O Que Estudar Para Melhorar Seu Jogo?
Vários temas são necessários para que melhoremos o nosso entendimento do jogo de xadrez. Será que estamos estudando todos? Ou será que estamos nos concentrando demais em alguns deles?
Esse artigo é como uma check-list dos principais temas de xadrez que devemos estudar. Claro que um grande mestre não estuda tudo isso – concentra-se principalmente em treinamento de cálculo e estudo de aberturas. Mas para a maioria dos enxadristas a lista será muito benéfica.
ABERTURA
– Montar o “esqueleto” do seu repertório de aberturas;
– Ter suas bases de aberturas e de partidas modelo organizadas;
– Estudar as principais partidas modelo do seu repertório;
– Selecionar posições críticas das suas aberturas e aprofundar os estudos, criando análises autônomas e novidades (este passo só é necessário para enxadristas avançados).
CÁLCULO
– Dominar os temas táticos mais importantes (para isso é necessário resolver muitas combinações em livros separados por temas. Mesmo para quem já tenha dominado essa área é importante continuar resolvendo combinações). Os temas podem ser desde “ataque duplo” até “lances intermediários”;
– Treinar a “Visão Geral” no Cálculo;
– Treinar Lances Candidatos;
– Atenção aos Recursos do Adversário;
– Desenvolver a imaginação resolvendo composições;
– Dominar o Método da Eliminação;
– Dominar o Método da Comparação;
ESTRATÉGIA
– Como Avaliar Corretamente Uma Posição;
– A Técnica dos “Miniplanos”;
– Profilaxia;
– Domínio Total dos Clássicos;
– Conhecer Estruturas de Peões Típicas.
FINAIS
– Conhecer os finais teóricos mais importantes de todas as correlações materiais (peões, torres, bispos, torre x bispo etc etc).
– Desenvolver a técnica (princípio das duas debilidades, não se apresse, maioria no flanco etc. O livro “Endgame Strategy” é um excelente guia).
Aqui na Academia Rafael Leitão já temos material para praticamente todos estes temas. Aproveite e comece os estudos naqueles que não conheça!
O que você acha que ficou de fora dessa lista?
Escrito por Rafael Leitão em 04.12.16
– Dominar o Método da Eliminação;
– Dominar o Método da Comparação;
esses dois metodos, nao conheço.
Bom momento de assistir as duas palestras que temos nesses temas :)
Rafael ,acho que técnica em finais e teoria mais profilaxia
Caro mestre!! vejo sobre formas de pensamentos em uma partida de xadrez. È possivel um GM ou MI ter uma forma de Fluxograma ou algoritimo uma rotina de pensamento nas posições,, que facilita a compreensão na posição?
Não, nenhum grande mestre pensa dessa forma.