Alguns dos mais destacados enxadristas brasileiros estão disputando o tradicional Aberto de Cappelle la Grande, na França.
O aberto é conhecido por ter a participação do maior número de GMs dentre todos os torneios. Além de Fier, Krikor e Yago, muitos enxadristas da América Latina disputam o evento, com destaque para Eduardo Iturrizaga (VEN), Axel Bachmann (PAR), Sandro Mareco (ARG) e Federico Perez Ponsa (ARG). Toda essa “tropa sulamericana” é participante habitual em torneios europeus (alguns deles até mesmo moram ou passam grande parte do ano por lá).
Eu disputei o evento em 2000 e me lembro bem da acolhedora cidade. Desde aquela época o torneio tem uma certa aura de mistério, pois os prêmios não justificam tão maciça participação de grandes mestres. Mas o segredo logo é revelado quando descobrimos que o vinho (nacional, claro) é servido gratuitamente e aos montes em todas as refeições.
Após a sétima rodada, vários jogadores dividem a primeira colocação com 5 pontos. Dentre eles, destaco Li Chao, com seu estratosférico rating de 2728 e os nossos companheiros Krikor Mekhitarian e Axel Bachmann.
Curiosamente, na sexta rodada tivemos um clássico enfrentamento entre Krikor e Fier. A partida terminou com vitória de Krikor, após algumas reviravoltas e um bonito arremate. Para ver an análises, clique aqui.
Site oficial: clique aqui
Escrito por Rafael Duailibe Leitão em 05.03.15.
SEM COMENTÁRIOS