O Show de Magnus Carlsen na Costa do Marfim

Magnus Carlsen esteve na África entre 08 e 12 de maio para disputar a primeira etapa do Grand Chess Tour 2019. O torneio aconteceu na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, e foi disputado nos ritmos rápido e blitz.  Antes de mencionar mais um feito de Carlsen nos tabuleiros, é preciso ressaltar a importância histórica da competição. Afinal, é a primeira vez que um campeão mundial disputa um torneio em solo africano.

Magnus Carlsen com Paulin Danho, Ministro de Esportes da Costa do Marfim

 

 “É a primeira chance que tive de jogar na África. É lindo ver o entusiasmo pelo xadrez e espero que em algum momento isso também resulte em ter jogadores mais fortes, porque definitivamente há muito talento”, afirmou Carlsen.

 

Carlsen Venceu com Sobras

Carlsen dominou a competição com 26,5 em 36 pontos possíveis. De fato, o primeiro lugar nunca foi seriamente ameaçado. Hikaru Nakamura e Maxime Vachier-Lagrave terminaram com 23 pontos, 3,5 pontos atrás do líder absoluto. Wesley So, Ding Liren, Wei Yi, Ian Nepomniachtchi, Sergey Karjakin, Veselin Topalov e Amin Bassem foram os outros participantes da competição. Vale lembrar que o torneio não foi válido para o ranking internacional de xadrez clássico.

Mais uma atuação fantástica de Magnus Carlsen

 

Classificação Final GCT Costa do Marfim

O campeão mundial terminou o evento com treze vitórias, doze empates e apenas duas derrotas, ambas para Vachier-Lagrave, no blitz. Trata-se da melhor atuação da história em um Grand Chess Tour Rapid/Blitz.

Maiores Pontuações no GCT Rapid/Blitz

2019 – Abidjan: 26,5 (Magnus Carlsen)
2017 – Leuven: 25,5 (Magnus Carlsen)

2016 – Paris: 25,5 (Hikaru Nakamura)
2017 – Sant Louis: 24,5 (Levon Aronian)

2017 – Paris: 24 (Magnus Carlsen)
2016 – Leuven: 23 (Magnus Carlsen)
2018 – Paris: 23 (Hikaru Nakamura)
2018 – St. Louis: 22,5 (Hikaru Nakamura)
2018 – Leuven:: 22 (Wesley So)

Nakamura e Vachier-Lagrave tentaram, mas não conseguiram se aproximar do campeão

Kasparov Parabeniza Carlsen

Garry Kasparov se rendeu a mais uma atuação magnífica de Magnus Carlsen e o parabenizou nas redes sociais: “Parabéns Magnus! Se ele é geralmente tão imparável quanto um tanque, no xadrez rápido ele é um tanque com um motor de Ferrari! Aplausos também aos organizadores e ao Grand Chess Tour”, afirmou Kasparov em sua conta no Twitter.

 

Mais Sobre o Grand Chess Tour

A primeira etapa do Grand Chess Tour distribuiu um total de $150 mil dólares em premiação. A próxima etapa acontece em Zagreb, Croácia, entre 24 junho e 9 julho. O evento também passará pela França, Estados Unidos, Romênia e Índia, antes da grande final em Londres.

Ainda falta algo para Magnus Carlsen ser considerado o maior enxadrista de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Site Oficial

 

*Texto escrito pelo MF William Cruz

One Reply to “O Show de Magnus Carlsen na Costa do Marfim”

  • Guilherme

    Está quase lá!

Deixe seu comentário