Os Chineses Vão Dominar o Xadrez Mundial?

Observando o crescimento da China no cenário enxadrístico mundial, é inevitável a pergunta: será que os chineses dominarão o xadrez mundial em médio prazo?

Apesar de não estarem ainda próximos de terem um enxadrista com chances de ser Campeão Mundial, é inegável o fantástico crescimento do xadrez na China. De jogo proibido por Mao durante 1966-1976 para campeões olímpicos…

Durante a Olimpíada de Tromso-2014, vimos uma equipe chinesa implacável, que só teve uma (!!) derrota individual em 11 rodadas. E tudo isso sem ter dois jogadores com mais de 2700, Wang Hao e Bu Xiangzi, que foram excluídos durante o processo de seleção, preteridos por enxadristas mais jovens.

Na lista Fide de dezembro de 2014, o país aparece na segunda colocação geral, com rating médio de 2693 pontos, atrás apenas da Rússia.

china xadrez

Contando com 35 Grandes Mestres, 5 deles ultrapassaram a barreira dos 2700: Ding Liren (elo 2732), Li Chao(elo 2730), Wang Yue (elo 2720), Wang Hao (elo 2710) e Yu Yangyi (elo 2705, mas subindo bastante na próxima lista).

Dos seus talentos individuais, dois deles são particularmente impressionantes, em minha opinião. O jovem Wei Yi, nascido em 1999, já tem 2668 de rating. Eu o vi em ação durante a Copa do Mundo em Tromso 2013, quando eliminou Nepomniatchi e Shirov, parando apenas no desempate contra “Lenhador” Mamedjarov. Wei tem potencial para ser campeão do mundo.

Já Yu Yangyi (foto abaixo) é, atualmente, o melhor de todos. Sua performance de mais 2900 foi a maior de toda a Olimpíada.

Veja sua condução irretocável na partida decisiva contra o prodígio Duda, da Polônia, na última rodada.

 

Clique aqui para ver a partida.

 

Recentemente, Yu foi campeão do Aberto do Qatar, considerado por muitos o aberto mais forte de todos os tempos. Veja como ele demoliu ninguém menos que a lenda Vladimir Kramnik (que precisava apenas do empate) na última rodada.

 

Clique aqui para ver a partida

 

O que você acha? Será que em breve teremos uma dinastia chinesa nos tabuleiros?

 

Links relacionados:

[Xadrez Feminino: Conheça a Prodígio Hou Yifan]

[Conheça Wei Yi, o prodígio do xadrez de 16 anos]

0 Respostas a “Os Chineses Vão Dominar o Xadrez Mundial?”

  • Anônimo

    Muito bom artigo, me considero iniciante, mas gostaria de sentar um dia com um cara desse e vivenciar o que é estar no Olimpo do Xadrez. (Aldo Campos)

  • Carlos Henrique Lopes Pinto

    Se continuar nesse mesmo rítmo a China passará em breve a ter a hegemonia mundial, também, no Xadrez

Deixe seu comentário