementos; evitar (se possível) o mini-plano do seu adversário.

Claro que para melhorar nesses aspectos precisamos estudar uma série de temas: estruturas típicas, partidas clássicas etc.

No artigo de hoje iremos abordar a avaliação de posição. Você sabe quais os elementos que devem ser analisados aqui?

 

Como Avaliar Uma Posição

Antes, um aviso: estaria mentindo se dissesse que faço uma análise consciente sobre cada um desses elementos durante a partida. Essa avaliação é intuitiva. Mas quando estamos na fase de aprendizado é essencial fazer esse processo racionalmente.

 

1- Material:

Naturalmente precisamos avaliar não apenas se alguém tem vantagem material, mas também “desequilíbrios materiais”. Por exemplo, se um dos lados tem par de bispos conta bispo e cavalo, temos um desequilíbrio material. Tudo isso deve ser pensado nessa primeira fase.

 

2- Estrutura de peões:

O elemento mais importante para formular um mini-plano. Aqui você deve avaliar tudo que é referente à estrutura (peões isolados, maiorias, possíveis rupturas, casas fracas etc). Por isso é tão importante estudar diferentes estruturas de peões e conhecer as estruturas típicas das suas aberturas.

 

3- Mobilidade das peças:

Esse elemento está muito ligado ao anterior. Com a análise da estrutura, muitas vezes concluímos que uma peça está muito limitada ou que deve ir para uma determinada casa. Pense se você ou seu adversário podem melhorar suas peças.

 

4- Segurança dos reis:

Em muitas posições esse fator é irrelevante, pois ambos os reis estão seguros. Mas em posições com roques em flancos opostos ou quando um dos jogadores está com o rei no centro, esse elemento pode ser mais importante do que qualquer outro listado aqui.

 

Observados todos esse pontos, você terá elementos suficientes para saber qual deve ser o seu mini-plano e o do seu adversário. Depois disso, é hora de calcular. Mas essa continuação veremos em um outro artigo…

 

Quer testar suas habilidades? Avalie as seguintes posições e coloque suas ideias nos comentários. Veremos as soluções no próximo artigo.

 

Jogam as pretas. Quem está melhor?

 

Jogam as brancas. Quem tem vantagem?

 

Jogam as brancas. Quem tem vantagem?

 

Jogam as brancas. Qual a avaliação?

 

Se você se interessou por esse método de treinamento, então conheça nosso plano de mais de 400 horas de treinamento. Meus alunos recebem suporte personalizado com indicação de quais vídeos estudar, programação de treinamento e dicas sobre como melhorar no xadrez.

Saiba mais sobre esse plano de treinamento clicando aqui!

Escrito por GM Rafael Leitão em 16.06.17

 

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais!

7 Respostas a “O Checklist Para Avaliar Corretamente Uma Posição”

  • José Cedro Menezes Marques

    D'Agostini enumera um quinto item: possibilidades de ataques e combinações.

    • Rafael Leitão

      Considero desnecessário esse elemento, pois ele estaria englobado pelo anterior (segurança dos reis).

  • Leandro sessin

    Muito bom!!
    Eu colocaria a segurança dos Reis em primeiro lugar, pois se há um ataque de mate iminente, por exemplo, pouco importa a estrutura de peões e o material ...

    Agora segue minha opinião sobre os diagramas:

    Diagrama 1 - Normalmente duas peças menores são melhores que torre e peão, mas as pretas tem problemas na estrutura de peões e na cravada do cavalo .. Eu dou vantagem para as brancas, pela estrutura de peões e porque será mais fácil de coordenar a torre com a dama nesta posição.

    Diagrama 2 - Além de um peão a mais, as brancas possuem melhor atividade das peças e o rei negro está mais exposto. Vantagem para as brancas. Eu jogaria logo um g4, ou Ra1 antes (saindo da cravada e liberando o bispo da defesa da casa b2).

    Diagrama 3 - Posição equilibrada, mas acho que as pretas tem as peças melhor posicionadas e a estrutura de peões menos comprometida.

    Diagrama 4 - A posição das peças brancas sugere um ataque ao Rei negro. Vantagem das brancas devido ao melhor posicionamento das peças. Acho que eu jogaria um Bc2, sem medo do garfo ...f6, que debilitaria o monarca negro.

    • Alex Monte

      A primeira imagem apesar da qualidade, as negras tem uma desvantagem de peoes e peao dobrado creio que as brancas estao melhores mas não é grande a vantagem.

      No diagrama dois vcs desconsiderou a vantagem de uma peça das negras ? eu comprendo todo o resto comoo rei exposto possa ser explorado.

  • Luiz

    diagrama 1: fazendo as contas se eu der 2 pontos pra cada peao conectado , 1 pros isolados/enfileirados, 3 pra cavalo/bispo e 5 pra torre, concluo que as brancas estão "materialmente" com +3, apesar de praticamente mesma quantidade de peças . Mesmo sendo a vez das negras não há jogada possível que possa sanar a deficiencia estrutural. Pra piorar o cavalo cravado, peças amontoadas/desarticuladas e o rei exposto. Ao contrário das brancas, rei seguro, peões organizados peças com enorme mobilidade e checks possíveis. Depois tentei analisar algumas combinações e realmente em todas elas as negras vão se degradar ainda mais para evitar um mate rápido, as brancas até poderiam forçar um empate por perpétuo caso fosse necessidade num torneio.

  • Thelmo Silva

    Boa tarde Rafael. A minha forma de analisar a primeira posição (1º Diagrama) foi a seguinte: a. O Rei negro se encontra numa coluna semiaberta; b. Peões isolados; c. Peões dobrados; d. O Cavalo está pregado; e. A Dama não pode deixar de dá a sua proteção ao Cavalo, pois, caso ela faça isso, as Brancas jogariam: 1. Txc5 Bxc5 2. Dxc5, com vitória fácil para as Brancas.

    • Rafael Leitão

      E qual seria sua avaliação? Quem tem vantagem?

Deixe seu comentário