A Partida Que Alekhine Ganhou Três Vezes

A Partida Que Alekhine Ganhou Três Vezes

A Partida Que Alekhine Ganhou Três Vezes de um soldado alemão

Nas últimas décadas o Clube de Xadrez de Curitiba (CXC) foi frequentado por uma figura culta, com bom nível de xadrez, e com uma extrema habilidade em fazer piadas. Por esse último motivo, era reconhecido por todos como “Mestre”.

Sempre que chegava no CXC e se deparava com um blitz, o “Mestre” logo soltava uma frase típica: “Nessa posição eu te ganho fácil de brancas e, de pretas, eu demoro um pouquinho, mas ganho também!”.

A plateia da partida, ignorante na comparação com o vasto conhecimento daquele indivíduo, nem imaginava que a piada do “Mestre” fazia uma alusão a uma história vivenciada pelo ex-campeão mundial, Alexander Alekhine.

C:UsersUserDesktop1.png

 

Alekhine x soldado alemão

Durante a II Guerra Mundial, em 1943, Alekhine era o melhor do mundo e estava na cidade de Praga (atual capital da República Tcheca), onde realizou uma simultânea em um quartel general alemão. Em uma determinada partida, Alekhine estava de brancas e produziu-se a seguinte posição:

 

C:UsersUserDesktopposiçao 1.png

O lance é das pretas, como você jogaria?

 

Não vendo formas de evitar Dh8#, já que 1…g6 levaria 2.Dh7+ Rf8 3.Dh8+ Bxh8 4.Txh8#, o soldado alemão disse: “Mestre, eu abandono porque não posso evitar o xeque-mate em h8!”.

Alekhine, sem dizer uma única palavra, deu a volta no tabuleiro e, agora com as peças pretas jogou 1…Th4. O soldado teve que jogar 2.Cxh4, já que com 2.Txh4 levaria De1 com mate na sequência. Após o soldado capturar a torre com o cavalo, Alekhine jogou Dc3, ameaçando mate na casa b2.

 

C:UsersUserDesktopposição 2.png

O lance é das brancas, como você jogaria?

 

Mais uma vez, o soldado – agora com as brancas – se sentiu impotente, pois em caso de 1.Rc1, as pretas jogariam 1…Da1+, capturando a torre e, em seguida, o cavalo ficaria cravado. Por esse motivo, o soldado abandonou pela segunda vez.

No entanto, Alekhine virou o tabuleiro mais uma vez e, agora com as brancas, jogou o espetacular 1.Dh8+, obrigando as pretas a capturarem a dama com Rxh8. Alekhine seguiu com Cg6+, seguido de Th8#, vencendo a partida pela terceira vez.

 

C:UsersUserDesktopposição 4.png

Posição após 1.Dh8+, Rxh8, 2.Cg6+, Rg8 e 3.Th8#

 

De fato, apesar de toda a genialidade do Alekhine, o soldado alemão tinha um cálculo pífio. Infelizmente, o pobre guerreiro não tinha acesso às aulas da Academia Rafael Leitão, mas você não tem desculpa.

 

Adquira o Acesso Total e melhore não apenas no cálculo, mas em todas as fases do jogo.

 

Você já se sentiu envergonhado ou irritado após uma partida por cometer um grave erro no cálculo? Conte sua experiência nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Comment ( 1 )

  • Rafael

    Não abre os pgns pelo celular

Post a Reply