Verdades E Mentiras Sobre Kasparov x Deep Blue: Faça O Teste!

Verdades E Mentiras Sobre Kasparov x Deep Blue: Faça O Teste!

Realizado há 20 anos, o match Kasparov x Deep Blue pode ser considerado um dos momentos mais marcantes da história do xadrez. Afinal, o confronto homem x máquina despertou o interesse do mundo. O placar final do duelo foi de 3,5 x 2,5 para o computador projetado pela IBM. Teste seus conhecimentos sobre o empolgante duelo num jogo de verdades e mentiras.

Lances foram visualizados no computador e reproduzidos no tabuleiro

 

1- Kasparov já havia derrotado Deep Blue

Um ano antes de ser derrotado, em 1996, Garry Kasparov venceu Deep Blue por 4×2. O campeão mundial perdeu o primeiro confronto, mas depois se recuperou e derrotou a máquina de forma convincente. No entanto, a primeira vez que Kasparov enfrentou uma máquina foi em 1985, quando derrotou 32 computadores em uma simultânea.

Portanto, esse fato é verdade!

 

2- Anatoly Karpov foi um dos treinadores de Kasparov no match

Karpov e Kasparov

 

Para vencer a máquina, era necessário unir as duas maiores forças da época. Por isso, Karpov e Kasparov se juntaram e trocaram ideias sobre as partidas. Esse foi um dos motivos pelo qual a vitória foi ainda mais comemorada pelos programadores, pois superaram dois dos maiores enxadristas da história.

Claro que não. Karpov e Kasparov nunca foram amigos e pensar em qualquer parceria entre ambos é coisa de maluco. Era mais fácil Karpov usar seu conhecimento para ajudar os programadores do que para estimular o grande rival.

Portanto, esse fato é mentira!

 

3- Após a vitória, a IBM propôs mais um match e Kasparov rejeitou

Kasparov já se levantou do tabuleiro questionando todos ao redor

 

Em realidade aconteceu justamente o contrário, Kasparov estava intrigado e tentou que um novo duelo fosse realizado, porém, os programadores da IBM desmontaram o Deep Blue e o terceiro encontro jamais aconteceu.

Portanto, esse fato é mentira!

 

Quer ter a chance de enfrentar o GM Rafael Leitão? Então inscreva-se agora no Chess.com!

 

4- Suspeitando de fraude, Kasparov comparou o match com o gol de mão do Maradona contra a Inglaterra

Momento em que Diego Maradona usa a mão para superar o goleiro

 

Kasparov venceu a primeira partida, porém os problemas começaram no lance 44 do segundo jogo, quando em uma posição superior, o computador fez uma jogada estranha para uma máquina, um erro! Desconcertado, Kasparov tinha empate, mas abandonou a partida sem ver a continuação que lhe garantiria o meio ponto.

Depois disso, o enxadrista ficou intrigado e acusou a IBM de interferência humana, o que ia contra as regras estabelecidas. O match prosseguiu com três empates, e na última partida, o computador fez um sacrifício a longo prazo e venceu uma bela partida, algo impensável para as máquinas da época.

Indignado, Kasparov afirmou que a IBM havia trapaceado e chegou a citar o gol de mão feito por Maradona na Copa do Mundo de Futebol de 1986, comparando-o a um possível subterfúgio de Deep Blue. De acordo com o enxadrista, houve uma trapaça. Sem isso, seria impossível que a máquina tomasse uma decisão tão incoerente como a jogada 44 ou o sacrifício de peça da última partida. A IBM, porém, afirmou que Deep Blue só sofria modificações nos intervalos e jamais durante um jogo.

Portanto, esse fato é verdade!

 

5- O match Deep Blue e Kasparov reviveu a rivalidade Rússia x Estados Unidos dos tempos de guerra fria

De fato, o principal tema do match Kasparov x Deep Blue foi o duelo entre o homem e a máquina. Foi uma versão “Matrix” do xadrez, ou seja, o confronto não se tratou de uma disputa de países, mas sim sobre as capacidades intelectuais do ser humano em comparação com as possibilidades de um computador.

Portanto, esse fato é mentira!

 

6- As polêmicas jogadas 44 da segunda partida e o sacrifício de peça da última rodada foram consideradas, pela IBM, como um “bug” no sistema  

Somente após 17 anos, a IBM deu uma justificativa lógica para o que aconteceu nas duas circunstâncias. O documentário “The Man vs. The Machine” mostra que o mecanismo de emergência fez o computador escolher a primeira jogada possível para evitar o loop, ou seja, que ficasse calculando e calculando infinitamente. De fato, todo bom programa de computador possui uma “saída de emergência” para o caso de haver uma sobrecarga de processamento.

De fato, a ideia do “bug” não foi bem aceita por Kasparov e ainda causa polêmica. Sobre o sacrifício da última rodada, o computador ainda pode ter sido configurado para fazer a jogada, pois a posição é teórica e isso não seria uma trapaça. Certamente, a polêmica perdurará para sempre.

Portanto, esse fato é verdade!

 



E você, como se saiu no quiz do match Kasparov x Deep Blue? Deixe sua experiência nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Comment ( 1 )

  • Lindomar

    Kasparov jogou muito abaixo no seu nível contra o Deep Blue. Não sei se ele ficou abalado psicologicamente por achar que o computador estava contando com ajuda humana ou se estamos diante de uma grande farsa. Como Kasparov não é ator, prefiro acreditar na primeira hipótese, até porque mesmo os melhores jogadores tem dias ruins.

Post a Reply