Carlsen x Karjakin – 6ª Partida

 

 

Sem dúvida alguma os expectadores do match Carlsen x Karjakin estão um tanto quanto decepcionados. E não é para menos: após cinco partidas, cinco empates. E, para agravar a situação, a sexta partida não só também terminou com a divisão do ponto como ainda tivemos apenas 1h30 de partida.

 

Carlsen x Karjakin sexta partida

Vocês acharam que íamos quebrar a cabeça hoje, né? Inocentes…

 

Curiosamente a sexta partida começou de forma até mais eletrizante do que os 1.e4 e5 que haviam surgido até agora: numa posição a la Ataque Marshall, Carlsen, de pretas, jogou rápido e confiante. Mas o jogo lógico (ou seja: “feijão com arroz”) de Karjakin foi suficiente para conseguir a igualdade e, como já dissemos, o empate não tardou (clique aqui e confira as análises do GM Rafael Leitão).

Na coletiva post mortem, Magnus declarou:

Ele continua com chances, mas enquanto eu não estiver atrás no match, ok. Ontem eu poderia ter perdido em algum momento. Não era forçado, mas era uma posição muito difícil. Sendo assim, eu senti que hoje não era o dia para se tentar fazer grandes coisas. Estou bastante satisfeito com um jogo mais curto e agora vou tentar me preparar para a próxima”.

Já Karjakin elogiou seu adversário, mas deixou claro que está satisfeito com o match até agora:

Como eu já havia dito antes, Magnus é muito bom nas aberturas. E isso não é uma grande surpresa para mim. Basicamente, eu tenho uma sensação de que o match está interessante e, talvez, o único jogo com a qual eu poderia estar realmente infeliz foi o de ontem [em que Karjakin deixou passar um lance que lhe daria boa vantagem]. Portanto, isso é bom

 

black-friday-2016-lateral-2

Aproveite os descontos de 50% da Black Friday!

 

 

Talvez, desta partida a melhor parte, tenha sido a seguinte – também na coletiva de impressa:

 

Repórter: Agora que a partida acabou, o que vocês farão no tempo livre?

Karjakin: eu vou andar de helicóptero.

Carlsen: eu não vou andar de helicóptero.

 

Bom, chegamos à metade do match. Seis empates. O que podemos dizer? Dizer que não está havendo combatividade é um pouco exagerado. Fiel ao seu estilo, Carlsen está procurando converter o ponto – mas está parando na tenacidade defensiva de Karjakin. E, verdade seja dita, Karjakin não está se esforçando muito para complicar as coisas. Faz sentido: Carlsen era o favorito disparado do match e, a cada empate, esse favoritismo cai. Se esta é uma boa estratégia ou não, difícil dizer.

Mas, pelo que vimos no chateado Carlsen pós-quinta partida, ou os sucessivos empates podem desconcentrar o Campeão Mundial; ou só enfurecê-lo ainda mais.

 

Ainda continua a dúvida:

 

“água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”

ou

“quem não faz, leva”?

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

 

FONTES

Site Oficial

Chess24

Chess Base

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 20-11-2016

One Reply to “Carlsen x Karjakin – 6ª Partida”

  • José Carvalho

    O Karjakin é a cara do Alfred Newman da revista MAD.
    http://www.trash80s.com.br/tag/mad/page/2/

Deixe seu comentário