A Importância dos Computadores Para Treinar Xadrez

Durante boa parte da segunda metade do século passado, a história do xadrez foi marcada não somente por rivalidades entre grandes jogadores, como Karpov x Korchnoi ou Kramnik x Topalov, mas também pela rivalidade entre homem x máquina. A maior parte desta rivalidade não foi favorável aos computadores, que não costumavam ser páreo para enxadristas renomados, mas, após a histórica vitória Deep Blue sobre Kasparov em 1997, esta balança começou a pender para o outro lado.

Atualmente, a evolução tecnológica atingiu tamanha magnitude que nem mesmo o atual campeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen, tem chance de vitória. Entretanto, se anteriormente essa relação era marcada por polêmicas e rivalidades, hoje cada vez mais os computadores são aliados importantíssimos no desenvolvimento das habilidades de inúmeros enxadristas ao redor do mundo, auxiliando não somente os jogadores iniciantes, mas também até mesmo os grandes mestres.

Quer entender melhor como os computadores podem ajudar na prática do xadrez? Então continue lendo!

 

 

Computadores e o xadrez moderno

Estima-se que o número de possibilidades de movimentos em uma partida de xadrez é tão grande que seria maior que o número de átomos que compõem o universo. Lenda urbana ou não, o fato é que, independentemente da mensuração deste número, o xadrez trata-se de algo extremamente complexo.

Antes da era dos computadores no esporte, compreender e analisar em tempo real uma partida pelo título mundial, por exemplo, na qual se espera um jogo do mais alto nível, era algo extremamente difícil até mesmo para jogadores experientes. Entretanto, nos dias de hoje os computadores auxiliam não apenas na transmissão online destas grandes partidas mas também em sua análise simultânea.

Com o uso de um programa do tipo motor de análise (engine), que é capaz de estudar posições no tabuleiro, sugerir movimentos e proporcionar outros tipos de auxílio, um jogador amador, em questão de segundos, é capaz de perceber um erro cometido por um campeão mundial.

 

Banner Info site 540 x 360 novo6

 

Computadores e torneios oficiais

Os computadores hoje em dia são utilizados por enxadristas de todos os níveis, de amadores a profissionais. Um enxadrista que sempre reconheceu os benefícios do estudo com o computador é ninguém mais ninguém menos do que Viswanathan Anand, campeão mundial de xadrez de 2007 a 2013.

Segundo Anand, o Deep Blue, que já era capaz de vencer um campeão mundial, conseguia calcular cerca de 200 milhões de posições por segundo, enquanto os superprocessadores de hoje realizam 500 trilhões de cálculos por segundo. Dessa forma, passou-se não mais a competir com os computadores, mas a trabalhar com eles.

Além do auxílio em cálculos complexos e sobre-humanos e da verificação minuciosa de possibilidades em inúmeras situações, os softwares conseguem armazenar inúmeros dados sobre outros jogadores. Estatísticas que dizem quantas vezes um enxadrista venceu ou empatou utilizando as peças brancas, ou qual tipo de estratégia inicial é a mais utilizada por ele quando está com as peças pretas, por exemplo, ajudam de forma imensurável na preparação de grandes confrontos.

 

 

Xadrez online

Por fim, mas não menos importante, os computadores também nos proporcionam a realização de um método de aprendizado de xadrez cada vez mais popular: o xadrez online. Por toda a internet é possível encontrar diversos servidores capazes de conectar 2 jogadores de qualquer parte do mundo para um embate.

Normalmente eles se enfrentam em partidas rápidas, com limite de 3 minutos para toda a partida. Porém, mesmo com esse ritmo acelerado, o xadrez online é um excelente modo de teste para novas aberturas, treinar o cálculo e desenvolver a intuição, passos extremamente importantes para a construção de um grande jogador.

Já utiliza alguma destas ferramentas para melhorar seu jogo? Não? Então conheça um pouco mais especificamente sobre os melhores softwares e engines para treinar xadrez!

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

2 Respostas a “A Importância dos Computadores Para Treinar Xadrez”

  • FA WAUGHAN

    Boa matéria Rafael, aqui na minha cidade onde moro não há um clube de xadrez que conheço, o pessoal daqui não tem o hábito de jogar xadrez, por isso que jogo mais online com jogadores de várias partes do mundo ,tenho aprendido a cada dia, e sempre quero aprender mais ,se aqui tivesse um clube pra jogar presencial seria uma maravilha , um grande abraço tudo de bom

  • Douglas Brulher

    Excelente matéria junto com o ebook Como Usar a Tecnologia para Treinar Xadrez amplia muito a visão sobre a tecnologia no esporte.

Deixe seu comentário