Hexacampeonato Brasileiro de Xadrez 2013

O Campeonato Brasileiro 2013, disputado em João Pessoa-PB, de 13 a 21 de dezembro, terminou coroando o que certamente foi um dos melhores anos da minha carreira enxadrística. Sagrei-me hexacampeão com uma rodada de antecedência, somando, ao final, 9,5 em 11 rodadas, uma pontuação expressiva que garantiu o título com um ponto e meio de vantagem e 9 pontos a mais de rating.

A impressão de tranquilidade que se pode ter ao observar a tabela do torneio não poderia ser mais distante da realidade. Para vencê-lo, tive que contar com uma parcela de sorte (estava completamente perdido na primeira rodada, contra Di Berardino) e disputar uma “maratona” contra meus dois principais adversários durante o evento: Krikor Mekhitarian e o surpreendente César Umetsubo. Somente nas últimas rodadas pude tomar a liderança do torneio, após conseguir uma sequência de seis vitórias consecutivas.

Minha melhor partida provavelmente foi na terceira rodada, contra o MI Molina, quando explorei bem a falta de desenvolvimento das peças adversárias, sacrificando material pela iniciativa. Também fiquei feliz com a vitória contra o MI Evandro Barbosa, por ter interesse teórico. Não é fácil encontrar uma ideia para colocar problemas contra a Grunfeld, mas felizmente consegui desenterrar um sistema antigo, com sucesso.

Agora é hora de curtir um breve período de férias e descansar um pouco da rotina enxadrística. Minhas atividades normais recomeçam a partir do dia 6 de janeiro. Os cursos online atuais serão finalizados no dia 8 de janeiro e teremos mais uma palestra online no dia 11 de janeiro. Em breve divulgarei o calendário completo das atividades.

Desejo um Feliz 2014 a todos!

Clique AQUI para visualizar minhas partidas do Brasileiro 2013, com análises.

 

0 Respostas a “Hexacampeonato Brasileiro de Xadrez 2013”

  • Jussier Cabral

    Adicionei aos indicados do www.nucleoenxadristicomacaiba.blogspot.com.brParabéns pelo Hexa !!!

Deixe seu comentário