Campeonato Mundial Feminino 2016 – Parte II

MARIYA MUZYCHUK X HOU YIFAN 

Faltando quatro partidas para o fim do match pelo Campeonato Mundial Feminino, Hou Yiafan deu mais um passo decisivo para reconquistar a coroa. Agora, com dois pontos de vantagens após seis partidas, Hou Yifan reforça seu favoritismo – e Mariya Muzychuk parece ter pela frente uma tarefa quase impossível.

 

 

Depois de um rápido e bonito empate na quarta partida, após mais uma acirrada luta teórica na variante aberta da Ruy Lopez aplicada por Muzychuk,  a quinta partida decepcionou um pouco. De toda forma, mais uma vez, louvável a preparação de Muzychuk, pois sobeu neutralizar facilmente a inglesa de Hou Yifan – que preferiu fugir das discussões teóricas que vinham surgindo após 1.e4.

 

lviv_06_022

[sexta partida: infelizmente o sorriso de Muzychuk não durou muito…]

 

Na sexta partida do match, Muzychuk repetiu a Giuoco Piano aplicada na primeira partida. É bem provável que em algum momento ela tenha chegado mesmo a conseguir vantagem. Contudo, do lance 20 em seguida, a jogadora ucraniana começou a cometer diversas imprecisões. O erro decisivo veio no lance 33. Mais uma vitória de Hou Yifan – e duríssimo golpe para Muzychuk. Perder uma partida de brancas e ficar com dois pontos de desvantagem, apesar de estar mostrando boa preparação, mas sempre esbarrando numa adversária tenaz, é, sem dúvidas, desanimador.

De toda forma, como dito anteriormente, faltam quatro partidas para sabermos quem será a Campeã Mundial. Teremos alguma surpresa ou o match já acabou?

 

 

 

FONTES:

Chess Base

Chess24

Site Oficial

 

              

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 10.03.2016

2 Respostas a “Campeonato Mundial Feminino 2016 – Parte II”

  • Hildeberto neto

    quem tiver torcendo pra ucraniana, aviso que esse é aquele momento que a torcida deixa o estádio.

  • Mark

    Mas ela é linda, para mim deveria ser a campeã, pelo título, "A mais bela enxadrista". !!

Deixe seu comentário