Hoje é dia livre em Nova York. Mas ontem tivemos a segunda partida do encontro entre Magnus Carlsen (2857) e Sergey Karjakin (2772). Desta vez coube ao GM russo as peças brancas. E para aqueles que esperavam uma partida sem muitas emoções, acertaram em cheio.
ZzZzzzZzzzZzzzZzZZzzz…
Um pouco ao exemplo da primeira partida, os jogadores ainda parecem estar guardando suas armas principais – ou, pelo menos, assim esperamos (do contrário, você pode começar a procurar o reprise de Confiança-SE x Salgueiro-PE pelo Campeonato Brasileiro de Futebol… da Série C).
Exageros à parte, e sem cometer nenhuma injustiça a la Casagrande, a verdade é que o segundo encontro decepcionou um pouco (muito?) os fãs. A boa vontade de Karjakin ao realizar o lance 1.e4 não foi suficiente para criar qualquer tipo de dor de cabeça a Carlsen – que “fugiu” da sua preferida Defesa Berlinesa. Assim como Karjakin também fugiu das linhas mais críticas da Ruy Lopez com 6.d3 e, em seguida, 8.a3.
Como assim? Não foi emocionante?
Mais à frente, com 18.dxe5 e a posterior troca de damas, a paz mais uma vez reinou. E desta vez em 33 lances – nove lances a menos que na primeira partida. De tão emocionante, destacamos as análises… da partida entre Maxime Vachier-Lagrave (2813) e o indefectível Vassily Ivanchuk (2772). Vitória de “Chucky”! (clique aqui e veja as análises do GM Rafael Leitão para a bela vitória de Ivanchuk).
Yes! Minha partida é a que foi a partida do dia! Durmam com essa!
Mas amanhã, segunda feira, dia de “pegar no batente”, esperamos que nossos gladiadores venham com as armas um pouco mais afiadas. Mas como disse Carlsen após a partida, na coletiva de impressa: “Este é um match longo e não haverá fogos em todos os jogos”. Tudo bem que, com o resultado de algumas eleições recentes o mundo, o mundo vai precisar de muita paz e amor. Mas não vamos exagerar: dentro do tabuleiro – e só dentro dele – ainda vale um pouco mais de agressividade.
FONTES
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12-11-2016
Foto do Chucky se bem me lembro foi no Mtel Masters, um torneio na Bulgária pra fazer o Topalov ganhar todas.
Chucky entrou lá metendo a lenha em todo mundo, se bem me lembro .... ganhou 5 seguidas.
Chucky é terrível....
lembro de novo que ele tirou o título de Carlsen no Candidates e depois devolveu-o vencendo Kramnik na última rodada.
:)