Carlsen x Karjakin – 1ª Partida

 

 

COMEÇOU!

Finalmente começou a disputa máxima do xadrez mundial entre o atual Campeão Mundial, e número 1 da FIDE, o norueguês Magnus Carlsen (2857), e o russo Sergey Karjakin (2772) – hoje, número 9 do mundo.

Carlsen conquistou a coroa mundial em 2013 – depois de muito tempo adiando entrar na disputa pelo título, pois dizia não concordar com a maneira como esta era feita – em cima do indiano Viswanathan Anand. Um ano depois, Magnus fez a sua primeira defesa do título justamente contra Anand – e a superioridade do norueguês, mais uma vez, prevaleceu.

A disputa, que está acontecendo desta vez na cidade de Nova York, será de doze partidas – com intervalo a cada duas – e será decretado campeão aquele que primeiro somar 6,5 pontos. Caso persista o empate após as doze partidas, o match será decidido em um duelo de partidas rápidas. Um dia antes foi feito o sorteio das cores e coube ao defensor do título o primeiro lance do match.

 

carka_15

Tudo pronto para o início. Todo o mundo enxadrístico ligado e eufórico para ver o primeiro lance ser realizado no tabuleiro. Ou quase todo mundo… Embora os lances da partida possam ser acompanhados em diversos sites, o site oficial do evento, este sim o único que possui imagem de câmera dos jogadores (inclusive uma moderna e exclusiva de 360º – que é péssima), está cobrando “Quinze Trumps” (ou seja, quinze dólares) para os internautas terem acesso as imagens ao vivo da disputa. Talvez o preço tenha sido para pagar o cachê de Woody Harrelson – indicado ao Oscar de melhor ator por sua atuação em O povo contra Larry Flynt (1996) –, responsável por executar o movimento 1.d4 a pedido do Campeão Mundial (veja aqui).

E após a resposta 1… Cf6 tivemos a primeira surpresa (por mais que Karjakin tenha negado isso na coletiva de imprensa após a partida): 2. Bg5 (!). Sim, pela primeira vez no match do título mundial, e para o delírio do nosso GM Alexandr Fier, a abertura do brasileiro Octávio Figueira Trompowsky de Almeida foi utilizada (você não sabia que a abertura Tompowsky era de um brasileiro? Pois é. O nome engana. Mas tudo bem: Clique aqui e conheça um pouco mais da história desta abertura que nasceu aqui em terras tupiniquins!).

 

carka_11

 

Passada a primeira surpresa, outra, mais modesta, surgiu no lance 6. Bb5 – Karjakin não quis responder na coletiva de imprensa se este lance havia sido realmente uma surpresa para ele… Embora, com certeza, tenha sido uma surpresa a resposta de Carlsen para um jornalista: “Você quer dizer que a abertura não teve nada a ver com Donald Trump?”. Ao que Carlsen respondeu: “Bem, um pouco sim” – como o jornalista chegou a esta pergunta, também é um mistério… Mas ao que tudo indica, tudo começou com o pai do campeão mundial, Henrik Albert Carlsen, que soltou a pérola “Abertura TRUMPovsky” nos bastidores. Se Magnus perder o match e a família passar por dificuldades, com absoluta certeza o patriarca da família já tem um emprego certo.

 

carka_14

 

Um dos momentos mais críticos da partida aconteceu após o lance de Carlsen 13. Dc3 e que parecia incluir um sacrifício de peão a troca de alguma atividade de suas peças e jogo contra algumas fraquezas estruturais das pretas. Clique aqui para ver o vídeo em que o nosso GM Rafael Leitão resume este primeiro momento crítico da batalha pelo Título Mundial (A Academia trabalhando a todo vapor!).

Mas…  Karjakin parece ter demostrado que não está disposto a entrar em grandes aventuras sem um bom motivo. E, fiel a seu estilo, não teve medo de entrar em um final ligeiramente inferior, mas consideravelmente sólido.

 

carka_13

Tô de boa…

 

Depois disso Carlsen até que tentou manter alguma pressão, mas Karjakin  não parece ter passado nenhum sufoco para defender a posição – curiosamente o exímio finalista Ulf Andersson conseguiu vencer, obviamente de brancas, uma posição muito similar a da partida (com uma leve, mas talvez significante, alteração na estrutura de peões na ala da dama). Empate em 42 lances (clique aqui para reproduzir a partida e algumas análises deste primeiro encontro entre Carlsen x Karjakin).

 

carka_12

O Andersson ganhou é? Hum…

 

E na já citada coletiva de imprensa, e como talvez já tenha dado para perceber, o empate parece ter beneficiado o humor, e o clima amistoso, entre os jogadores. Karjakin, na verdade, a exemplo da partida, na coletiva também ficou na defensiva e foi um pouco mais esquivo nas respostas – por exemplo, como dito acima, sobre as surpresas da abertura. Carlsen parecia estar um pouco mais solto, chegando mesmo a confidenciar que quando ele e Karjakin jogaram em 2005, pela primeira vez, Magnus achava que seu adversário jogava bem melhor que ele. Contudo, desta vez, “vamos ver se ainda continua assim”, disse o Campeão Mundial.

É muito comum um match com tamanha importância começar um pouco morno. Contudo, há que se ressaltar que a escolha um pouco exótica de Carlsen na abertura, talvez, sirva para deixar claro que o Campeão Mundial está a fim de levar o jogo para uma “luta aberta”, sem muita teoria, onde sua força bruta possa prevalecer. Mas Karjakin parece ter feito a lição de casa e está pronto para se defender – embora não tenha passado, desta vez, nem perto de precisar usar toda a tenacidade que lhe é costumeira – e, quem sabe, tomar alguma iniciativa quando essa possibilidade surgir…

 

COMEÇOU!

Para quem vai a sua torcida?

 

FONTES:

 

Site Oficial

Chess24

Chessbase

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12-11-2016

No comments

Deixe seu comentário