Para aprender um idioma ou começar a jogar futebol, quanto mais jovem a pessoa é, melhor. Por outro lado, não existe melhor idade para começar a jogar xadrez. Sempre é possível aprender! O xadrez é um jogo de estratégia e estimula muito o cérebro de quem joga. Por esse motivo, é recomendado a qualquer pessoa, de qualquer idade, desde crianças a idosos. Muitos dos grandes campeões mundiais, por exemplo, começaram suas vidas de enxadristas muito cedo, sempre estimulados pelos familiares.
Está sem tempo para ler agora? Escute a versão em áudio do artigo!
Quer aprender a jogar xadrez? No post de hoje, vamos ver quais são as melhores idades para começar a jogar xadrez e como aprender em diferentes faixas etárias.
Crianças
Quando ensinamos xadrez a uma criança, é bem provável que ela assimile as regras com mais facilidade, uma vez que seu cérebro está cognitivamente mais apto a apreender informações e armazená-las bem. Rafael Leitão, heptacampeão brasileiro e Grande Mestre, começou aos 6 anos de idade. Sergey Karjakin, que começou aos 5, tornou-se Grande Mestre aos 12 anos e 7 meses, o mais jovem GM de toda a história! Bobby Fischer, Boris Spassky, Garry Kasparov e Magnus Carlsen são exemplos de campeões mundiais que também começaram cedo. Não podemos jamais subestimar as crianças.
Jovens e adultos
Apesar dos benefícios e dos avanços pessoais obtidos por aqueles que começam a carreira de enxadrista ainda crianças, a maioria dos jogadores profissionais de xadrez desponta somente quando estão jovens ou quase adultos. O processo de evolução de um enxadrista pode muitas vezes ser lento, já que a progressão acontece com a experiência dos jogadores à medida que disputam novos campeonatos com adversários mais fortes, que oferecem partidas mais complicadas.
Idosos
Não existe uma idade ideal para quem quer aprender a jogar xadrez: mesmo na terceira idade ele é muito benéfico. O jogo é uma forma muito interessante de manter a mente ativa, por isso é muito comum vermos em praças vários idosos se reunindo para jogar. É uma atividade que ocupa o tempo e diverte, principalmente aqueles que preferem exercícios mentais a exercícios físicos.
Benefícios reais do xadrez
Como não existe melhor idade para aprender xadrez, qualquer faixa etária é beneficiada pelos aspectos de enriquecimento do jogo. Entre os benefícios, temos a maturidade intelectual, a melhora na disciplina, a melhora na antecipação de acontecimentos, o treinamento do pensamento crítico, a evolução das habilidades de raciocínio lógico, cálculo e estratégia, visão mais clara das consequências tomadas etc.
Xadrez na escola
O xadrez é um forte aliado na educação. Em determinadas matérias, como matemática, os resultados podem ser impressionantes. A ligação entre o xadrez e a lógica, a estratégia e a habilidade de calcular e prever jogadas tem um impacto evidente nas crianças: quem joga desde cedo tem mais facilidade com progressões, probabilidade, geometria e com os mais diversos problemas matemáticos. As pessoas têm sido estimuladas a jogar xadrez cada vez mais, não só pelos pais, mas pela própria escola! Muitas instituições têm trabalhado para incluir o jogo como uma alternativa saudável e aliada ao crescimento educacional.
A verdade é que não existe uma melhor idade para começar a jogar xadrez. Se você quer aprender, qualquer que seja a sua faixa etária, sempre dá tempo de começar e se beneficiar muito de tudo o que o esporte traz. E você, quando começou a jogar? Conte sua experiência para a gente nos comentários!
Aprendi a jogar com 17 anos, agora compreendo melho a matematica
Eu aprendi a jogar ainda jovem, cheguei a ser campeão carioca universitário em 1962, mas abandonei aos 20 anos. Voltei a me interessar agora, mas ainda não joguei nenhuma partida. Tenho 75 anos de idade. Não sei se vou melhorar, mas vou continuar enquanto estiver gostando de aprender e de jogar.
Aprendi a jogar com 12 anos, comecei a competir com 19 anos. Xadrez é maravilhoso.
Minha filhota teve seu primeiro contato com um tabuleiro de Xadrez no dia que nasceu, quando olhou para ele e fixou o olhar. Com poucos meses brincava com as peças. Hoje, com 3 anos, passa mais de duas horas diárias envolvida com o jogo. Duvida? Instagram @sila_theway
Comecei jogando xadrez com 12 anos, depois participei de campeonatos em escolas, ate os 15 anos. depois joguei eventualmente, participei de um capeonato na empresa onde trabalho. Fiquei com prata. Segui jogando contra o computador ( chess Master ), mantive um rating de 1500-1600. Parei de novo. Estou retornando a 6 meses contra o computador. Presencial a covid nao deixa. Acho que tenho 1500 de rating. Mas sinto que posso subir bem mais. Sao detalhes.
Eu comecei a jgr esse ano na escola, tenho 12 anos.