Qual o Melhor Site para Jogar Xadrez Online?

Assim como em diversos outros aspectos da vida humana, a internet também revolucionou o xadrez, pois ajudou de forma significativa a popularizar o jogo.

Com ela é possível fazer análises minuciosas de partidas, acompanhar ao vivo os principais torneios ao redor do mundo, ter acesso a material de excelente qualidade para aprimorar seu jogo, assim como jogar em tempo real com qualquer jogador do mundo.

E jogar xadrez online é uma importante ferramenta para melhorar o nível do seu jogo. Eu  mesmo tenho uma vasta experiência nesse campo, não sendo exagero afirmar que a evolução do meu jogo guarda uma estreita relação com a minha prática em partidas virtuais.

Foi graças ao jogo de xadrez online que eu tive a oportunidade de enfrentar grandes nomes do xadrez mundial como Levon Aronian, Shakhriyar Mamedyarov, Teimour Radjabov, Vachier-Lagrave, dentre outros.

É inegável que os sites para jogar xadrez online têm um relevante papel no processo de aprendizagem e aprimoramento do seu jogo e há muitos deles espalhados pela rede, por isso, o primeiro passo para tirar o melhor proveito do material disponível na internet é fazer um bom filtro.

 

Mas como saber qual o melhor site para jogar xadrez online?

Inicialmente, é necessário definir o seu objetivo com as partidas virtuais: ter mais prática de jogo? Enfrentar jogadores de nível mais elevado que o seu? Melhorar seu rating online? Testar aberturas diferentes das que você costuma jogar em torneios?

Definido seu objetivo, é hora de verificar qual site melhor se enquadra nas suas pretensões.

Diante da infinidade de opções disponíveis, vamos analisar 4 sites que na minha opinião são os principais: Chess24, Chess.com, Playchess e ICC.

 

O Chess24 foi lançado recentemente com grande repercussão, ganhando projeção especialmente após a transmissão da Olimpíada de Tromso, na Noruega.

chess24.com

Sem dúvidas é o site que possui o melhor para material em vídeo e material escrito, principalmente se você pretende estudar aberturas. O site também se destaca no quesito transmissão de torneios.

No entanto, provavelmente por estar no “início”, não há uma grande quantidade de jogadores online disponíveis, especialmente jogadores de alto nível, o que talvez seja a maior deficiência do Chess24.

Outro ponto negativo é a interface, que precisa de algumas melhorias pontuais, o que certamente será corrigido com o tempo.

No geral, o Chess24 é um bom site para treinar xadrez online e com o tempo, acredito eu, ganhará mais adeptos e será aprimorado para competir em condições de igualdade com os demais.

 

Já o Chess.com talvez seja o que possua mais membros, aliás, essa é a informação fornecida pelo próprio site.

chess.com

Nele, assim como nos outros 3 sites para jogar xadrez online, é possível obter a base de dados de todas as suas partidas, o que é muito importante, já que analisar suas partidas online é essencial para compreender seus erros e acertos no processo de aperfeiçoamento do nível do seu jogo.

A principal deficiência do Chess.com era a ausência de jogadores de alto nível, mas com o passar do tempo isso mudou e hoje já é possível encontrar nomes como, por exemplo, Nakamura, Wesley So, Vachier-Lagrave e Ponomariov.

No geral, o site é muito bom para quem quer estudar xadrez online, tendo uma grande quantidade de adversários disponíveis para jogar online, uma a interface mais intuitiva e agradável, diversos atrativos extras, já que promove partidas entre super Grandes Mestres, além de ter artigos bem interessantes.

 

O Playchess tem uma grande vantagem sobre os demais que é a sua integração completa com o Chessbase.

playchess.com

Com isso, o site se destaca no quesito transmissão online de torneios de xadrez, sendo possível colocar o computador para analisar imediatamente, o que é um ponto muito positivo.

Assim, se você não quiser procurar quais os melhores torneios de xadrez que estão acontecendo ao redor do mundo, basta acessar o Playchess e acompanhar em tempo real as melhores partidas.

 

Finalmente, temos o ICC (Internet Chess Club), que é o site pioneiro no gênero jogo de xadrez online. Criado na década de 1990, o ICC esteve presente no período entre os anos de 1997 e 1998, quando houve o boom do jogo online no mundo.

icc.com

É bem verdade que o site não possui uma interface muito intuitiva, no entanto, nele é muito fácil jogar, já que você é imediatamente emparceirado.

A grande vantagem do Internet Chess Club é o fato dele ser o preferido um dos grandes mestres. Existe a opção de você seguir (“dar um follow”) seus jogadores prediletos e acompanhar as partidas que eles estão jogando.

Na minha opinião, este é o site que mais gosto para jogar xadrez online, mas como disse linhas atrás, o importante é detectar suas reais necessidades e aproveitar o que há de bom em cada site para atendê-las.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens dos 4 principais sites para jogar xadrez online, basta identificar qual deles atende às suas pretensões e colocar a mão na massa, ou melhor, no mouse.

 

Boa sorte!

 

GM Rafael Leitão

 

* Quer saber mais sobre como melhorar seu jogo de xadrez online? Baixe nosso ebook gratuito Passo a Passo para Melhorar seu Jogo Online.

 

 

19 Respostas a “Qual o Melhor Site para Jogar Xadrez Online?”

  • Anônimo

    Estou gostando muito do lichess.org que é totalmente grátis (open source - dá até pra criar alterações para ele), e tem vários recursos. Ainda está crescendo, mas acho que vai ser um dos melhores muito em breve.

    • Marcos

      Concordo plenamente com vc, excelente site!

