Melhorando Seu Jogo Posicional no Xadrez – I

 

Como Melhorar Seu Jogo Posicional

A compreensão posicional é, juntamente com o cálculo preciso, uma das qualidades mais importantes para um bom enxadrista. Mas também é, sem dúvida, a mais difícil de aprender. Enquanto o cálculo pode ser trabalhado de forma mais ou menos “matemática”, isto é, resolvendo exercícios específicos diariamente, durante grande período de tempo, o jogo posicional não tem uma fórmula de aprendizagem.

Mas então, como os grandes mestres adquiriram boa compreensão do jogo, muito maior que a maioria dos seus adversários? Nesta série de 2 artigos, tentarei incentivar a reflexão do enxadrista sobre o estudo da estratégia. Alguns diagramas aparecerão durante este artigo, para que você faça uma autoavaliação. O link para as análises completas se encontra ao final.

 

melhorar jogo posicional

Como você jogaria de brancas?

Acredito que a maior compreensão posicional reside em entender quase instantaneamente os fatores mais importantes ao estudar uma posição. Na maioria dos casos, ao olhar uma posição, muito antes de tentar racionalizar sobre por que gosto das brancas ou das pretas, ou que plano escolheria, simplesmente tenho uma ideia posicional quase imediata do que se deve fazer, pelo menos superficialmente. Jogo posicional tem tudo a ver com experiência, estudo de posições temáticas, saber planejar e evitar o plano do adversário, conhecimento dos clássicos. Com um estudo dedicado e disciplinado, um enxadrista é capaz de, após contar com alguma experiência, saber guiar-se nos rumos complexos de uma batalha estratégica.

Existem algumas qualidades essenciais para um correto jogo posicional. Primeiro, é preciso paciência. Parece redundante, não? Afinal, que enxadrista não tem paciência? Bom, a resposta é: muitos. Imagine a seguinte situação, que já presenciei tantas vezes, como mero observador, como beneficiário e também como “vítima”: um candidato a mestre joga a abertura que estava preparada e consegue uma sólida vantagem posicional contra um forte grande mestre. A partida desenvolve-se de maneira favorável, no entanto, o futuro mestre começa a impacientar-se. Raramente consegue posições vantajosas contra adversários tão fortes, não está acostumado com isso. Visualiza um bom plano para aumentar sua vantagem, mas parece lento. Não se pode dar tempo para que um grande mestre vire a partida. Então decide aventurar-se em uma sequência incerta, mas que pelo menos decidirá logo a partida, para o bem ou para o mal. Resultado: um redondo zero na planilha.

 

melhorar jogo posicional xadrez

Jogam as brancas. Que peça devemos melhorar?

O que nos leva a uma qualidade indispensável para qualquer enxadrista: confiança. Se o jogo deve ser lento, de manobras, confie que você poderá dominar seu adversário em uma partida longa. Mas se você tiver que calcular para converter sua vantagem posicional, então confie no seu cálculo. Não fique com medo de fantasmas, ou eles aparecerão. Apenas tente jogar como a posição pede.

 

Algumas Dicas Importantes

Para melhorar o seu jogo posicional, você precisará de muita dedicação. Não basta decorar um livro ou resolver alguns probleminhas. É preciso ver muitos exemplos até entender um determinado tema. É preciso ser crítico. É preciso pensar de forma abstrata, visualizar muito adiante. E muitas vezes você não verá um resultado claro. Mas ele aparecerá, mesmo que de forma inconsciente. Você saberá quase instantaneamente o que pensar, por onde ir, como se guiar, melhorando sensivelmente sua classificação nos torneios.

Falando em torneios: você precisará de muita experiência para adquirir compreensão posicional. Você precisará ter vivenciado os temas posicionais em suas partidas, sofrendo ou tendo alegrias. E você precisará analisar minuciosamente seus exemplos. Compare suas decisões com os modelos clássicos. Analise seus erros. Quando você for o protagonista de uma decisão profilática, de um plano profundo, ou de qualquer outro tema, terá muito mais facilidade para reconhecê-lo e utilizá-lo em uma futura ocasião.

Na minha apostila sobre a Defesa Najdorf, comento algo sobre vencer no “piloto automático”. Este é um tema importante para o jogo posicional e gostaria de reiterá-lo aqui. Após se adquirir uma certa maestria nos temas posicionais mais importantes e principalmente nos planos típicos de determinadas posições, muitas vezes você vencerá partidas no piloto automático, utilizando ideias já testadas e aprovadas, se bem adaptadas para sua posição.

E isto ocorrerá muitas vezes, até mesmo contra adversários experientes. O xadrez é certamente um jogo inesgotável, com o campo aberto para a criatividade, mas devemos entender e aproveitar o legado dos mestres do passado para conseguir pontos nos torneios. Ao estudar exemplos de Steinitz sobre a superioridade do bispo contra o cavalo em uma posição aberta e aproveitar este conhecimento adquirido para vencer de forma similar em uma partida de torneio, estamos, de certa forma, vencendo no piloto automático.

 

melhorar jogo posicional

Qual o melhor plano para as brancas?

 

Korchnoi já disse que xadrez não se aprende, se compreende. Mas esta compreensão intuitiva a que ele se refere só aparece com a experiência e absorção de diversos temas relacionados ao xadrez posicional. Então o primeiro passo é testar sua compreensão posicional! Clique neste link e veja a solução dos diagramas mostrados ao longo deste artigo.

 

Na parte 2 deste artigo, indicarei alguns dos temas de jogo posicional mais importantes e farei sugestões bibliográficas.

 

Links úteis:

Resolução dos exercícios: clique aqui

 

Cursos relacionados:

Conheça nosso Canal no Youtube!

 

8 Respostas a “Melhorando Seu Jogo Posicional no Xadrez – I”

  • Juan Armando Röhl Montes

    Brillante Artículo sobre el Ajedrez posicional, la piedra de toque para la Maestría!!!

  • Omar Garcia Martinez

    Muito bom tudo o que voce diz, muitas boas explicaçoes,os exemplos sao muitos didaticos,parabens mestre por ter uma pagina tão boa e por se dedicar ao ensinar o mundo do xadrez para tudos.

  • Rafael Leitão

    Gracias, Juan!

  • Rafael Leitão

    Obrigado, Omar!

  • Ibernon luiz da silva filho

    Maravilhoso Mestre ! Aprendi muito ! Sucesso! Abração ! Ibernon

  • Ibernon luiz da silva filho

    Maravilhoso Mestre ! Aprendi muito ! Sucesso! Abração ! Ibernon

  • Lindomar

    Excelente, Rafpig! Continue compartilhando seus conhecimentos conosco, adoro os seus artigos.

  • Cr∆ck£r

    Eu cobiço trocar o bispo de casas escuras pelo bispo escuro ou pelo cavalo do negro, e dobrar as torres na coluna c.

    Eu acho que tem que trazer a torre de a pra d1. E o negro fica com esse cavalo em h5 fora de jogo durante um bom tempo, vou nem incomodar com avanço de g4 pq só ajudaria.

    Acho que devemos bater nos peões dobrados do negro e criar um peão passado distante na ala da dama

Deixe seu comentário