Chega ao seu Final o Biel Chess Festival

Terminaram, sem muito romantismo, os torneios que compunham o Biel Chess Festival, na Suíça.

O vencedor do torneio principal foi o GM Francês Maxime Vachier-Lagrave que, “comendo pelas beiradas”, nunca chegou a liderar o torneio sozinho – foi só antes da última rodada, por exemplo, que conseguiu alcançar, mas não ultrapassar, o GM Rodoslaw Wojtaszek (inclusive tropeçando no confronto direto contra Wojtaszek, na sétima rodada (veja as análises da partida aqui). Wojtaszek, de brancas, contra a Defesa Grunfeld, utilizou o mais que recomendado pelo nosso GM Rafael Leitão, 4.Bf4.

Contudo, Wojtaszek, na última rodada, não passou do empate contra o romântico David Navara; enquanto Lagrave venceu o romântico Richard Rapport (para entender melhor tal adjetivo para Navara e Rapport, leia nossas últimas notícias sobre Biel).

Além desses resultados tivemos a vitória pontual, de negras, de sir Michael Adams contra Pavel Eljanov.

[Classificação]

 

Mas, enfim, verdade seja dita: esta é a terceira vitória (consecutiva: Tricampeonato) de Lagrave em Biel. Algo que reforça a tese de que o Romantismo acaba sempre sendo engolido pelo Realismo: de Navara, ficamos com aquele típico olhar idealista de quem não entende o mundo (e nem onde errou); de Rapport, aquele olhar (e cabelo – e aberturas) de aspirante figurante de Mad Max, mas que, com certeza, se esqueceu de sobreviver no final (e acabou ficando muito, mas muito mesmo, além da cúpula do trovão).

[O mundo é cruel para os idealistas…]

 

[Olhando assim, está mais para Crepúsculo…]

 

O outro torneio que terminou foi o Master Tournament, que contou com a intrépida, e sempre emocionante, participação do querido GM Alexandr Fier.

 

Sobre a participação do nosso romântico Fier, nas palavras do próprio (via sua página pessoal do Facebook):

“Terminado o fortíssimo Biel MTO! Acabei com 7/11 (+5 =4 -2), mas contra uma média de 2551! Um dos abertos mais fortes que joguei esse ano e fico mais ou menos satisfeito. Podia ter jogado melhor nas duas partidas que perdi de brancas, mas em todas as rodadas muita pressão e luta! Ganho uns 4 pontos de rating e vou pra 2640 no live. Agora no meio do mês a Liga de Honor na Espanha e depois preparação full time pra Copa do Mundo!”

Sem dúvida, não só as partidas do Fier são contagiantes (falando em contagiante, vejam as análises da vitória de Fier, na oitava rodada, aqui). Sua animação para a preparação da Copa do Mundo de Xadrez, que contará também com o GM Rafael Leitão, só faz aumentar a nossa torcida. Enfim, a classificação final do Master Tournament:

 

1.Sutovsky, EmilGM2619ISR8.0
2.Adhiban, BaskaranGM2627IND8.0
3.Gharamian, TigranGM2649FRA7.5
4.Fridman, DanielGM2639GER7.5
5.Bartel, MateuszGM2631POL7.5
6.Wagner, DennisGM2569GER7.5
7.Ivanisevic, IvanGM2662SRB7.5
8.Solak, DraganGM2622TUR7.0
9.Fier, AlexandrGM2628BRA7.0
10.Bok, BenjaminGM2562NED7.0

 

Entre românticos e feridos, salvaram-se todos.

 

Site Oficial: Biel Chess Festival

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão em 31.07.2015.

No comments

Deixe seu comentário