Grand Chess Tour Leuven: Carlsen do Começo ao Fim!

Uma semana depois do fortíssimo torneio de Paris, parte do circuito Grand Chess Tour, tivemos mais uma etapa do evento. E nos mesmos moldes do anterior. Mas desta vez o país escolhido foi a Bélgica – mais precisamente a pacata cidade histórica de Leuven. O “Your Next Move Grand Chess Tour – Leuven” contou com todos os jogadores da etapa passada, com exceção do GM Laurent FressiNET (o GM mais conectado do xadrez mundial). Em seu lugar um reforço de peso: o ex-campeão mundial Viswanathan Anand. Os participantes, portanto, foram: Magnus Carlsen; Viswanathan Anand; Vladimir Kramnik; Fabiano Caruana; Anish Giri; Maxime Vachier-Lagrave; Hikaru Nakamura (campeão da etapa de Paris), Levon Aronian;Wesley So; e Veselin Topalov.

 

leuven salao de jogos

O bonito salão de jogos de Leuven – praticamente um altar…

 

No primeiro dia do torneio parecia que as coisas tinham se invertido não só para o Campeão de Paris, Nakamura, mas também para Carlsen. Após cinco partidas no ritmo rápido, a liderança ficou com o “penetra” da festa. Anand, com 3,5 pontos, liderava isolado – meio ponto à frente de Caruana, o segundo colocado. O bom desempenho de Anand no primeiro dia pode ser visto atrás da excelente vitória em cima do GM francês, amigo do nosso GM Felipe El Debs, Maxime Vachier-Lagrave (veja a partida analisada pelo GM Rafael Leitão) – e vale ver o empate com peça a menos que Anand conseguiu frente a Fabiano Caruana. Praticamente uma vitória! E logo depois da rodada, o ex-campeão mundial comentou: “quando perdemos peças é muito mais fácil calcular”.

 

leuven anand

Anand: chegou assim, discreto, assim, meio tímido, e saiu liderando o torneio

 

Mas e Carlsen e Nakamura? Os dois rivais amargaram a nona e a décima posição, respectivamente. Carlsen com apenas uma vitória, dois empates e duas derrotas; Nakamura com uma vitória, um empate e surpreendentes três derrotas. O pior talvez tenha sido que a única vitória de Nakamura foi justamente em cima de Carlsen, mas de uma maneira muito pouco usual: com uma singela e genuína pendurada de peça por parte do atual Campeão Mundial. Enfim: parecia que esse não era o torneio de nenhum dos dois…

 

leuven carlsen

Você acha mesmo isso?

 

Pois é. Mas só parecia. Ao menos para Magnus “Super Nova” Carlsen (o “Super Nova” fica na conta do enxadrista paulista Alexandre Sigrist). Carlsen fez simplesmente 100% dos pontos no segundo dia (4 vitórias) e terminou esta primeira fase do torneio liderando a competição. Impressionante, sem dúvida. Tão impressionante quanto a vitória de Magnus sobre Anand: uma verdadeira aula posicional no pré-final da partida. Veja essa obra-prima!

Portanto, a primeira parte da competição terminou assim:

 

leuven tabela 1

 

Nós aqui falando de Carlsen, Anand, Nakamura, mas não podemos esquecer dele: Wesley So “Safadão” – Ah! 99% anjo, mas aquele 1% por cento… 

Os dois últimos dias das partidas blitz foram obviamente mais corridos – 18 partidas no total! Mas mesmo assim é claro que a emoção continuou – e a liderança de Magnus também!

E o primeiro dia do blitz não foi o melhor dia para Carlsen, é verdade. Das oito partidas do dia, Magnus recebeu mate em um de Caruana (se você estiver com o sadismo afiado, confira a partida aqui) e foi superado contra Vachier-Lagrave. Além de ganhar e empatar posições perdidas contra Topalov e Anand. Apesar disso, no confronto direto contra So, Carlsen levou a melhor – e, assim, a liderança mais uma vez.

E o último dia do torneio blitz não foi muito diferente, embora tenha sido um “pouco melhor” para o campeão mundial: quatro vitórias nas cinco primeiras partidas! Sim: simplesmente imparável.

A classificação final do blitz:

 

leuven tabela 2

 

E a classificação geral do torneio:

 

leuven tabela 3

 

A vida de Karjakin, no final do ano, não será nada fácil – aliás, haverá uma prévia do duelo no Grand Slam de Bilbao, no mês que vem. Como será este encontro? Se depender da “fome de bola” que anda o Campeão Mundial, apesar de alguns tropeços, acho que podemos ter uma ideia…

 

Fontes:

Site oficial

Chess24

Chess Base

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 21.06.2016.

No comments

Deixe seu comentário