Top 7 Melhores Filmes de Xadrez

    O mundo do xadrez é cheio de boas histórias e, não por acaso, serviu de inspiração para muitos filmes e documentários. Em nossa seleção de hoje, apresentamos para você o top 7 melhores filmes de xadrez. Junte a turma, prepare a pipoca e confira a lista!

     

     

    O sétimo selo (1956)

    Esse filme, do sueco Ingmar Bergman, é reconhecido como um dos melhores da história do cinema. O filme narra a história de um cavaleiro que, ao retornar das Cruzadas, encontra o país num surto de peste negra. O cavaleiro encontra a Morte e, para ganhar tempo, propõe uma partida de xadrez, que decidirá seu destino. Infelizmente em uma das cenas o tabuleiro está montado errado, o que é um erro imperdoável.

     

     

    Fora de controle (1984)

    Dirigido por Richard Dembo, esse drama se passa em Genebra, durante o Campeonato Mundial de Xadrez de 1983. O título é disputado por dois grandes mestres soviéticos: Pavius Fromm, um jovem refugiado que deixou a Lituania, e Akiva Liebskind, judeu de ego inflado. A história é baseada nos “matchs” pelo Campeonato Mundial disputados  em 1978 e 1981 entre Viktor Korchnoi e Anatoly Karpov.

     

     

    Lances inocentes (1993)

    O filme, do diretor Steven Zailian, conta a história de Josh, um menino de 7 anos de idade que consegue vencer o pai em uma partida de xadrez sem nunca ter jogado antes. Impressionado com as habilidades do filho, o pai decide investir na carreira de enxadrista do filho, mas sua busca pelo sucesso acaba atrapalhando a relação. O filme é baseado na história de Josh Waitzkin, Mestre Internacional de xadrez e campeão de artes marciais.

    Rafael Leitão nos conta: “Tive o prazer de conhecer o Josh em um torneio em Bermudas, 1998 (no qual consegui meu título de GM). Ele é extremamente inteligente e carismático, se bem que seu talento para xadrez é extremamente exagerado, tanto no livro quanto no filme. Mais tarde abandonou o xadrez e se dedicou à filosofia e às artes marciais, tendo escrito obras de sucesso”.

     

     

    Fresh: inocência perdida (1994)

    Dirigido por Boaz Yakin, Fresh mostra Michael, um garoto de 12 anos que trafica drogas para ajudar no sustento de sua família. Michael costuma se encontrar com o pai Sam, que ensina o filho a jogar xadrez. Sam quer mostrar ao filho que os desafios da vida podem ser enfrentados com o mesmo raciocínio utilizado diante de um tabuleiro de xadrez.

     

    SEJA UM ASSINANTE!

    assinatura xadrez

     

     

    Game Over: Kasparov e a máquina (2003)

    Em 1997, Garry Kasparov, o maior enxadrista da história, aceitou o convite da IBM para uma disputa contra o supercomputador Deep Blue. O documentário mostra o jogo e os bastidores sob a perspectiva de Kasparov, que foi derrotado e levantava suspeitas de que a IBM tivesse trapaceado. Game Over foi dirigido por Vikram Jayanti.

     

     

    Xeque-Mate (2009)

    Dirigido por Caroline Bottaro, Xeque-Mate conta a história de Hélène, uma tímida arrumadeira de um hotel que um dia encontra um casal jogando xadrez. Ela fica admirada pelo jogo e decide aprendê-lo com a ajuda de Kröger, um americano recluso.

     

     

    Bobby Fischer contra o mundo (2011)

    Trata-se de uma cinebiografia dirigida por Liz Garbus que conta a vida do enxadrista norte-americano Bobby Fischer. O documentário mostra a dedicação extrema de Bobby ao esporte, com destaque para sua participação no Campeonato Mundial de Xadrez de 1972. Bobby Fischer contra o mundo conta ainda com o depoimento de grandes nomes do esporte, como Garry Kasparov, Henry Kissinger, Larry Evans, Friðrik Ólafsson, Susan Polgar, entre outros.

    Questionado sobre nossa lista, o GM Rafael Leitão disse: “Eu acrescentaria também o filme ‘O Último Lance’, baseado no livro ‘The Luzhin Defence’ de Nabokov. O autor russo-americano, por sinal, era um forte jogador de xadrez. Outros diretores e estrelas de cinema também eram fãs do nosso jogo, com destaque para Stanley Kubrick e Humphrey Bogart – ambos eram sempre vistos com um tabuleiro nos sets de filmagem”.

     

    Drama, humor, histórias reais e até mesmo aventura: os melhores filmes sobre xadrez atendem todos os gostos e agradam até mesmo quem ainda não gosta do jogo. Já assistiu a algum desses filmes? Acha que ficou algum de fora dessa seleção? Deixe seu comentário!

     

    Conheça nosso Canal no Youtube!

    35 Respostas a “Top 7 Melhores Filmes de Xadrez”

    • Fernando Sá de Melo

      "Life of a King" não entraria nessa lista?

