Olímpiada de Xadrez Baku 2016: Abertura e 1ª Rodada

FINALMENTE! Começou um dos eventos mais importantes do Xadrez Mundial: está aberta a 42ª Olimpíada de Xadrez – Baku – 2016!

 

2000 Olimpiadas Istanbul 2000 - enfrentando Nigel short Inglaterra (1) (1) 

(Clique aqui e entenda melhor a história das Olimpíadas de Xadrez)

Inglaterra 2 x 2 Brasil: Olimpíada de Istambul, 2000

 

A Olimpíada Tão Aguarda

A 42ª edição da Olimpíada de Xadrez acontece, desta vez, na mitológica cidade de Baku, no Azerbaijão – terra de ninguém menos que Garry Kasparov, o “Ogro de Baku”.  Alguns dados interessantes sobre a competição (cortesia involuntária do nosso querido GM Krikor Mekhitarian):

• São 181 equipes no absoluto e 142 no feminino num total de 1607 jogadores (!);

• Participam do evento equipes “multinacionais”: os deficientes auditivos (ICCD); os deficientes físicos (IPCA); e os deficientes visuais (IBCA);

• Irão participar do evento 340 GMs/WGMs, num total de 1051 titulados;

• Há 29 jogadores com mais de 2700;

• 10 campeões mundiais participarão da competição – incluindo o atual Campeão Mundial, e número um do evento, Magnus Carlsen (2857).

 

baku abertura 2

A festa de abertura é…

baku abertura

…sempre um show à parte

 

As Principais Equipes

No absoluto, a equipe pré-ranqueada número 1 é, claro, a Rússia (2768). Curiosidade: o número 1, por rating, da equipe russa, é Vladmir Kramnik (2808). Mas o tabuleiro número 1 é Sergey Karjakin (2769), atual desafiante ao título mundial. A Rússia ainda conta com: Evgeny Tomashevsky (2731); Ian Nepomniachtchi (2740); e Alexander Grischuk (2754).

Em segundo lugar temos a equipe dos Estados Unidos (2765), capitaneada pelo “estreante”, ao menos pela sua nova bandeira, Fabiano Caruana (2808). Hikaru Nakamura (2789) e Wesley So (2782), além de Samuel Shankland (2679) e Ray Robson (2674), fecham o “Dream Team” norte-americano.

O terceiro lugar é da atual campeã olímpica, a China (2740). A equipe chinesa, que possui a escalação mais rápida do mundo, vem composta por: Wang  Yue (2737); Ding Liren (2753); Yu Yangyi (2725); Li Chao (2746); e Wei Yi (2717) – agora imagine a cena: faltam 30 segundos para fechar a escalação do dia. O técnico escreve: Wang; Ding; Yu; Li (ou Wei). Fim. Escalou. Os chineses vão dominar o xadrez Mundial? Veremos. Mas é importante lembrar que nos últimos encontros amistosos entre Rússia e China, deu Rússia (clique aqui e, principalmente, aqui). Contudo, importante destacar também a equipe do Azerbaijão (2717), que joga em casa, além da Ucrânia (2704) de Ivanchuck que, desta vez, não terá Ivanchuk – mas tem Pavel Eljanov (2739) e Ruslan Ponomariov (2709).

 

baku equipe azerbaijão

Será que jogar me casa faz a diferença? Vamos ver como irá se portar a equipe do Azerbaijão

 

Mas falando em dominação e China, no xadrez feminino esta já é uma realidade. A China (2560), da Campeã Mundial Hou Yifan (2658) – embora, ao que parece, ela já desistiu mais uma vez do título. Clique aqui e entenda –, é a pré-raqueada número 1, seguida por Ucrânia (2505) e, aí sim, só em terceiro lugar, a Rússia (2504).

 

Aproveite nosso combo de palestras que contaram com a participação enxadristas olímpicos da América do Sul!

