Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quarta Rodada

Mais uma rodada emocionante na bela e ensolarada Baku.

 

Baku_4

 

E devido à verba para esta cobertura ter sido cortada drasticamente por conta de nossas últimas participações especiais (os nobres comentaristas), resolvemos apelar para o coro popular da internet. Fazer o quê…?

 

não tem mais galvão bueno

 

Resumo da Rodada

E a Rússia perdeu para a Ucrânia… 2,5 x 1,5. A comparação vai irritar alguns, mas a equipe da Rússia no xadrez é o Brasil no futebol: já está jogando de nome faz tempo. E ninguém mais respeita. A única vitória russa foi de Ian Nepomniachchi (2740) em cima de Anton Korobov (2675). Kramnik (2808) não passou do empate contra Pavel Eljanov (2739) e Evgeny Tomashevsky (2731) e Alexander Grischuk (2754) perderam para Ruslan Ponomariov (2709) e Andrei Vlokitin (2647) – aliás, a vitória de Volokitin (100% até agora!) foi uma verdadeira bomba na cabeça de Grischuk.

grischuck baku

#chateado

 

A última medalha de ouro da Rússia em Olímpiadas foi num longínquo 2002 – última Olimpíada do imortal Kasparov (e parece que nem jogando na terra dele o time russo conseguirá sair do jejum).

E falando em decepções, o dream team norte-americano não passou do 2 x 2 contra a República Tcheca. Empate em todos os tabuleiros. A França também não passou do empate, e também em todos os tabuleiros, contra a equipe da Grécia. Mas falando em decepções maiores… o time da Rainha, a Inglaterra, levou um “sonoro” 3,5 x 0,5 da Holanda (para alegria do nosso MI Herman Claudius van Riemsdijk). E a Bulgária do ex-campeão mundial Topalov (2768), depois de um tropeço na primeira rodada, definitivamente, não está bem das pernas. Destaque para a vitória do criativo Baadur Jobava, jogando Abertura Veresov (1.d4 e Cc3), em cima do ex-campeão mundial.

 

meme me solta

A Índia de P. Harikrisha (2752) venceu apertado a Cuba de Lenier Dominguez (2720). A única vitória do match foi a de Santosh Gujrathi Vidit (2669) em cima de Yuniesky Quesada (2636). China e Azerbaijão 1 seguem na briga: ambas venceram seus matches por 3 x 1 – contra Itália e Romênia, respectivamente.

6 equipes dividem a liderança com 100% de aproveitamento: China, Azerbaijão 1, Holanda, Índia, Ucrânia e, a grande surpresa até agora, a Bielorrússia (com rating médio 2601 e sendo a 23ª força da competição). O Brasil está na 38ª posição (empatado com Noruega e Argentina).

No feminino o destaque foi a derrota da atual campeã-mundial, Hou Yifan (2658), para a WGM Dana Reizniece-Ozala da Letônia – ainda assim a China venceu o match por 2,5 x 1,5. A liderança do feminino está dividida entre 4 equipes: Ucrânia, Sérvia, Rússia e Cazaquistão. O Brasil está na 50ª posição.

 

As Equipes do Brasil

 “Aqui não, chocolate suíço… aqui é rapadura!”. E quem é brasileiro sabe: “a rapadura é doce, mas não é mole não!”.

 

meme rapadura

Depois do grande match ontem contra a China, nossa equipe masculina parece estar animada e conseguiu uma boa vitória contra o time da Suíça. Fier a la Fier venceu o “badalado” Yannick Pelletir (2555). No tabuleiro 4, o mais recente GM brasileiro, Evandro Barbosa venceu o MI Richard Forster (2459) com um bonito truque final no apuro de tempo. Leitão e El Debs, tabuleiros 2 e 3, empataram solidamente – sendo que sempre estiveram com alguma vantagem e poderiam até mesmo ter vencido suas partidas.

No feminino, o Brasil conseguiu um bom empate contra a equipe 3 da casa. Juliana Terao e Kathie Librelato empataram; Julia Alboredo perdeu e Suzana Chang venceu.

 

Próxima Rodada

 Aqui “os fracos não têm vez”, meus amigos. No absoluto, a líder Ucrânia pega a atual campeã, a China. Holanda enfrenta a surpresa até agora, a Bielorrússia. E o Azerbaijão 1 mede forças contra a equipe da Índia. EUA x Sérvia, Eslovênia x República Tcheca, e Espanha x Geórgia, fazem alguns dos matches mais interessantes.

 

meme com que cara

No absoluto, o Brasil enfrenta o time do Cazaquistão – que veio desfalcado para esta Olimpíada. Para a decepção dos fãs, Borat não foi inscrito (Uma pena. Para nós, claro. Bom para eles).

 

borat

 

No feminino, o Brasil enfrenta a Croácia.

Para cima deles!

#ProMateBrasil!

 

Combo Olímpico banner

 

Fontes:

Site Oficial

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 05.09.2016.

 

Links relacionados:

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Terceira Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Segunda Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Abertura e Primeira Rodada]

No comments

Deixe seu comentário