Top 7 Melhores Filmes de Xadrez

O mundo do xadrez é cheio de boas histórias e, não por acaso, serviu de inspiração para muitos filmes e documentários. Em nossa seleção de hoje, apresentamos para você o top 7 melhores filmes de xadrez. Junte a turma, prepare a pipoca e confira a lista!

 

 

O sétimo selo (1956)

Esse filme, do sueco Ingmar Bergman, é reconhecido como um dos melhores da história do cinema. O filme narra a história de um cavaleiro que, ao retornar das Cruzadas, encontra o país num surto de peste negra. O cavaleiro encontra a Morte e, para ganhar tempo, propõe uma partida de xadrez, que decidirá seu destino. Infelizmente em uma das cenas o tabuleiro está montado errado, o que é um erro imperdoável.

 

 

Fora de controle (1984)

Dirigido por Richard Dembo, esse drama se passa em Genebra, durante o Campeonato Mundial de Xadrez de 1983. O título é disputado por dois grandes mestres soviéticos: Pavius Fromm, um jovem refugiado que deixou a Lituania, e Akiva Liebskind, judeu de ego inflado. A história é baseada nos “matchs” pelo Campeonato Mundial disputados  em 1978 e 1981 entre Viktor Korchnoi e Anatoly Karpov.

 

 

Lances inocentes (1993)

O filme, do diretor Steven Zailian, conta a história de Josh, um menino de 7 anos de idade que consegue vencer o pai em uma partida de xadrez sem nunca ter jogado antes. Impressionado com as habilidades do filho, o pai decide investir na carreira de enxadrista do filho, mas sua busca pelo sucesso acaba atrapalhando a relação. O filme é baseado na história de Josh Waitzkin, Mestre Internacional de xadrez e campeão de artes marciais.

Rafael Leitão nos conta: “Tive o prazer de conhecer o Josh em um torneio em Bermudas, 1998 (no qual consegui meu título de GM). Ele é extremamente inteligente e carismático, se bem que seu talento para xadrez é extremamente exagerado, tanto no livro quanto no filme. Mais tarde abandonou o xadrez e se dedicou à filosofia e às artes marciais, tendo escrito obras de sucesso”.

 

 

Fresh: inocência perdida (1994)

Dirigido por Boaz Yakin, Fresh mostra Michael, um garoto de 12 anos que trafica drogas para ajudar no sustento de sua família. Michael costuma se encontrar com o pai Sam, que ensina o filho a jogar xadrez. Sam quer mostrar ao filho que os desafios da vida podem ser enfrentados com o mesmo raciocínio utilizado diante de um tabuleiro de xadrez.

 

SEJA UM ASSINANTE!

assinatura xadrez

 

 

Game Over: Kasparov e a máquina (2003)

Em 1997, Garry Kasparov, o maior enxadrista da história, aceitou o convite da IBM para uma disputa contra o supercomputador Deep Blue. O documentário mostra o jogo e os bastidores sob a perspectiva de Kasparov, que foi derrotado e levantava suspeitas de que a IBM tivesse trapaceado. Game Over foi dirigido por Vikram Jayanti.

 

 

Xeque-Mate (2009)

Dirigido por Caroline Bottaro, Xeque-Mate conta a história de Hélène, uma tímida arrumadeira de um hotel que um dia encontra um casal jogando xadrez. Ela fica admirada pelo jogo e decide aprendê-lo com a ajuda de Kröger, um americano recluso.

 

 

Bobby Fischer contra o mundo (2011)

Trata-se de uma cinebiografia dirigida por Liz Garbus que conta a vida do enxadrista norte-americano Bobby Fischer. O documentário mostra a dedicação extrema de Bobby ao esporte, com destaque para sua participação no Campeonato Mundial de Xadrez de 1972. Bobby Fischer contra o mundo conta ainda com o depoimento de grandes nomes do esporte, como Garry Kasparov, Henry Kissinger, Larry Evans, Friðrik Ólafsson, Susan Polgar, entre outros.

Questionado sobre nossa lista, o GM Rafael Leitão disse: “Eu acrescentaria também o filme ‘O Último Lance’, baseado no livro ‘The Luzhin Defence’ de Nabokov. O autor russo-americano, por sinal, era um forte jogador de xadrez. Outros diretores e estrelas de cinema também eram fãs do nosso jogo, com destaque para Stanley Kubrick e Humphrey Bogart – ambos eram sempre vistos com um tabuleiro nos sets de filmagem”.

