Superliga Turca de Xadrez: Desfile de Estrelas

 

 

Enquanto as Olimpíadas de Xadrez não chegam, vamos nos aquecendo com outros torneios similares.

 

Entre rasgados elogios por parte jogadores e técnicos, a Super Liga Turca de Xadrez, que se iniciou no dia 27 do mês passado e terminou no último dia 05, deu muito mais do que um exemplo de organização e respeito aos atletas: foi um verdadeiro desfile de grandes nomes do xadrez mundial.

 

 

turco2

As áreas espaçosas com buffet e mesas de lanche foram elogiadas pelos jogadores. O GM espanhol Ivan Salgado Lopez comentou: “Eu achei a organização fantástica. Foi uma das melhores organizações que já vi. Aqui todas as equipes ficaram no mesmo hotel e isso é fantástico, pois, assim, todas as equipes possuem as mesmas condições. Além disso, o hotel é fantástico”.

 

Shakhriyar Mamedyarov (2765); Ernesto Inarkiev (2730); Vasily Ivanchuk (2728); Ivan Cheparinov (2688); Vladmir Fedoseev (2665); Baadur Jobava (2669); Sergei Zhigalko (2653); Aleksander Rakhmanov (2653); Ivan Salgado Lopez (2651); Yuriy Kuzubov (2635); Boris Savchenko (2633); e Aleksander Moiseenko (2649), foram algumas das estrelas do fortíssimo torneio.

 

Banner Info site 540 x 360 novo6

 

Disputado em treze rodadas (pelo sistema schüring – todos contra todos), o evento terminou com uma retumbante vitória da equipe Top Team Hatay, time do GM Ivanchuk, seguido pelo time Kayseri Sports Club. O bravo e “exótico” (no melhor sentido) Ivanchuk jogou um xadrez firme no tabuleiro 1 de sua equipe. Sua vitória contra o lendário “lenhador” Mamedyarov foi um exemplo da magistral classe de “Chuck”. Clique aqui e veja a partida comentada pelo nosso GM Rafael Leitão.

 

E como não só de classe vive o homem, Ivanchuk mostrou que um pouco de sorte também não faz mal à ninguém – ou, ao menos, um erro do adversário. Clique aqui e veja a vitória de Ivanchuk depois do erro final do GM russo Boris Savchenko.

 

turco3

Boris Savchenko e Vasily Ivanchuk

 

 

Enquanto o resultado da equipe Hatay não foi nenhuma surpresa, considerando seus quatro GMs, além do número um do torneio, o mitológico Ivanchuk, o time de Kayseri, certamente, acabou sendo uma grata surpresa – já que contava com apenas dois GMs em suas fileiras: Moiseenko e Jobava. Em terceiro lugar ficou a equipe Aquamatch Chess Club, do GM Ernesto Inarkiev.

 
turco4

 

O GM Inarkiev, atual campeão europeu, somou 8,0 pontos em 11 possíveis e teve uma performance de 2800.

 

Talvez este tenha sido o último grande evento por equipes do xadrez mundial antes das Olimpíadas. E aí? Preparados?

 

 

FONTES

Site Oficial

Chess Base

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12-08-2016

 

No comments

Deixe seu comentário