Nakamura Vence o Zurich Chess 2015

A quarta edição do Zurich Chess Challenge 2015, ocorrida entre os dias 13 e 19 fevereiro de 2015, teve um formato diferente daquele que estamos acostumados a ver nos torneios de elite.

Primeiramente foi realizado um torneio de blitz antes do evento principal, com o resultado final determinando o número dos jogadores para emparceiramento. O vencedor foi Levon Aronian. No entanto, os pontos não contavam para a classificação geral do torneio.

Em seguida, Caruana, Anand, Kramnik, Aronian, Nakamura e Karjakin disputaram o evento clássico, um robin-roud em 5 rodadas de 120 minutos para 40 jogadas, com mais 60 minutos para as 20 jogadas seguintes, seguido de 15 minutos para o restante da partida, com um incremento apenas a partir da jogada 61.

As vitórias na contagem clássica garantiram dois pontos e o empate assegurava um ponto. O vencedor do torneio clássico foi o indiano Vishy Anand, com 1 ponto de vantagem sobre Hikaru Nakamura e 3 pontos à frente de Sergey Karjakin, Fabiano Caruana e Levon Aronian.

Depois, os competidores jogaram um torneio de partidas rápidas, no qual tiveram 25 minutos com 10 segundos de acréscimo. Nesta etapa a vitória valeu 1 ponto e o empate 0,5 ponto.

Apesar de ter vencido Anand na quarta rodada das partidas rápidas, Nakamura não conseguiu ultrapassar o indiano e os dois jogadores terminaram o evento com a mesma pontuação, 9 pontos.

O torneio foi decido no desempate “Amargeddon”, com 5 minutos para as brancas e 4 minutos para as pretas, que tinham a vantagem do empate. De pretas, Hikaru Nakamura ganhou de Vishy Anand e tornou-se o vencedor do Zurich Chess Challenge 2015.

Como parte do evento, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2015, Victor Kortchnoi e Wolfgang Uhlmann se enfrentaram no duelo de 4 partidas rápidas, naquele que ficou conhecido como o Match das Lendas.

Os jogadores tiveram 30 minutos, mais 30 segundos por jogada. Victor e Wolfgang completaram neste ano, respectivamente, 84 e 80 anos.

Após o primeiro dia de jogos, o resultado foi 1 -1. No segundo dia de partidas, Korchnoi venceu o terceiro jogo com as peças pretas, mas Uhlmann empatou o match na última partida e o resultado final acabou em um empate em 2-2.

 

???Partidas PGN Blitz, clique aqui

???Partidas PGN Lendas, clique aqui

???Partidas PGN Clássicas, clique aqui

???Partidas PGN Rápidas, clique aqui

???Partida PGN Amargeddon, clique aqui

 

Fotos: Site Oficial Zurich Chess Challenge 2015.

 

 

No comments

Deixe seu comentário