 

Drama, humor, histórias reais e até mesmo aventura: os melhores filmes sobre xadrez atendem todos os gostos e agradam até mesmo quem ainda não gosta do jogo. Já assistiu a algum desses filmes? Acha que ficou algum de fora dessa seleção? Deixe seu comentário!

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

29 Respostas a “Top 7 Melhores Filmes de Xadrez”

  • Fernando Sá de Melo

    "Life of a King" não entraria nessa lista?

    • David Borensztajn (MN)

      Life of a King é baseado numa história real e foi objeto de comentário na New in Chess de alguns meses atrás. É ótimo!

      • Rafael Tonholi

        Realmente, mas apesar de ser baseado em uma história real, eu achei o enredo muito parecido com Knights of the South Bronx (2005).

  • David Borensztajn (MN)

    O quadro flamengo é ótimo também, e tem o francês A Jogadora e mais um baseado no A variante Lunenburg, com John Torturro,

  • David Borensztajn (MN)

    Ah e tem o do James Bond....

  • David Borensztajn (MN)

    E lembrei mais um: Desconstruindo Harry do Woody Allen que embora não seja propriamente sobre xadrez foi filmado em frente a um clube/loja que fica perto da Washington Square em NY. Estive lá só por causa do filme...(não viajei por causa disso, é óbvio).

  • Gustavo Brandão Messenberg

    O assunto é amplo e o espaço limitado. Há em espanhol o livro (de 2009) "El Ajedrez en la Pantalla" de Guillermo Battle (monitor escolar da Federação de Xadrez da Catalunha), prefaciado pelo Presidente da Federação Espanhola de Xadrez, Mi Javier Ochoa. O autor pesquisou a fundo durante vários anos para então publicar o livro. Mencionam-se vários filmes em que o xadrez centraliza e ou tem conotação com o enredo, e mais detidamente 25 filmes e partidas. Filmes como 2001 Uma Odisséia no Espaço e Blade Runer com cenas famosas envolvendo jogadores e partidas de xadrez. Outros filmes com La noche se mueve, O ladrão que veio jantar, Jaque al asesino, etc. Menciono alguns títulos em espanhol pois não lembro o título deles em português. Quanto a este último estrelado por Cristopher Lambert foi incluída como pano de fundo no filme uma das duas partidas que Kasparov jogou contra telespectadores da TVE entre 1990 e 1992. Esse fato e as incidências em torno dele é mencionado pelo autor no livro. Ainda não chegou ao Brasil "Pawn Sacrifice" estrelado pelo Tobey Maguire (Homem Aranha) filme sobre o match Fischer x Spassky.

  • NELIO ALMEIDA

    FICOU FALTANDO O EXCELENTE, RECENTE E REAL " JOGADA DE REI " COM SOBERBAE ATUAÇÃO DE CUBA GOODING JR

  • Cristiana

    Um dos meus favoritos é os Cavaleiros do Bronx. Conta a história de um professor que usa o xadrez para melhorar a vida de seus alunos e começam a participar de torneios e... não vou contar o final. Inspirador para quem é professor e acredita que pode fazer a diferença na vida dos alunos!

  • Carlos Henrique

    Harry Porter, o primeiro da série que tem uma partida de xadrez com as peças que se destroem. Tem uma série de TV dos anos 60 e 70, Perdidos no Espaço, o passatempo predileto do menino Will Robinson êh jogar Xadrez contra o Robô. Além claro do clássico da ficção científica 2001 uma odisséia no espaço onde o computador Hal 9000, acho que esse êh o nome, derrota o protagonista em partida de xadrez, menção honrosa Blade Runner, o caçador de andróides, um dos personagens usa um lance de uma partida para conseguir entrar na casa do Chefe das indústrias Tirrel.

  • Rafael Tonholi

    Jogada de Rei (2013);
    Face a face com o inimigo (1992);
    O último lance (2000);
    O dono do jogo (2014);
    Knights of the South Bronx (2005).

    • Leones

      O último lance é ótimo! Baseado na obra A Defesa de Lujin do grande escritor Vladimir Nabokov, vale a pena conferir!

