5 Personalidades Que Jogavam Xadrez

Você pode até conhecer pessoas que não gostam de jogar xadrez, ou por preconceito ou por falta de identificação com o tabuleiro e as peças. Contudo, o esporte não é algo exclusivo apenas para os aficionados — muitas personalidades famosas no mundo todo jogam ou jogavam xadrez. Você consegue imaginar alguma delas? Faça suas apostas e confira nossa lista das 5 grandes personalidades que jogavam xadrez!

 

Napoleão Bonaparte

O estrategista, líder político e cônsul francês não era brilhante por acaso: muito do que aplicava em suas tentativas expansionistas era reflexo da prática do xadrez. Napoleão nem sempre foi reconhecido por sua influência política. No começo de sua carreira ele era apenas um militar, membro da artilharia; mas sua ascensão o levou a ocupar cargos mais importantes até se tornar cônsul da França. Por meio das guerras napoleônicas, estabeleceu a França como uma hegemonia na Europa, conquistando boa parte do continente.

 

Albert Einstein

Nascido na Alemanha em 1879, o cientista Albert Einstein, Nobel de Física em 1921, é conhecido por ter sido o maior cientista do século XX — e também por ter sido disléxico e um aluno com dificuldade em matemática na infância. No entanto, Einstein disse em uma entrevista que, quando criança, apesar dos problemas na escola, era apaixonado por xadrez e jogava bem. Em 1933 venceu outro físico, o estadunidense Robert Oppenheimer, em uma partida de xadrez disputada na Universidade de Princeton nos Estados Unidos. Além disso, ele era amigo pessoal do campeão mundial Emanuel Lasker.

 

SEJA UM ASSINANTE!

assinatura xadrez

 

Stanley Kubrick

Kubrick, incentivado pelo pai, aprendeu a jogar xadrez quando ainda criança. Tornou-se um excelente enxadrista, mas investiu seu futuro em outra área: o cinema. Além de enxadrista e excelente fotógrafo, Stanley Kubrick alcançou o ápice da técnica e da genialidade como diretor de cinema. Ele é a mente por trás dos filmes “O Iluminado”, “2001: Uma odisseia no espaço”, “Laranja Mecânica” e “Dr. Fantástico”.

 

William Shakespeare

O dramaturgo e poeta inglês viveu no século XVI e é responsável por muito do que conhecemos da língua inglesa hoje em dia. Shakespeare é um dos pilares fundadores da literatura na Inglaterra e também jogava xadrez. É outra das grandes mentes da história da humanidade que jogavam xadrez. Seria uma coincidência? As peças de teatro mais conhecidas de William Shakespeare são “Hamlet”, “Romeo e Julieta”, “Macbeth”, entre outros tantos clássicos populares até hoje, 500 anos depois.

 

Machado de Assis

Entre os brasileiros amantes de xadrez, temos o maior escritor da história do país: Joaquim Maria Machado de Assis. Apesar de ter nascido em uma família muito pobre no Rio de Janeiro, o jovem Machado sempre almejou mais do que o era ofertado. Mesmo sem muitos estudos, o autor se destacava intelectualmente, principalmente pelo hábito de ler e escrever muito. Chegou a ocupar cargos públicos importantes no Rio de Janeiro, como no Ministério da Agricultura, mas se destacou verdadeiramente com suas publicações. Dentre as mais conhecidas, temos “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, dois clássicos nacionais e mesmo mundiais.

 

Outros famosos admiradores de xadrez

George Orwell, Madonna, Sylvester Stallone, Roger Federer, Karl Marx, John Lennon, Yoko Ono, Charlie Chaplin, Fidel Castro, Alan Turing, Marilyn Monroe, Isaac Asimov, J. F. Kennedy e muitos outros cientistas, políticos, escritores, atores e atrizes, cantores e cantoras que apreciam ou apreciavam jogar xadrez, mesmo que apenas por diversão. Por isso, não se sinta sozinho se for o único do seu grupo de amigos que é enxadrista: existem muitas outras pessoas fãs de xadrez que você nem sabia.

 

E aí, acertou alguém da lista? Sabe de mais alguém importante que ficou de fora? Deixe seu comentário!

 

 

Curta nossa FanPage e siga nosso Insta!

16 Respostas a “5 Personalidades Que Jogavam Xadrez”

  • Joao carlos de jesus almeida

    Faltou Humphrey Bogart, ator norte americano considerado uma das maiores personalidades do ramo... ele usa o xadrez em uma cena de Casanova... e tem inclusive um gambito com seu nome... joguei inclusive este gambito contra um jogador Fide e consegui a vitória e fiz meu último bloco!
    1.d4 Cf6 2.g4!? Humphrey Bogart Gambit

    • Rafael Leitão

      Obrigado pelo comentário. Sim, Bogart era um fanático por xadrez. Tem muitas fotos dele jogando nos sets de filmagem.

  • David Borensztajn (MN)

    Há alguém super importante na sua área que faltou: Marcel Duchamp! Artista plástico- pintor, escultor, que criou o que se chama de ready-made e fanático por xadrez.Chegou a integrar a equipe olímpica da França e abandonou a arte para se dedicar aos tabuleiros.Dentre suas obras há várias que retratam o xadrez, inclusive uma onde há uma cabeça, suspensa no ar e apoiada por um braço, numa atitude de quem está pensando, em frente ao tabuleiro, além de uma chamada instalação em que há uma mulher nua jogando xadrez.

    • Rafael Leitão

      Com certeza, o Duchamps é bem conhecido, inclusive já escrevi outros artigos falando sobre ele. Já Wayne, Snypes e Yoko eu realmente não sabia...

      • Marius

        Várias das obras da Yoko são inspiradas no xadrez!

  • David Borensztajn (MN)

    Faltaram (?) o eterno cowboy John Wayne e o brigão Wesley Snipes, além de Yoko Ono que embora não seja jogadora sempre apoiou e patrocinou torneios.

  • Kelvin

    Arnold Schwarzenegger e Bill Gates, eu acrescentaria. São realmente muitos!

  • Bruno Ferrari

    O técnico Oswaldo de Oliveira ( Sport), o zagueiro Paulo André( atlético PR), o lateral Jordi Alba( Barcelona).

  • Alexandre

    Acrescentaria João Paulo II , Che Guevara e o grande escritor russo Vladimir Nabokov.

  • Hugo

    Raul seixas era um amante do jogo, inclusive com varias letras citando o jogo (super herois, caroço de manga, etc,etc). Penso que ele gostava do jogo principalmente, porque seu ídolo aleister crowley era fera no jogo

  • Eduardo

    Li recentemente um livro de José de Alencar, As Minas de Prata, num capítulo tem uma partida de xadrez!

  • Rubens Ghigonetto

    Faltou tambem Sergei Prokoiev compositor de "Pedro e o Lobo" e "Romeu e Julieta" entre outros. Veja o jogo dele com ninguem a menos do que J R Capablanca! http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1261719.

  • Gazzana

    Benjamin e Brecht, jogavam também, temos até fotos.

  • Eduardo

    Faltou um gênio: Sigmund Freud

  • Daniel Vidigal

    Vladimir Nabokov escritor de Lolita. Fui ler sobre ele e vi umas fotos suas jogando xadrez, inclusive bolou problemas. Aí lembrei dessa reportagem.

    https://www.chess.com/blog/Caronag/mate-in-2-a-chess-problem-by-vladimir-nabokov

  • Emanuel

    Santa Teresa d' Ávila e o Papa Leão XIII também gostavam de xadrez

Deixe seu comentário