Conheça Alguns dos Termos-Chave do Xadrez

    Historiadores acreditam que o xadrez tenha surgido no século V na antiga Pérsia, onde hoje está localizado o Irã. Existem 315 bilhões de maneiras possíveis de se realizar os quatro primeiros movimentos do jogo. Depois de 10 jogadas, o número de combinações possíveis a serem realizadas chega a exatamente incríveis 169.518.829.100.544. Sim, quase 170 quatrilhões de possibilidades! Talvez esta seja uma das várias explicações de por que hoje, 16 séculos depois, o xadrez continue tão popular e ainda jogado por milhões de pessoas ao redor de todo o mundo!

     

    Está sem tempo para ler o artigo agora? Escute a versão em áudio!

     

    Ainda não é um jogador, mas tem interesse em conhecer este universo? Preparamos um pequeno glossário de xadrez com os principais termos, jogadas e estratégias imprescindíveis para um enxadrista que pretende se iniciar no jogo: confira!

     

    Afogado

    Situação em que o jogador detentor do lance não tem nenhum movimento possível para ser executado, mas também não está em xeque. Neste caso é declarado o empate.

    Cobertura

    Ato de proteção ao Rei através da interposição de alguma outra peça.

    Coroação

    Ocorre quando um peão atinge a 8ª casa do campo adversário, podendo se transformar em qualquer peça.

    Cravada

    Situação em que uma peça não pode ou não deve ser movida por estar cumprindo a função de proteção para alguma outra peça. Pode ser a) relativa: quando não devemos mover a peça para não perder uma de valor maior ou b) absoluta: quando a peça não pode ser movida pois o rei ficaria em xeque (jogada ilegal).

    Forçar a partida

    Estratégia adotada quando se tem a intenção de vencer uma partida induzindo o adversário a erros.

    J’adoube

    É uma expressão francesa que quer dizer “eu arrumo”. Utilizada quando um jogador avisa ao adversário que tocará em alguma peça com a intenção de melhorar seu campo de visão, mas depois a posicionará novamente no mesmo local.

     

    Quer aprender a jogar xadrez? Conheça nosso curso!

     

    Peça maior

    São as peças capazes de realizar um xeque-mate em um Rei adversário solitário apenas com o auxílio do próprio Rei: Dama e Torre. Bispo e cavalo são as peças menores.

    Qualidade

    Ganha-se a qualidade quando se obtém uma Torre em troca de uma peça menor (tanto Bispo quanto Cavalo). A Torre tem um valor absoluto de 5 pontos, enquanto as peças menores valem 3 pontos, de forma que “ganhar uma qualidade” garante uma boa vantagem material.

    Roque

    Jogada conjunta especial entre um Rei e uma Torre em que ocorre uma troca de posições no tabuleiro de forma a proteger o Rei. Só pode ser realizada na 1ª fileira do seu campo. No Roque Menor (ou Roque Pequeno) o Rei se movimenta duas casas em direção à Torre do flanco rei, já no Roque Maior (ou Roque Grande) o Rei movimenta-se duas casas em direção à torre no flanco dama.

    Superproteção

    Quando se protege uma determinada casa do tabuleiro de forma mais intensa do que o necessário, tentando dissuadir o oponente a atacar especificamente neste ponto.

    Xeque-mate

    Ocorre quando alguma peça encontra-se em situação de ataque iminente ao rei adversário. Se não houver possibilidades de escape para o rei, ocorre o xeque-mate, dando a vitória ao jogador atacante. Dar xeque-mate é o objetivo do jogo de xadrez.

    Zug

    Quando se é obrigado a realizar uma jogada mesmo que ela lhe leve a perder alguma vantagem ou até mesmo a partida. Uma típica situação na qual seria melhor passar o lance, o que não é permitido no xadrez. Trata-se de uma abreviação da palavra alemã “zugzwang”.

    Em resumo, o xadrez se trata de um jogo interativo, desafiador, divertido e, inclusive, extremamente saudável e recomendável para a mente humana — inclusive para as crianças!

    Acha que deixamos algum termo muito importante de fora dessa lista? Deixe um comentário e participe da conversa!

     

     

    15 Responder para “Conheça Alguns dos Termos-Chave do Xadrez”

    • Anônimo

      Post muito interessante! Só senti falta do "en passant".

    • Nei caetano

      "en passant, claro. E talvez "capivara" (lembro-me frequentemente do termo quando jogo, rsrs).

    • ADÃO ROSENDO AMORIM

      Muito boa, todas essas dicas para iniciantes saberem e familializarem com o mundo enxadristas.

    • Geraldo J F

      Bem, termo por termo, faltam alguns comuns, mas a intenção era (se eu entendi bem, é estimular a busca).
      Sim, Peão em passagem... legal, procurei no texto aqui e nos outros que li, mas não vi!
      Pergunto:
      Teremos indicações de "tipo" um dicionário-glossário? Algum material mais extenso ou veremos nos textos indicados e nos livros em geral?

    • Jaime

      Jaime S
      27 mar 216

      Tem também o chamado mate abafado, com o rei no canto tabuleiro e o cavalo na 7° casa.

    • Joao Manoel de Campos

      Promoçao, peças menores ( bispo e cavalo), peças pesadas ( dama e torres), Mate Alekhine, Mate do pastor. Peao passado, Peao protegido, peao passado lateral, garfo, cravada, ataque duplo,

    • EVELLIN

      Nem sabia que tinha tudo isso obga pelas respostas ;----;

    • Stanislav

      No trecho que diz "incríveis 169.518.829.100.544. Sim, quase 170 quatrilhões de possibilidades!" há um erro já que deve ser lido 170 trilhões ao invés de quatrilhões.

    • Rodrigo

      Gambito da dama

      • Maurile mendonca

        Deixou de citar o EMPASSANT

    • Rafael

      Capivara, o termo mais usado no Xadrez atualmente....

    • Joao valle

      Meu amigo, a descrição do Roque está errada! Foi minha filha de 8 anos aqui q percebeu! O Rei anda em direção á Torre 2 casas, e não 1 como está no texto.

      • Rafael Leitão

        Correto, obrigado por apontar o erro no artigo.

        • Ademir

          É trilhões e não quadrilhões

    • Jorge Carlos Amaral de Oliveira

      E o "mate com tomates"?

    Deixe uma Resposta