Hou Yifan Campeã Mundial!

Hou Yifan campeã mundial

Hou Yifan Campeã Mundial!

 

 

Prodígio Chinesa Retoma o Título Mundial

 

Enquanto todo o mundo do xadrez concentra sua atenção para o emocionante Torneio de Candidatos, a coroa do xadrez feminino tem uma nova (velha) campeã mundial. Depois de já haver vencido em 2010, e recuperando o título em 2015 (sem, na verdade, nunca ter realmente o perdido – entenda mais clicando aqui), a chinesa Hou Yifan (2673), de 22 anos, confirmou o seu favoritismo e venceu a ucraniana Mariya Muzychuk (2554).

 

Hou Yifan campeã mundial

Até onde poderá ir Hou Yifan?

 

Como podemos confirmar na tabela abaixo, com o placar de 6×3, Hou Yifan não chegou a correr nenhum grande risco, apesar da boa preparação teórica de Muzychuk. Entretanto, foram muito raros os momentos em que a jogadora ucraniana conseguiu alguma vantagem – e em nenhuma hora parece ter chegado perto da vitória. A diferença de nível entre as competidoras ficou mais do que evidente, pois, embora Muzychuk tenha feito a “lição de casa”, e com certeza isso irá refletir no amadurecimento de seu jogo, em momentos críticos os cálculos precisos e a originalidade de Hou Yifan fizeram toda a diferença – destaque para a oitava partida, o lance e o subsequente plano da jogadora chinesa após o seu 15… g5.

 

Tabela

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Pontos
Mariya Muzychuk ½ 0 ½ ½ ½ 0 ½ ½ 0 3.0
Hou Yifan ½ 1 ½ ½ ½ 1 ½ ½ 1 6.0

 

 

Hou Yfan x Muzychuk

Hou Yifan x Mariya Muzychuk

 

O Futuro de Hou Yifan

A reconquista da coroa por Hou Yifan levanta diversas dúvidas. Primeiramente, de maneira mais direta, até onde chegará Hou Yifan? Parece não haver muitas dúvidas que a chinesa chegará aos 2700. E que, se quiser, manterá a coroa por muito, muito tempo – a segunda colocada no rating é a indiana Humpy Koneru, com quase 100 pontos a menos de rating: 2575. Mas será que ela conseguirá ascender ao TOP Mundial e igualar os efeitos da já lendária Judit Polgar? Irá além de Judit?

 

acesso total ao site

Em segundo lugar, a vitória de Hou Yifan também possui um caráter simbólico. Até onde chegará o xadrez a China? Atrás apenas da Rússia, a China é, hoje, o segundo país na lista FIDE – com média de 2714, possuindo 39 Grandes Mestres e 30 Mestres Internacionais. Um número pequeno de GMs e MIs, comparado com vários outros países da lista. Mas, de toda forma, é inegável a força e a ascensão quase meteórica de alguns jogadores chineses. Inclusive com algumas promessas para destronar o atual campeão Magnus Carlsen daqui a alguns anos. É o caso, por exemplo, de Wei Yi (2714), de 16 anos. Será que a hegemonia de Hou Yifan no xadrez feminino é só o primeiro capítulo da hegemonia chinesa no xadrez como um todo?

Divagações. Por hora: vida longa a nova (velha) rainha do xadrez mundial!

 

FONTES:

Site Oficial

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

              

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 16.03.2016

Comments ( 2 )

  • Mark

    Para mim Mariya Muzichuk era a melhor……no tema beleza! rsrsrsrs

Post a Reply