RENATO QUINTILIANO E YAGO SANTIAGO: DUAS NORMAS DE GM PARA O BRASIL!
Começou no último dia 30 e terminou ontem, dia 5, na Argentina, o Magistral de GM Grafica Yael – Torre Blanca 2016 – que aconteceu nas dependências do Círculo de Ajedrez Torre Blanca, em Buenos Aires.
Disputado em nove rodadas pelo sistema Schüring (todos contra todos) o torneio contou com a participação dos seguintes jogadores: GM uruguaio Andrés Rodrigues (2504); MI argentino Sebastian Iermito (2486); GM norte-americano (mas argentino de coração) Robert Hungaski (2480); MI argentino Kevin Paveto (2448); MI argentino Cristian Dolezal (2437); MF argentino Maximiliano Perez (2482); GM argentino Ariel Sorin (2417); MI Pablo Ismael Acosta (2346); e, claro, os MIs brasileiros Renato Quintiliano (2443) e Yago Santiago (2440).
Quintiliano e Yago: a dupla dinâmica.
E o torneio foi, em suma, dos brasileiros. Quintiliano e Yago lideraram o certame do início ao fim – apresentando um xadrez vistoso e que, praticamente, não deu chance aos nossos “hermanos”. Quintiliano somou 7,0 pontos (5 vitórias e 4 empates) e Yago 6,5 pontos (também 5 vitórias, mas 3 empates e 1 derrota). Obviamente, dobradinha brasileira: Quintiliano campeão e Yago vice.
Quintiliano e Andrés Rodrigues
E ainda melhor que a “dobradinha” brasileira no pódio foi a “dobradinha” brasileira nas normas: com a primeira e segunda colocação, e os 7,0 e 6,5 pontos, Quintiliano e Yago, os dois, gravaram norma de Grande Mestre! Alegria em dobro para o Brasil!
Para Quintiliano esta foi a sua primeira norma de Grande Mestre – e, com certeza, pelo xadrez que nosso MI vem apresentando, não irão tardar as próximas. Exemplo foi a vitória contra o MI argentino Kevin Paveto na violenta, e ultra teórica, Siciliana Dragão jogada pelo brasileiro – clique aqui e veja a partida analisada pelo GM Rafael Leitão.
Já para Yago, com certeza, a norma possui um sabor ainda mais especial: esta foi a terceira e definitiva norma de Yago para a conquista do título máximo do xadrez! (a sua segunda norma havia sido conseguida no 1º Torneio Aberto Internacional da Patagônia)!
Yago Santiago
Com 2440, sem contabilizar o ganho de rating do próprio torneio, Yago está a aproximadamente 50 pontos de ser o mais novo GM brasileiro – nosso décimo terceiro. A última conquista brasileira foi a do mineiro Evandro Barbosa.
Abaixo, a classificação final do torneio – e como é bom ver a bandeira brasileira lá em cima!
Parabéns aos nossos jogadores e que venham as próximas normas para Quintiliano e os pontos para Yago!
FONTES
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 07.08.2016
Boa notícia sobre esses grandes jogadores nesse campeonato