Rafael Leitão É Campeão do Aberto de Três Barras

Começou quinta-feira (23) e terminou hoje (26) mais um Aberto do Brasil. Desta vez a etapa foi em Canoinhas/Três Barras – “ué”, por que o nome de duas cidades? Como assim? Jogou-se cada rodada em uma? Não: é que a distância em linha reta entre Três Barras e Canoinhas (ambas em Santa Catarina), é de exatos 10.78 km – aproximadamente 17 minutos.

Mas o importante é que o evento foi, provavelmente, um dos Abertos do Brasil mais fortes deste ano até o momento. Tivemos a participação de 4 GMs (nosso Rafael Leitão; Krikor Mekhitarian; o mais novo GM brasileiro Evandro Amorin Barbosa; e Everaldo Matsuura) e 2 MIs (Leandro Perdomo e Renato Quintiliano).

 

3 barras 2016 Quintiliano

[Leitão 1 – 0 Quintiliano]

 

O “caneco” ficou com o conectado GM Rafael Leitão com 5,5 pontos em 7 rodadas. Campeão invicto, Rafael teve um emparceiramento difícil, pois acabou enfrentando todos os titulados listados acima! Na segunda rodada, Rafael venceu o MI Renato Quintiliano; na terceira, empatou com o GM Everaldo Matsuura; na quinta, empatou com o MI mais brasileiro da Argentina, o “goiano” Leandro Perdomo; e, na sexta, empatou com o GM Evandro Barbosa.

Destaque para a última rodada, quando tivemos o confronto direto entre o nº 1 do Brasil, Rafael Leitão, e o atual campeão brasileiro, Krikor Mekhitarian: vitória de Leitão.

O título do torneio veio através do melhor desempate entre ele, Rafael Leitão, Evandro, Perdomo, Quintiliano e Matsuura. Foi suado!

Para termos uma ideia da dificuldade do torneio, na última rodada, Rafael, com 4,5, jogou na mesa 3 contra o GM Krikor – a liderança estava na mesa 1 entre Quintiliano e Evandro, ambos com 5,0 pontos, mas a partida entre eles terminou em empate. Na mesa 2 acontecia o embate entre o MI Perdomo e CM Gabriel de Borba, vencido pelo MI argentino. Entretanto, a atuação de Gabriel merece destaque: o jovem CM de 12 anos venceu na terceira rodada o GM Krikor e mesmo com a derrota para Evandro, na quinta, e Perdomo na última, Gabriel (1898) fez uma performance de 2201, terminando na sétima colocação e ainda somou mais 60 pontos de rating!

 

carlsen borba

[O Campeão Mundial Magnus Carlsen e o jovem Gabriel de Borba – seria um sinal?]

 

Aliás, o irmão de Gabriel, Guilherme, sub-16, também fez um excelente torneio – ganhando, por exemplo, na terceira rodada, o enxadrista Dawton Lemos, que havia vencido o GM Krikor no segunda rodada. Guilherme só foi superado pelo campeão do torneio e pelo MI Perdomo. E tudo isso sem ter jogado a primeira rodada! Essa família vai longe…

A classificação final do torneio ficou assim:

 

 

Parabéns a todos os participantes e à organização de altíssimo nível do torneio (excelentes hotel e salão de jogos), sob o comando de Marco Antonio de Souza (foto de capa).

E, sobretudo, parabéns ao Campeão (vale a pena puxar o saco do chefe!). Amanhã tem churrasco no prédio d´Academia!

 

Fontes:

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 26.06.2016.

 

Combo de 8 aulas de abertura com 50% de desconto. Aproveite!

Combo Aberturas e4 banner

2 Respostas a “Rafael Leitão É Campeão do Aberto de Três Barras”

  • Ivan Tadeu Couto Rojas

    Parabéns mestre. O Sr. conseguiu qts pontos Elo a mais?
    sua classificação internacional é de ?

    • Rafael Leitão

      Ganhei 4 pontos.

Deixe seu comentário