Xadrez Feminino: Conheça a Prodígio Hou Yifan

Hou Yifan é um dos maiores prodígios do xadrez feminino de todos os tempos. Essa jovem chinesa que vem desbancando favoritos e quebrando recordes, definitivamente marcou seu nome na história do xadrez feminino. Conheça a seguir um pouco da trajetória de Hou Yifan.

Início precoce

Hou Yifan conheceu o xadrez graças ao pai Hou Xuejian, que viu o modo como a filha olhava para as peças e o tabuleiro. Oficialmente, Hou Yifan começou a jogar xadrez aos 6 anos de idade, mas, reza a lenda, o seu fascínio pelo esporte surgiu quando ela tinha apenas 3 anos, quando já havia conseguido vencer o pai e a avó. Quando Hou Yifan tinha 5 anos, seu pai contratou Tong Yuanming como mentor. Desde aquela época a menina já mostrava um talento incomum.

Hou Yifan

Primeiro título

Em 2003, aos 9 anos de idade, Hou Yifan enfrentou Ye Jiangchuan, o técnico das seleções masculina e feminina chinesas e conseguiu vencê-lo. Nesse mesmo ano, Hou se tornou membro da equipe nacional e conquistou o título máximo no Campeonato Mundial para meninas com menos de 10 anos. Quatro anos depois, em 2007, Hou se tornaria a mais jovem campeã chinesa de xadrez.

Aprendendo com a derrota

Outro momento importante na carreira de Hou Yifan aconteceu em 2005 quando a jogadora integrou o time feminino da China durante o 6º Campeonato Mundial de Xadrez por Equipes em Israel. Foi a segunda vez na história do campeonato em que um país levou duas equipes — a masculina e a feminina — para competir. Foi também o primeiro grande torneio de Hou Yifan que era a participante mais jovem, com 11 anos de idade. Atuando como segunda reserva, Hou viu a equipe feminina terminar a participação na última colocação. No mesmo ano, Hou havia participado do Campeonato Mundial Juvenil, competição na qual ela era a única jovem entre os meninos.

A primeira Olimpíada

Ainda no final de 2005, Hou participou da seletiva chinesa que decidiria quem faria parte da equipe que representaria o país na 37ª Olimpíada de Xadrez, em Turim, na Itália. Com a vaga garantida, Hou ajudou o time chinês a conquistar a medalha de bronze. Com 84.6% de aproveitamento, Hou conquistou ainda uma medalha de prata pelo desempenho. Além disso, sua performance de 2596 foi a terceira mais alta da competição.

O fim de uma era

Judit Polgar é uma enxadrista húngara considerada ainda hoje a melhor jogadora de toda a história do xadrez. Ela também começou cedo, assim como Hou Yifan e em 1991, quando tinha 15 anos, bateu o recorde que pertencia a Bobby Fischer e se tornou a mais jovem Grande Mestre Internacional (GM) de todos os tempos. Polgar também liderou por 20 anos o ranking feminino de xadrez, mas a marca histórica da enxadrista húngura teve fim em 2008, quando aos 14 anos de idade, Yifan conquistou o título de GM e desbancou o recorde de Polgar. Em 2012 ambas as enxadristas se enfrentaram. Veja o que aconteceu, com análises do GM Rafael Leitão, clicando aqui.

Hou Yifan Judit Polgar

Em 2010 Hou Yifan também se tornou a mais jovem campeã mundial da história — considerando também os torneios masculinos — ao vencer o Campeonato Mundial na Turquia, aos 16 anos. E defendeu seu título ao derrotar a Grande Mestre indiana Koneru Humpy, em novembro de 2011. Yifan é a terceira enxadrista feminina a conseguir uma classificação FIDE com mais de 2600.

Depois desse pequeno histórico você consegue entender por que Hou Yifan é um dos prodígios do xadrez, não é mesmo? Deixe um comentário e participe da conversa!

Links relacionados:

[Os Grandes Jogadores de Xadrez: Judit Polgar].

4 Respostas a “Xadrez Feminino: Conheça a Prodígio Hou Yifan”

  • Denian Pedroso

    Muito bom Leitão!

  • Musicalidade Cristã

    Sempre estamos vendo pródigos q começam a jogar com 6 anos... mas existe algum destaque de jogadores q começaram com 14 ou 15 anos q chegaram a maestria rapidamente?

  • Musicalidade Cristã

    Muito bom o texto. Meu nome eh Leonardo - cuiaba MT

  • Rodrigo

    Realmente é impresionate

Deixe seu comentário