Carlsen E Nakamura Estão Na Final do Grandmaster Blitz Battle

 

 O “Grandmaster Blitz Battle Championship” é um torneio virtual, patrocinado pelo site Chess.com, e que conseguiu reunir 8 jogadores da elite do xadrez mundial – inclusive o número um do mundo e atual Campeão Mundial: o GM norueguês Magnus Carlsen (2857). Mas, além de Carlsen, a disputa contou com Maxime Vachier-Lagrave (2819); Fabiano Caruana (2807); Levon Aronian (2792); Hikaru Nakamura (2791); Alexander Grischuk (2754); Pentala Harikrishna (2752); e Tigran Petrosian (2589).

 

Jogado no formato “mata-mata”, os matchs entre os jogadores possui duração de 3 horas, sendo: 1h30min de partidas de 5 minutos com 3 segundos de acréscimo; 1h de partidas com 3 minutos com 2 segundos de acréscimo; 30 minutos com partidas de 1 minuto com 1 segundo de acréscimo. Detalhe importante: todas as primeiras partidas de cada ritmo são disputadas no exótico “Chess 360” (onde a posição das peças no início é embaralhada).

O evento, que conta com uma quantia razoável de premiação, ao menos para torneios online (cerca de US $ 40.000 no total), vem sendo disputado desde o começo de abril e, recentemente, tivemos a definição da tão aguardada final.

 

blitz2

 

 

MAGNUS CARLSEN X ALEXANDER GRISCHUK

 

Numa das semifinais, Magnus Carlsen venceu o atual Campeão Mundial Blitz, o GM russo Alexander Grischuk.

 

No início, Grischuk parecia que estava disposto a complicar a vida de Carlse, vencendo as duas primeiras partidas. Mas, em seguida, Magnus obteve três vitórias consecutivas. E, a partir de então, Carlsen nunca mais abandonou a liderança (bem, na verdade, em determinado momento Grischuk conseguiu igualar o marcador – ainda que por apenas um jogo). Entretanto, nos últimos trinta minutos finais, no ritmo 1 minuto com 1 segundo de acréscimo, o norueguês mostrou por que é considerado o melhor jogador do mundo, independente do ritmo de jogo: 8-1 no marcador. Sim. Carlsen “carimbou” 8-1 naquele que é tricampeão mundial blitz…

 

blitz3

 

Resultado final: Carlsen duplicou a pontuação de Grischuk na meia hora final do match e saiu vitorioso com o acachapante resultado de 16-8.

 

 

HIKARU NAKAMURA X MAXIME VACHIER-LAGRAVE

 

Na outra semifinal tivemos o encontro do GM francês Maxime Vachier-Lagrave, atual segundo do mundo e, obviamente, numa fase impressionante, e Hikaru Nakamura, considerado por muitos o melhor jogador de blitz do mundo – sobretudo no “bullet”, partidas de 1 minuto ou menos.

 

O match entre Nakamura e Lagrave bateu o recorde de partidas disputadas (já a disputa se dá pelo máximo de partidas de determinado ritmo dentro do tempo estipulado. Exemplo: o máximo de partidas de 5min com 3seg de acréscimo dentro de uma hora – não importando se serão jogadas 10 partidas ou 20). Os dois jogaram 32 partidas (!). 6 partidas a mais que o recorde anterior (25).

 

E o vitorioso foi o GM norte-americano com um placar não menos impressionante que o do Campeão Mundial (na verdade, até mais impressionante!): 21,5-10,5. Sendo que, da partida 24 em diante, Nakamura pontuou da seguinte forma: 11 vitórias, 6 empates, 1 derrota.

 

Combo Olímpico 50 (1)

 

 

A FINAL: CARLSEN X NAKAMURA

 

A final do Grandmaster Blitz Battle Championship deve acontecer antes da final do Campeonato Mundial entre Carlsen e Karjakin. E sem nenhuma dúvida ela é esperada por todo o mundo enxadrístico, pois, apesar da enorme vantagem que Carlsen possui no ritmo clássico frente a Nakamura (embora o norte-americano tenha conseguido sua primeira vitória recentemente – o que deve contar para ele como um grande incentivo), Nakamura possui uma fama mitológica no xadrez virtual com seus mais de 3.500 pontos no ICC e também sendo número 1 na plataforma do site patrocinador do evento, o chess.com.

Quem será que leva esta final? Façam suas apostas!

 

FONTES

Chess.com

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 28.08.2016

 

One Reply to “Carlsen E Nakamura Estão Na Final do Grandmaster Blitz Battle”

  • Cesar Ericeira

    Minha expectativa é oceânica para este clássico do xadrez mundial. Entretanto aposto na vitória de Magnus Carlsen

Deixe seu comentário