    • Ezequiel Libonati

      O Lichess já é a segunda maior plataforma em menos de um ano de existência. Derrubou muito site pago, essa é a questão.

  • Gildemar Passos Jr

    O recurso de formação de grupos, clubes, ligas ou times do chess.com é imbatível... inclusive no chess.com temos organizadas ligas mundial e panamericana, das quais participam o denominado 'Team Brazil', assim mesmo em inglês pelo fato de representar o Brasil nessas ligas internacionais... em 2014 o Team Brazil foi campeão da Liga Panamericana, e saiu da segunda para a primeira divisão da Liga Mundial... e agora em 2015 estamos disputando a Liga Mundial na primeira divisão, com apenas 10 times, entre eles Rússia, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, da qual o campeão de 2014 foi a Armênia, nosso adversário na primeira rodada... portanto, você que é brasileiro e gosta de jogar online, nos procure por lá e mencione que viu esse comentário...

    • Andressa

      Como faço para procurar jogador lá?

  • Carlos Godinho

    De acordo o Team Brazil do chess.com é algo incomparável em termos de amizade, aprendizado, jogar em equipe e o alto astral da tchurma.

  • Anônimo

    Muito obrigado pelas dicas, estimado mestre.Abraços desde São PauloAtt.Prof. Ivan Tadeu - PUC-SP [email protected]

  • José Carlos Gonçalves Pereira

    Os sites que uso são o www.gameknot.com norte americano que tem uma boa interface gráfica e muitos recursos e me foi sugerida pelo próprio Rafael Leitão a alguns anos atras e o www.playok.com que alem de xadrez tem muitos outros jogos mentais como Damas, Gamão, Shogi, Go, Reversi, Dominó, etc.

  • Mauro Amaral

    Quem tiver dúvidas sobre o ICC pode escrever em português para [email protected] ou enviar mensagem via http://www.xadreztotal.com.br/jogar-xadrez/AI Mauro AmaralAgente oficial do ICC no Brasil / Admin.Nick no ICC: MAU

  • Alessander Thomaz

    Eu gosto muito de jogar xadrez no estilo por correspondência no site http://www.gameknot.com
    Existem puzzles e tatics interessantes também.

    Outro site que gosto de jogar é o http://www.chesscube.com
    E já joguei no http://www.buho21.com/

  • EGN

    Tem mais estes dois que costumo frequentar:
    http://www.chesscube.com/play/app/ (p/ jogar diretamente do navegador)
    http://www.freechess.org/ (neste tem que baixar um programa e instalar, semelhante ao ICC)

    Ambos com boa interface gráfica e bom nº de jogadores, mas dificilmente top ratings.

  • José Miguel

    www.chess.com es la mejor para mi.

  • Sebastião Carvalho

    Também estou gostando muito do lichess.org que é totalmente grátis... e que com certeza vai melhorar ainda mais!!! Sebastião Carvalho - Miracema-RJ

  • Heracles

    O melhor site da atualidade sem sombras de duvidas e o chesscube.com pelo simples fato dele não
    permitir que seu adversário use engine de xadrez o site reconhece o uso da engine apos o 4 lance seguido seu adversário pode usar outro computador com programa ligado ,porem vc pode denunciar que as partidas vão ser analisadas e se for comprovado o uso de soft sua conta e banida imediatamente pelos moderadores do site !

  • Chesslan

    O melhor site da atualidade sem sombras de duvidas e o chesscube.com pelo simples fato dele não
    permitir que seu adversário use engine de xadrez o site reconhece o uso da engine apos o 4 lance seguido seu adversário pode usar outro computador com programa ligado ,porem vc pode denunciar que as partidas vão ser analisadas e se for comprovado o uso de soft sua conta e banida imediatamente pelos moderadores do site ! vlw

  • Paulo

    Instalei a interface do ICC e acho o melhor. O Liches.org também é muito bom e uma alternativa.

  • Leandro

    O mais forte que acho é o ICC, jogadores de 1121 pontos lá jogam e comentam como GMs.
    Participei da Liga 45/45, jogo pensado por equipe. Muito bom.
    O ICC ficou meio elite, daí os "pobres" começaram a ir pros gratuitos (diferente dos outros sites em que você joga por um bom tempo grátis, é o caso do chess24 e o chess. com, no ICC cê tinha uma semana grátis e nada mais), foram perdendo clientes e voltaram a dar atenção aos "pobres".
    Servidores excelentes como o playchess, chess. com, lichess
    (o lichess vai dominar o xadrez online, se é que não domina, jogadores fortes Youtubers já tem o site como favorito, é bom não subestimar o lichess)
    planeta ajedrez (planet chess, muito bom, tem os russos lá)
    FICS (jogo com o Baba Chess é o servidor que originou o ICC, pioneiro, se joga muito bem lá também, recomendo. É só procurar freechess. org e vai achar)
    PLAYOK..... muito bom
    flyordie tá ficando excelente, é óbvio que isso é na parte dos gringos, brasileiros ainda tem de melhorar um pouco a educação
    IXC - é o único servidor brasileiro, segundo eles....

    Enfim, servidores não faltam.
    Creio que quem quer levar seu xadrez a sério o ICC é a pedida, jogadores fortíssimos e educados.
    Eu sou um visitante de tudo... até no chesscube e no playe4 eu jogo
    :)

  • Virmondes

    Experimentem os seguintes: www.ixc.com.br (a prova de engines)
    www.playok.com

  • Darcio Alberico

    lichess.org sem duvida!! Krikor, Yasser, Magnus, Caruana, Paco Vallejo, Andrew Tang, etc já estão jogando no lichess com alguma frequência.

Deixe seu comentário