Mais Uma Norma de Quintiliano: É do Brasil, Sil, Sil!

Calma, leitor. Sabemos o que você deve estar pensando:

 

“Ué, mas eu já não li esta matéria semana passada?” (clique aqui).

“Será que a Redação d´Academia errou e publicou a mesma notícia de novo? Aquele pessoal é meio doido, vai saber…”.

“Será que foi um erro da matrix (déjà vu)?”

 

quinti2

Referência Nerd

 

Não. Não é nada disso. Vamos explicar.

 

Comece esquecendo Michael Phelps, Usain Bolt – e muito mais Neymar e companhia. Enquanto metade do Brasil, e do mundo, está distraído pelas Olimpíadas do Rio, e pela velocidade e rapidez de tantos atletas, o verdadeiro “ligeirinho” não se apresentou em pistas, gramados ou piscinas. Mas, sim, no tabuleiro mesmo. E em dose dupla.

 

quinti3

Ándale!, Ándale!, Arriba!, Arriba!

 

OS TORNEIOS

 

Depois da vitória e da primeira norma de Grande Mestre conquistada no Magistral Grafica Yael, finalizado no último dia 05, um dia depois, no dia 06, e foi até o dia 12, o MI Renato Quintiliano já estava mais uma vez de volta aos tabuleiros. Desta vez o desafio foi no XX Magistral de la Republica Argentina – Copa Mercosur, em Vila Martelli. E junto com Quintiliano o MI Yago de Moura Santiago – que também havia jogado o Magistral Grafica Yael e também levou uma norma para casa (sua terceira).

 

Mas se para Yago o título de GM agora parece ser uma questão de tempo, ou melhor, de rating, para Quintiliano ainda há um longo caminho a seguir. Ou não tão longo assim.

 

XX MAGISTRAL DE LA REPUBLICA ARGENTINA – COPA MERCOSUR

 

Disputado em 9 rodadas, o XX Magistral de la Republica Argentina – Copa Mercosur foi vencido pelo MI chileno Pablo Salinas Herrera, com 6,5 pontos. Mesma pontuação, mas melhor desempate, que o GM argentino Federico Perez Ponsa.

 

E o terceiro lugar ficou com o nosso MI Renato Quintiliano – com 6,0 pontos (4 vitórias, 4 empates e 1 derrota). Renato somou mais 20 pontos de rating e, o mais importante, e surpreendente, levou, em menos de 10 dias, mais uma norma de Grande Mestre para casa! Nas palavras do nosso herói (via sua página pessoal do Facebook):

 

“Saiu mais uma norma de GM! Dessa vez no XX Magistral de La República Argentina – Copa Mercosul – Numa situação tensa na última rodada, onde tanto eu como meu adversário precisávamos vencer pra fazer a norma, consegui fazer uma boa partida de brancas e marcar o ponto! Muito feliz com esse resultado incrível de duas normas seguidas e por ter conseguido lutar até o fim em todas as partidas, muito obrigado a todos que mandaram mensagens de apoio ou acompanharam o torneio, e que venha amanhã o Continental de Rápidas!”.

 

Uma das vitórias mais importantes do MI Quintiliano foi, além da citada tensa batalha da última rodada, contra o MI argentino Sebastian Iermito, a contra o jovem GM Argentino Alan Pichot – clique aqui e confira as análises do GM Rafael Leitão para a partida.

 

Yago não fez um torneio tão bom quanto o anterior e terminou na quinta colocação (3,5 pontos: 2 vitórias, 3 empates e 4 derrotas). Mas, de toda forma, ainda deve estar na emoção da conquista anterior. Como dissemos: uma questão de tempo!

 

 

PANAMERICANO RÁPIDO E BLITZ

 

E já que a história é emendar um torneio atrás do outro, vamos com mais dois: os Continentais de Xadrez Blitz e Rápido, de 13 a 15 de Agosto – e com a participação especial de outros enxadristas brasileiros.

 

No rápido, em 11 rodadas, a vitória ficou com o GM argentino Diego Flores, com 9,0 pontos – seguido pelo MI Pablo Salinas Herrera, também 9,0 pontos, e o GM argentino Federico Perez Ponsa, com 8,5 pontos.

 

O melhor brasileiro foi o GM Krikor Mekhitarian que sou 8,0 pontos e terminou na 7º colocação. O MI Quintiliano ficou em 12º (7,5 pontos). Ainda tivemos, representando o Brasil: 15º Carlos Rodrigo Born (7,5); 22° MI Yago Santiago (7,0); 47º MF Frederico Matsuura (6,0); 51º Luis Ernesto Pereira (6,0); 60° MN Ivan Mesquita (5,5); 61º MI Francisco Trois (5,5); 63° MF Reinaldo Chemin (5,5); 89° WCM Tatiane Coelho (5,0); 95º Jorge Roberto Gonçalves (4,5); 121º Thamyres Pinheiro (3,0). Total de 129 jogadores.

 

Mas foi no Blitz que o Brasil brilhou mais uma vez. Que nosso MI brilhou mais uma vez.

 

Quintiliano venceu o Continental Blitz com 10,5 em 13 (10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) – com destaque para as 6 vitórias seguidas nas últimas 6 rodadas! Comentou o nosso “ligeirinho” em sua página pessoal do Facebook:

 

Eu não sei nem o que escrever mais aqui, Campeão Continental Blitz 2016!! Partiu Mundial Blitz no Qatar em dezembro! Sem palavras pra descrever a alegria desse momento. Em tempo, dedicar essa vitória pro meu maior fã e apoiador, que já não pode estar aqui para acompanhar minhas viagens e torneios, mas com certeza está feliz com todas essas conquistas, obrigado por tudo pai! Me ensinou a lição mais valiosa no xadrez, “pra um ganhar, o outro precisa perder”, e a seguir em frente sempre! E parabéns a todos os pais no dia de hoje J

 

quinti4

“Hoje foi um dia que eu descobri que não sou muito bom pra fazer discursos em momentos de euforia… ‪#‎ContinentalBlitz ‪#‎Campeão ‪#‎BuenosAires ‪#‎Chess”

 

 

Além do título de Campeão, como dito, Quintiliano conseguiu a classificação para o mundial que acontecerá em Dezembro em Qatar. E ele não vai sozinho. O GM Krikor Mekhitarian, que ficou em terceiro lugar (10,0 pontos – mesmo número de pontos do segundo lugar, mais uma vez ele, o MI chileno Pablo Salinas Herrera). O restante dos brasileiros ficaram assim (dum total de 147 jogadores):

 

 

 JogadorPontuaçãoColocação
IMQuintiliano Pinto Renato R.10,51
GMMekhitarian Krikor Sevag10,03
NMGoncalves Ivan Mesquita V8,515
IMSantiago Yago De Moura8,517
Born Carlos Rodrigo7,536
FMMatsuura Frederico7,547
Goncalves Jorge Roberto7,052
IMTrois Francisco R.T.7,060
FMChemin Justo Reinaldo7,066
Pereira Ernesto Luis De Assis6,088
WCMCoelho Tatiane Cristina5,0122
De Almeida Helio Luiz Augusto4,5131
Pinheiro Thamyres R. Almeida1,5146

 

Parabéns para todos os nossos participantes e, claro, ao nosso “Ligeirinho”: tanto pela rapidez da norma; quanto na rapidez do ritmo! Sem dúvida: único camisa 10 possível

 

quinti5

(foto marcos Vinícius Torsani)

 

FONTES

Chess Results (XX Magistral de la Republica Argentina)

Chess Results (Blitz e Rápido)

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 17.08.2016

 

No comments

Deixe seu comentário