Campeonato Mundial Feminino 2016

MARIYA MUZYCHUK X HOU YIFAN

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, disse a filósofa francesa Simone de Beauvoir – no seu clássico O segundo sexo. Também podemos dizer que ninguém nasce campeão, ou campeã, mas torna-se um(a). E é um pouco sobre tudo isso o Campeonato Mundial Feminino 2016 que acontece de 1 a 18 de Março na cidade de Lviv, Ucrânia – de onde vem campeã mundial: Mariya Muzychuk (2563), de 23 anos.

 muzychuk

[Mariya Muzychuk – atual campeã mundial]

 

Mariya Muzychuk recebeu a coroa de campeã mundial depois de vencer no ano passado um torneio pelo título – que contou com jogadoras consagradas como Monika Socko (2461), Antoaneta Stefanova (2505), Humpy Koneru (2575), Harika Dronavalli (2515) e Natalia Pogonina (2449).

Curiosamente, a desafiante, Hou Yifan (2667), de 22 anos, e que era a atual campeã antes deste torneio mundial, entregou o título sem nenhum problema depois que a data do torneio coincidia com um evento de exibição no Hawaii (tudo bem que conhecer o Hawaii é o sonho de muita gente, mas entregar a coroa para isso já é um pouco demais, não?). Mais curioso ainda é que esta não é, necessariamente, a primeira vez que isso acontece com Yifan: em 2013, em um caso similar, necessitou vencer Anna Ushenina (2450) para recuperar o título. Aliás, Hou Yifan já é veterana no Campeonato Mundial: seu primeiro título veio em 2010, também num torneio mundial com várias jogadoras, aos 16 anos – e teve que defender o título logo em seguida contra Humpy Koneru (2553). Depois disso começou a sua particular “dança das cadeiras” que relatamos anteriormente.

yifan

 

[Hou Yifan – ganhar e recuperar o título não parece ser problema para ela]

 

E, verdadeiramente, parece que a tarefa de Muzychuk de manter a coroa não vai ser mesmo nada fácil: Apenas uma dúzia de jogadores da elite são mais jovens e possuem um rating maior do que Hou Yifan (que é, atualmente, o 74º do mundo). Yifan está prestes a entrar no clube de 2700 e atingir níveis que só a lendária Judit Polgar chegou antes. Maria Muzychuk, por outro lado, possui 104 pontos a menos de rating e está 295 lugares abaixo no ranking mundial. Aliás, nos encontros anteriores entre as duas jogadoras, Hou Yifan também leva vantagem: um empate e duas vitórias para a Chinesa.

muzychuk x yifan

 

[Mariya Muzychuk x Hou Yifan]

 

Já decorridas 4 partidas, o favoritismo de Hou Yifan está se confirmando. Na primeira partida, com Muzychuck brancas e Yifan pretas, tivemos um empate sem grandes emoções. Contudo, já na segunda partida, Yifan mostrou o motivo por que é apontada como a favorita. Muzychuk escolheu a variante aberta da Defesa Ruy Lopez e acabou vendo um jogo exemplar da desafiante chinesa. Esta partida modelo pode ser vista aqui, com análises do nosso GM Rafael Leitão.

Nas duas partidas seguintes, aparentemente, não tivemos nenhum perigo de gol: na terceira Muzychuck de brancas conseguiu certa pressão e uma pequena vantagem, mas que foi sumindo com o jogo preciso de Hou Yifan. Na quarta partida, um empate rápido em 21 lances numa posição teórica de perpétuo – ao menos vale aqui ressaltar que Muzychuck insistiu na variante aberta da Ruy Lopez.

Será que teremos alguma reviravolta? Cenas do próximo capítulo…

 

FONTES:

Chess Base

Chess24

Site Oficial

 

Conheça nosso canal no Youtube!

              

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 06.03.2016.

 

acesso total ao site

No comments

Deixe seu comentário