Combo Olímpico banner

 

As Equipes Brasileiras

A equipe brasileira no absoluto, pré-ranqueada número 33 (2571), é formada por:

Tab.NomeElo 
1GMFier Alexandr2634BRA
2GMLeitao Rafael2616BRA
3GMEl Debs Felipe de Cresce2523BRA
4GMBarbosa Evandro Amorim2509BRA
5IMDi Berardino Diego Rafael2499BRA

 

A equipe brasileira feminina, pré-ranqueada número 47 (2144) – que será assessorada pelo MI Renato Quintiliano – é formada por:

Tab.NomeEloFED
1WIMTerao Juliana Sayumi2268BRA
2WFMAlboredo Julia2135BRA
3WFMChang Suzana2093BRA
4Librelato Kathie Goulart2079BRA
5Medeiros Thauane Ferreira2030BRA

 

Nós podemos conferir um pouquinho o entrosamento e espírito olímpico do time brasileiro absoluto no vídeo abaixo, feito pelo nosso GM Rafael Leitão:

 

 

Primeira Rodada

Na primeira rodada, no pelotão de cima, tanto no masculino, quanto no feminino, não tivemos grandes surpresas. E com as nossas equipes tudo também correu bem tranquilo: ambas venceram por 4 x 0. O masculino venceu a equipe da Tunísia e o feminino a equipe do Malawi. Quer dizer… mais ou menos tranquilo! É que o site chess24 – que faz a transmissão do evento – deu um baita susto na torcida canarinho, apontando que o GM Evandro Barbosa tinha perdido sua partida. Mas pior foi para os ingleses, já que o site indicava que Inglaterra estava perdendo por 2 x 0 para a equipe de deficientes visuais (IBCA). Restabelecido do bug, no final das partidas o site voltou a dar as informações corretamente.

 

Curiosidades da Primeira Rodada

No time masculino, o GM Felipe El Debs foi escolhido para o teste “anti-trapaça”. Ainda aguardamos maiores informações, mas o que se sabe até o momento é que finalmente algo o tirou da sua calma e tranquilidade habituais, pois o GM chegou a ficar tenso com o detector de metais que não parava de apitar quando chegava perto do seu ouvido. A notícia boa é que ele passou no teste!

Outra curiosidade ficou por conta do técnico do time da Tunísia, que dormiu – e roncou! -, numa cadeira ao lado das partidas. Sorte a dele que não viu a sua equipe perder por 4 x 0.

Não sabemos exatamente bem o que essas informações querem dizer, mas, com a crise, foi o que conseguimos pegar com o nosso correspondente internacional. De toda forma, a Redação d´Academia irá tentar fazer a cobertura diária do evento.

 

E amanhã tem mais! O absoluto enfrenta a Argélia, enquanto nossas meninas jogam contra a equipe da Índia. Às 8h da manhã, horário de Brasília.

 

#ProMateBrasil !

 

 

Fontes e fotos:

 Site Oficial

Chess Results

Chess Base

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 02.09.2016.

 

 

Links relacionados:

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quarta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Terceira Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Segunda Rodada]

 

2 Respostas a “Olímpiada de Xadrez Baku 2016: Abertura e 1ª Rodada”

  • Eric

    Muito boa a cobertura das Olimpíadas .
    Parabéns

  • Leandro

    Façam favor de ressaltarem o porquê dos armênios não estarem jogando....
    Esse é o nosso mundo.

    Bela rodada, Wei Yi fez um golpe de abertura duK****, sujeito esqueceu do en passant contra Fier :D :D :D
    Torcendo muito pro Evandro, Berardino e Debs....
    Equipe brasileira muito nova.... Espero que essa nova geração tenha muito sucesso.
    :)
    No feminino gosto de ver a Thauane na equipe, ressalto também que falta aí Ana Vitória Rothebarth, ela é sólida de dificilmente alguém comemoraria um ponto contra ela.

Deixe seu comentário