Conheça 6 Modalidades de Xadrez

Se você gosta de jogar o bom e velho xadrez presencial, em que dois enxadristas se enfrentam cara a cara em uma ou mais partidas só entre os dois, talvez já tenha participado de alguma outra modalidade do jogo, como o xadrez virtual, ou até resolvido alguns problemas de xadrez. Mas sabia que existem várias outras formas de jogar para você ficar craque? Veja estas modalidades de xadrez:

 

Partidas simultâneas

Será que você conseguiria manter na memória os cálculos de várias partidas ao mesmo tempo? Nas partidas simultâneas, essa habilidade é essencial, já que, em vez de jogar uma partida depois da outra, você precisa fazer tudo simultaneamente — ou seja, uma jogada em cada tabuleiro por vez.

Normalmente, nas exibições de partidas simultâneas, um jogador de alto nível enfrenta vários outros de nível mais baixo ao mesmo tempo, indo de mesa em mesa para fazer um movimento de cada vez. Mesmo assim, você também pode tentar essa modalidade com alguns amigos para praticar sua habilidade de calcular, que tal?

 

Xadrez às cegas

Se você já acha o xadrez presencial difícil, imagine ter de jogar sem ver o tabuleiro! Essa é a proposta do xadrez às cegas, em que os jogadores são vendados e precisam guardar na cabeça o posicionamento das peças. As jogadas são comunicadas usando a notação enxadrística, e até o ano de 1930 havia, inclusive, campeonatos de partidas simultâneas de xadrez às cegas! Já pensou? No entanto, essa modalidade híbrida, por assim dizer, foi banida porque deixava os jogadores esgotados demais, gerando preocupações com sua saúde.

 

Xadrez virtual

Sim, é isso mesmo que você está pensando: o xadrez pela internet, ou xadrez online. Hoje, essa é a modalidade mais praticada no mundo e tem como vantagem te permitir enfrentar adversários de qualquer nível no planeta todo, além de gravar as jogadas mais facilmente para que você possa analisá-las depois.

 

Problemas de xadrez

Nessa modalidade, um tabuleiro é apresentado ao enxadrista com posições pré-definidas, e a partir disso o jogador deve pensar em uma solução para conseguir um determinado objetivo, como conseguir uma posição vencedora, buscar o empate ou obter o xeque-mate em um determinado número de jogadas. O mais comum são os problemas em que se deve chegar ao xeque-mate em duas jogadas, também chamados de “mate em 2”. Temos até mesmo competições de solucionismo, inclusive com a participação de grandes mestres.

 

Xadrez relâmpago

Como o próprio nome diz, aqui a questão é velocidade! As jogadas devem ser realizadas em um tempo bem curto, normalmente 5 ou 3 minutos para cada jogador, forçando os enxadristas a tomar decisões rapidamente e treinando a velocidade de cálculo. O xadrez relâmpago pode ser realizado de maneira presencial ou virtual. Temos até uma modalidade derivada, chamada de “bullet chess”, em que cada enxadrista tem apenas 1 minuto para toda a partida! O GM Rafael Leitão já declarou ter sido adepto do “bullet chess” durante muitos anos.

 

Xadrez postal ou epistolar

Antigamente, essa modalidade era extremamente popular e acontecia mesmo por correspondência, ou seja, você enviava uma carta ao adversário contendo a sua jogada, ele respondia com a jogada dele, e assim as coisas continuavam até o final da partida.

 

Hoje, as cartas já vêm sendo substituídas por e-mails ou servidores específicos, reduzindo o tempo de partidas que antes duravam meses ou até anos para apenas alguns dias. Essa modalidade também pode lhe ajudar a desenvolver suas habilidades de memória e cálculo, já que exige que você se lembre da sua estratégia por muito tempo. O GM Rafael Leitão é um dos poucos enxadristas do mundo a ter o título “duplo” de grande mestre: tanto no xadrez presencial quanto no postal.

 

E então, quais dessas modalidades você já jogou e quais delas ainda gostaria de experimentar? Compartilhe suas experiências nos comentários e continue ligado aqui no blog!

 

 

2 Respostas a “Conheça 6 Modalidades de Xadrez”

  • Louis Lins

    Basco

    Randômico

    Australiano

  • Teske, L

    Como se consegue o titulo de GM no xadrez postal??

Deixe seu comentário