  • Licurgo Holzmann

    CHESS FEAVER - Moscou, 1925. Em preto e branco, exclusivo sobre Xadrez. Fantástico! Sátira muito inteligente e, segundo creio, o melhor de todos que vi. Possuo em DVD.

    • Rafael Leitão

      Muito bem lembrado! Permita-me apenas uma pequena correção: o título é "Chess Fever", o que poderia ser traduzido como "Febre Enxadrística". Até o Capablanca aparece no filme.

  • Pedro Moreira

    Pawn Sacrifice é muito bom pois aborda a visão política e estratégica da Guerra Fria relacionando-a com o Xadrez.

  • Wagner marinho

    O ultimo lance e jogada de rei são obrigatórios

  • Dana

    Certifique-se de assistir ao filme "O Dono do Jogo" ( https://filmesonline.video/4731-o-dono-do-jogo-2014.html )!!

  • Nikolai

    Queria saber o nome de um filme de xadrez que vi no Telecine há muito anos. Me recordo só da história.

    Era um filme de época, se passando na Idade Moderna e é francês. Um garoto que é descoberto como um prodígio no xadrez e enquanto cresce consegue vencer a qualquer um que desafia. Na idade adulta ele participa de um desafio onde ele tb é seduzido por uma moça que disse que, se ganhasse o torneio, ele a teria.
    Nesse desafio ele enfrenta um cara numa melhor de três e ganha a primeira sem grandes problemas. Daí eu não me recordo com muita clareza o pq, mas ele perde na seguinte de uma forma como se o oponente tivesse apenas perdido a primeira de propósito. Inclusive, por causa dessa derrota o protagonista entra numa espécie de colapso sendo agravado ainda mais pq a mulher que lhe prometera se dar o estava enganando e até o esnoba.
    Há uma cena memorável nesse filme tb onde ele sai enfrentando diversos garotos ao mesmo tempo (naquele estilo de multi partidas simultâneas) e um deles força um empate quando, na verdade, só o faz por estar intimidado com o protagonista tendo potencial para vencê-lo. Após a partida, o protagonista desmaia.

    Eu queria muito saber o nome desse filme. Já procurei em tudo quanto foi lugar na net seja pelo cinema francês ou em sites que abordam filmes com a temática do jogo, já que não me recordo do nome da película por fazer muito tempo desde quando a assisti. Parece-me ser um filme bastante obscuro pra não estar, inclusive, nas listas de melhores filmes sobre xadrez. Quem souber, por favor, me fala. Obg

    • José Augusto

      Nikolai, você sabe o nome do diretor, ou das cidades em que se passam as ações do filme? Qualquer coisa a mais que lembrar pode ajudar a acharmos o filme.

    • Maciel Martins

      "O Último Lance" - baseado em livro de Vladimir Nabokov

  • Eduardo

    Rainha de Katwe! Imperdivel! Uma fantástica história real!2016

  • Danilo Costa

    E o filme 'A rainha de Katwe'?

    • Rafael Leitão

      Dizem que é excelente!

  • Giovani

    O filme Revólver também explora muito as táticas do xadrez!

  • Cleiton

    "the chessplayer" ou "el jugador de ajedrez" um filme hispano-húngaro lançado esse ano...

    • José Augusto

      Já assisti "El Jugador de Ajedrez" (2017) e "Queen of Katwe" (2016) e recomendo ambos
      Há também o filme "A Little Game" (2014), esse ainda vou assistir.

  • Guilherme Meneghelli

    Fala Rafael, aqui é Guilherme Meneghelli, estava buscando uma lista legal sobre o tema e encontrei seu blog, que alegria. Joguei Xadrez por Balneário Camboriú - SC nos anos entre 93 e 95 e lembro de você. Vou deixar uma dica aqui também, um filme incrível com o Xadrez como epicentro: Queen of Katwe (https://www.imdb.com/title/tt4341582/)

    • Rafael Leitão

      Valeu Guilherme, ouvi falar que esse filme é muito bom! Um abraço.

  • Mizuchi

    No filme Fora de Controle. No final, quando Fromm comeca a jogar com Liebskind, há um erro. From joga C3 e mais tarde ele joga Cavalo em C3, o que não possível porque o peão não saiu de C3!

Deixe seu comentário