      • David Borensztajn (MN)

        Life of a King é baseado numa história real e foi objeto de comentário na New in Chess de alguns meses atrás. É ótimo!

        • Rafael Tonholi

          Realmente, mas apesar de ser baseado em uma história real, eu achei o enredo muito parecido com Knights of the South Bronx (2005).

      • Fabio

        Os cavaleiros do sul do bronx é o melhor de todos, por causa da história e do menino Dawson.

    • David Borensztajn (MN)

      O quadro flamengo é ótimo também, e tem o francês A Jogadora e mais um baseado no A variante Lunenburg, com John Torturro,

    • David Borensztajn (MN)

      Ah e tem o do James Bond....

    • David Borensztajn (MN)

      E lembrei mais um: Desconstruindo Harry do Woody Allen que embora não seja propriamente sobre xadrez foi filmado em frente a um clube/loja que fica perto da Washington Square em NY. Estive lá só por causa do filme...(não viajei por causa disso, é óbvio).

    • Gustavo Brandão Messenberg

      O assunto é amplo e o espaço limitado. Há em espanhol o livro (de 2009) "El Ajedrez en la Pantalla" de Guillermo Battle (monitor escolar da Federação de Xadrez da Catalunha), prefaciado pelo Presidente da Federação Espanhola de Xadrez, Mi Javier Ochoa. O autor pesquisou a fundo durante vários anos para então publicar o livro. Mencionam-se vários filmes em que o xadrez centraliza e ou tem conotação com o enredo, e mais detidamente 25 filmes e partidas. Filmes como 2001 Uma Odisséia no Espaço e Blade Runer com cenas famosas envolvendo jogadores e partidas de xadrez. Outros filmes com La noche se mueve, O ladrão que veio jantar, Jaque al asesino, etc. Menciono alguns títulos em espanhol pois não lembro o título deles em português. Quanto a este último estrelado por Cristopher Lambert foi incluída como pano de fundo no filme uma das duas partidas que Kasparov jogou contra telespectadores da TVE entre 1990 e 1992. Esse fato e as incidências em torno dele é mencionado pelo autor no livro. Ainda não chegou ao Brasil "Pawn Sacrifice" estrelado pelo Tobey Maguire (Homem Aranha) filme sobre o match Fischer x Spassky.

    • NELIO ALMEIDA

      FICOU FALTANDO O EXCELENTE, RECENTE E REAL " JOGADA DE REI " COM SOBERBAE ATUAÇÃO DE CUBA GOODING JR

    • Cristiana

      Um dos meus favoritos é os Cavaleiros do Bronx. Conta a história de um professor que usa o xadrez para melhorar a vida de seus alunos e começam a participar de torneios e... não vou contar o final. Inspirador para quem é professor e acredita que pode fazer a diferença na vida dos alunos!

      • Fábio

        Esse com certeza é o melhor de todos.

    • Carlos Henrique

      Harry Porter, o primeiro da série que tem uma partida de xadrez com as peças que se destroem. Tem uma série de TV dos anos 60 e 70, Perdidos no Espaço, o passatempo predileto do menino Will Robinson êh jogar Xadrez contra o Robô. Além claro do clássico da ficção científica 2001 uma odisséia no espaço onde o computador Hal 9000, acho que esse êh o nome, derrota o protagonista em partida de xadrez, menção honrosa Blade Runner, o caçador de andróides, um dos personagens usa um lance de uma partida para conseguir entrar na casa do Chefe das indústrias Tirrel.

    • Rafael Tonholi

      Jogada de Rei (2013);
      Face a face com o inimigo (1992);
      O último lance (2000);
      O dono do jogo (2014);
      Knights of the South Bronx (2005).

      • Leones

        O último lance é ótimo! Baseado na obra A Defesa de Lujin do grande escritor Vladimir Nabokov, vale a pena conferir!

    • Licurgo Holzmann

      CHESS FEAVER - Moscou, 1925. Em preto e branco, exclusivo sobre Xadrez. Fantástico! Sátira muito inteligente e, segundo creio, o melhor de todos que vi. Possuo em DVD.

      • Rafael Leitão

        Muito bem lembrado! Permita-me apenas uma pequena correção: o título é "Chess Fever", o que poderia ser traduzido como "Febre Enxadrística". Até o Capablanca aparece no filme.

    • Pedro Moreira

      Pawn Sacrifice é muito bom pois aborda a visão política e estratégica da Guerra Fria relacionando-a com o Xadrez.

    • Wagner marinho

      O ultimo lance e jogada de rei são obrigatórios

    • Dana

      Certifique-se de assistir ao filme "O Dono do Jogo" ( https://filmesonline.video/4731-o-dono-do-jogo-2014.html )!!

    • Nikolai

      Queria saber o nome de um filme de xadrez que vi no Telecine há muito anos. Me recordo só da história.

