Aeroflot 2016: Najer Campeão

Crônica do Aeroflot Open 2016

 

Enquanto todo o mundo enxadrístico começa a voltar sua atenção para o Torneio dos Candidatos que acaba de começar, ocorreu ontem a entrega de prêmios do fortíssimo torneio aberto Aeroflot 2016. Com quase 300 participantes, divididos em três categorias, e sendo disputado na “Meca enxadrística” de Moscou, a 14ª edição do Aeroflot é um dos abertos mais “duros” do mundo.

 

aeroflot

[Apertem os cintos!]

 

E evidentemente que a grande atração do evento fica a cargo dos participantes do Grupo A. No evento principal, com algumas exceções, somente são aceitos jogadores acima de 2550. A lista esta ano foi encabeçado pelo veterano Boris Gelfand (2735), seguido pelos chineses Bu Xiangzhi (2724) e Wei Yi (2714), além de Anto Korobov (2713) e Ian Nempomniachtchi (2704) no grupo dos acima de 2700. Em seguida, poderíamos citar: Maxim Matlakov (2682), Ernesto Inarkiev (2677), Paco Vallejo (26677), Baadur Jobava (2676), Vladislav Artemiev (2674), Kata Kambsy (2668), etc.

 

Favoritos sofrem

Para termos uma ideia da “dureza” que é essa série A do Aeroflot, logo no início do torneio, o prodígio chinês Wei Yi, número três do torneio, perdeu para o Campeão Europeu de 2011 e analista de diversos GMs da elite, o treinador russo Vladimir Potkin (2585) – que jogou uma pequena bomba teórica na cabeça do enxadrista chinês no lance 9. A partir do lance 12 temos uma posição quase surreal, em que ambos os jogadores erraram, mas o último erro veio por parte do chinês. Vale muito a pena conferir as análises do nosso GM Rafael Leitão para esta partida clicando aqui.

 

wei-yi-petrosian2

[Wei Yi analisando com o GM Tigran Petrosian – onde foi que eu errei?]

 

 

De toda forma, Wei Yi se viu vingado pelo compatriota Wen Yang, que venceu de forma espetacular a promessa russa Vladislav Armetiev (2673). E, mais do que uma vingança, essa talvez tenha sido a melhor partida do torneio. Maiores detalhes clicando aqui – e mais análises do GM Rafael Leitão.

 

Brilhante atuação de Axel Bachmann

Outro que sofreu no torneio foi o Top GM Anton Korobov. O ucraniano levou três grandes golpes. Dois deles foram além de grandes, bonitos. Um deles foi do GM paraguaio Axel Bachmann (2609), que fez um excelente torneio, e acertou Korobov na quinta rodada; o outro foi durante a oitava rodada, contra o GM alemã Matthias Bluebaum (2605). Ambas as partidas podem ser vistas aqui e aqui, respectivamente.

 

Najer campeão, Gelfand vice e Bartel terceiro

Mas falando de coisas boas, o torneio foi vencido pelo russo de 38 anos Najer Evgeniy, atual campeão europeu. Mostrando um xadrez não apenas energético, mas cheio de garra – como foi o empate na última rodada frente o norte-americano Gata Kamsky, quando parecia que Najer estava correndo perigo real. O segundo lugar ficou com o experiente Boris Gelfand. Gelfand, apesar de titubear um pouco no início, apresentou um xadrez extremamente sólido e determinado em seguida. Exemplo disso foi sua partida da rodada 6 e que foi a última a acabar  depois de 119 lances. Na última rodada, Gelfand foi o penúltimo a terminar sua partida, depois de 79 jogadas. O terceiro lugar ficou com polaco Mateusz Bartel (2625) – o que não deixou de ser uma surpresa, mas presenteou o seu estilo lutador.

 

aeroflot-winners2

[Bartel, Gelfand e Najer:

“Ei, garoto, pare de fazer pose. A estrela aqui sou eu”]

 

Que venha agora o torneio de Candidatos!

 

FONTES:

Chess24

Site Oficial

 

Conheça nosso canal no Youtube!

 

              

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12.03.2016

2 Respostas a “Aeroflot 2016: Najer Campeão”

  • Hofaragao1

    Duas considerações: 1) o redator, desta feita, escreveu dormindo, dada a quantidade de erros de escrita (o que é raro aqui, diga-se de passagem); 2) Bartel não é exatamente surpresa, pois já foi campeão do Aeroflot, se não me engano, em 2012. Saudações enxadrísticas a todos!

    • Rafael Leitão

      Vou dar um puxão de orelha no redator kkk. O Bartel é muito forte, mas não deixa de ser uma pequena surpresa, já que não era um dos favoritos no rating. Mas nesse nível 2600+ tudo é possível!

Deixe seu comentário