“Só mais uma coisa”
“Só mais uma coisa…” era a frase mais aguardada nos discursos do empresário e inventor norte-americano Steve Jobs (1955-2011) durante as sucessivas Macworld (a feira oficial da empresa Apple e que acontecia no início de janeiro de cada ano na cidade de São Francisco, Estados Unidos) – ou mesmo nas palestras posteriores que passou a apresentar sobre tecnologia e mundo corporativo. De toda forma, após a famosa frase, Jobs anunciava os maiores lançamentos de sua empresa naquele ano ou concluía com a “chave de ouro” sua fala – e, assim, algum pensamento lapidar, daqueles para colocar no perfil do facebook e esbanjar sabedoria para os amigos. Enfim: não se sabe ao certo quando isto começou, mas o bordão virou piada e sempre retornava para delírio dos fãs.
“mais uma coisa”
Pois bem. Todos os enxadristas hoje sabem o quanto a tecnologia e a internet estão presentes no jogo de xadrez. É praticamente uma simbiose. Em pleno século XXI, de supercomputadores ao “xadrez online” (escondido, ou não, do chefe), somos seres conectados por natureza. Mas, nós, enxadristas, somos ainda mais. Acompanhamos torneios; atualizamos nosso banco de partidas semanalmente (mesmo que faça 5 anos que não joguemos um torneio); compramos aquela engine que tem 3000 de força (mesmo que um Atari já fosse suficiente para nos dar trabalho); começamos a ter crises de abstinência se não conseguimos, em alguma hora do dia, jogar aqueles relaxantes, ou estressantes, blitz online. Em resumo: somos metade humano, metade máquina.
(qual enxadrista nunca pensou que esta história das máquinas se voltarem contra o homem não vai começar no dia que um Fritz, ou um StockFish da vida, resolver se rebelar contra nós? “Não Irei mais analisar suas péssimas partidas, humano tolo. Você que irá analisar as minhas. Rá Rá Rá” – risada mecânica)
Entretanto, “só mais uma coisa”…
Os Tops e o Instagram
Nem só de variantes cibernéticas vive o enxadrista. E, paradoxalmente, apesar do lado “frio e calculista” da internet, ela também nos proporciona uma janela para o nosso lado mais humano. Portanto: os enxadristas são pessoas normais. Mais: os enxadristas do topo também são pessoas normais. Com vidas normais. Ainda que atreladas ao mundo virtual – o que, na verdade, hoje, deve ser justamente a normalidade.
Desta forma, e aproveitando o clima de ócio, quer dizer, férias, que tomou a Academia, e os torneios esta semana, resolvemos dar uma procurada em alguns jogadores famosos na rede social mais espontânea do mundo virtual. O mais do que conhecido Instagram – e lembrarmos, por que não?, que eles são pessoas iguais a nós.
Magnus Carlsen
É claro que o campeão mundial possuiu Instagram. Carlsen é da geração que já nasceu batendo nas teclas do computador e analisando as partidas com o Fritz. E as fotos demonstram que ele realmente é o campeão mundial, já que:
Ninguém me pega, lero-lero!
Você sabe que o cara joga muito mais xadrez que o resto dos mortais quando ele tem grandes ideias através de um Lego…
Sergey Karjakin
E o próximo desafiante ao título também está lá marcando presença, embora de forma mais “família”.
Ou fazendo um comercial das Casas Bahia (vai dizer que não parece?)
Fabiano Caruana
O terceiro melhor jogador do mundo hoje, e atual campeão norte-americano, também possui um Instagram movimentado. Inclusive, recentemente ele foi premiado com uma visita aos Estúdios da produtora cinematográfica Universal, em Orlando, na Flórida. Veja a alegria do GM no início desta grande aventura:
Podemos notar que Caruana se passaria perfeitamente por um adolescente brasileiro que ganhou uma viagem para Disney no aniversário de 15 anos.
Percebem a alegria? (devia estar louco para ir para o quarto do hotel e olhar umas partidas de xadrez)
Nigel Short
Já houve mais animação no Reino Unido. Quem sabe agora, com a saída da Inglaterra da União Europeia…
Shakkriyar Mamediarov
Mamediarov, mais conhecido pelos enxadristas brasileiros como “o lenhador”, é um dos mais ativos na rede social. Inclusive com a criação de novas modalidades.
Depois do Chess-Boxe, Chess-Queda de braço
Brincadeira. Foi uma piada a legenda de cima (falando em “cima”, acima, à esquerda, o GM Mamedov)
Hikaru Nakamura
O enxadrista patrocinado pela Redbull, também está lá, embora de forma discreta.
Sim. Redbull realmente te dá asas. Ou pelo menos pernas.
Quem conseguir explicar a foto do perfil do GM norte-americano ganha um mês de assinatura grátis n’Academia
Teimor Radjabov
Esse aqui gosta de “fotinho”. Mais: fanático por futebol, segue Neymar e Messi, além de alguns jogadores de tênis – ou a cantora Taylor Swift… E o nosso GM Leitão também!
Momento importante: Radjabov foi ao dentista. Por essa você não esperava, hein?
Velozes e Furiosos?
Uma boa preparação também é feita de Sexy Appel
Rafael Leitão
E claro que não poderia faltar “o chefe”: @gmrafaelleitao
Com o futuro dono da Academia!
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 05.07.2016.
A primeira foto do Radja, ta mais pra dentista, não?
Perfil do GM Nakamura?!
I -je régler
RAFAEL O davi e sua foto copia kkk parabens!!!