      Era um filme de época, se passando na Idade Moderna e é francês. Um garoto que é descoberto como um prodígio no xadrez e enquanto cresce consegue vencer a qualquer um que desafia. Na idade adulta ele participa de um desafio onde ele tb é seduzido por uma moça que disse que, se ganhasse o torneio, ele a teria.
      Nesse desafio ele enfrenta um cara numa melhor de três e ganha a primeira sem grandes problemas. Daí eu não me recordo com muita clareza o pq, mas ele perde na seguinte de uma forma como se o oponente tivesse apenas perdido a primeira de propósito. Inclusive, por causa dessa derrota o protagonista entra numa espécie de colapso sendo agravado ainda mais pq a mulher que lhe prometera se dar o estava enganando e até o esnoba.
      Há uma cena memorável nesse filme tb onde ele sai enfrentando diversos garotos ao mesmo tempo (naquele estilo de multi partidas simultâneas) e um deles força um empate quando, na verdade, só o faz por estar intimidado com o protagonista tendo potencial para vencê-lo. Após a partida, o protagonista desmaia.

      Eu queria muito saber o nome desse filme. Já procurei em tudo quanto foi lugar na net seja pelo cinema francês ou em sites que abordam filmes com a temática do jogo, já que não me recordo do nome da película por fazer muito tempo desde quando a assisti. Parece-me ser um filme bastante obscuro pra não estar, inclusive, nas listas de melhores filmes sobre xadrez. Quem souber, por favor, me fala. Obg

      • José Augusto

        Nikolai, você sabe o nome do diretor, ou das cidades em que se passam as ações do filme? Qualquer coisa a mais que lembrar pode ajudar a acharmos o filme.

      • Maciel Martins

        "O Último Lance" - baseado em livro de Vladimir Nabokov

    • Eduardo

      Rainha de Katwe! Imperdivel! Uma fantástica história real!2016

    • Danilo Costa

      E o filme 'A rainha de Katwe'?

      • Rafael Leitão

        Dizem que é excelente!

    • Giovani

      O filme Revólver também explora muito as táticas do xadrez!

    • Cleiton

      "the chessplayer" ou "el jugador de ajedrez" um filme hispano-húngaro lançado esse ano...

      • José Augusto

        Já assisti "El Jugador de Ajedrez" (2017) e "Queen of Katwe" (2016) e recomendo ambos
        Há também o filme "A Little Game" (2014), esse ainda vou assistir.

    • Guilherme Meneghelli

      Fala Rafael, aqui é Guilherme Meneghelli, estava buscando uma lista legal sobre o tema e encontrei seu blog, que alegria. Joguei Xadrez por Balneário Camboriú - SC nos anos entre 93 e 95 e lembro de você. Vou deixar uma dica aqui também, um filme incrível com o Xadrez como epicentro: Queen of Katwe (https://www.imdb.com/title/tt4341582/)

      • Rafael Leitão

        Valeu Guilherme, ouvi falar que esse filme é muito bom! Um abraço.

    • Mizuchi

      No filme Fora de Controle. No final, quando Fromm comeca a jogar com Liebskind, há um erro. From joga C3 e mais tarde ele joga Cavalo em C3, o que não possível porque o peão não saiu de C3!

    • Pri

      E agora tem a minissérie da netflix o gambito da rainha!

    • Mauricio

      Susan Polgar - Mente Brilhante: Desenvolvendo a Genialidade - Filme Completo (dublado)

      https://youtu.be/qLq4agOGyJw

    • Luciano

      Sugiro Fahim um rei refugiado.

    • Jonathan Malavolta

      Estou na mesma do Nikolai, me recordo de ter assistido a um filme mas não me lembro do filme. Já ouvi uma senhora bronca de meu genitor pois, ao assistirmos juntos Searching Bobby Fischer, comentei que Lawrence Fishburne já havia feito um filme anterior (poucos anos mais novo) que também envolvia o xadrez; meu genitor implicou comigo por meses, alegando que Fishburne nunca repetia papéis no cinema. Meses após Searching Bobby Fischer ter sido lançado em VHS, ele teve de calar a boca pois a Globo mostrou um filme pouca coisa mais antigo, onde Lawrence Fishburne faz o papel de um enxadrista (não me lembro quem) que ajuda a polícia de sua cidade na perseguição de um criminoso. O enxadrista do filme já havia sido policial outrora e teria percebido que o mapa da cidade mostrando os locais de ocorrência dos crimes (acho que eram homicídios mas posso estar enganado) formariam a estrutura de peças durante uma famosa partida de xadrez. Analisando o mapa, Fishburne conseguia prever com relativa antecedência os próximos crimes, fato que determinou a prisão (ou morte, não me lembro direito) do criminoso. Estou há anos tentando me lembrar do título desse filme para procurá-lo na internet; se alguém souber, por favor, me avise.

      Grande abraço para um grande blog!

    Deixe seu comentário

      [class^="wpforms-"]
      [class^="wpforms-"]