Como Analisar As Próprias Partidas

Como analisar as próprias partidas

Como Analisar As Próprias Partidas

A Importância de analisar as próprias partidas

 

Analisar com profundidade as próprias partidas de torneio é “O” estudo mais importante para desenvolver o seu jogo. Naturalmente, um treinamento é feito de estudo de cálculo, estratégia etc, mas apenas a observação atenta da sua própria experiência fará com que você reconheça seus erros e dê os passos necessários para melhorar seu jogo.

 

Como analisar as próprias partidas

 

No Treinamento Monitorado damos grande ênfase ao estudo detalhado das últimas partidas de torneio do aluno. Deixo algumas dicas para que esse trabalho seja feito da melhor forma possível:

 

Passo 1:

Coloque todas as variantes que analisou durante a partida. Escreva o que pensou para tomar cada uma das decisões críticas. Essa é uma vantagem de analisar partidas recentes, que ainda estão “frescas” na nossa memória. Isso dará a você e ao seu treinador elementos necessários para avaliarem seu jogo.

 

Passo 2:

Analise com o computador e tente encontrar a “verdade” sobre a partida – Geralmente não é muito aconselhável analisar muito tempo com o computador, mas a análise das próprias partidas é uma exceção a essa regra. Afinal, você já pensou durante horas, já sofreu diversas emoções. O grande prejuízo de ligar a máquina é não pensar com sua própria cabeça, algo impossível nesse caso, uma vez que você mesmo jogou a partida. Então busque entender realmente a partida, especialmente as posições de cálculo, analisando com o computador. Evite variantes superficiais, tente ver os lances candidatos de ambos os lados. Tome o tempo que for necessário para esse trabalho seja bem feito.

 

 

Passo 3:

Coloque uma avaliação ao final de TODAS as variantes – acostume-se a chegar a conclusões (ou pelo menos tentar). Para isso você precisa colocar uma avaliação ao final de todas as variantes. Se você tiver dúvida sobre a avaliação, deixe isso bem claro na anotação.

 

Quer melhorar seu cálculo? Assista um vídeo gratuito sobre a técnica dos Lances Candidatos!

 

Passo 4:

Coloque uma conclusão ao final de cada partida. O que achou do seu jogo e do seu adversário? Quais foram seus principais erros? Acha que jogou bem a abertura? Enfim, deixo uma conclusão clara ao final das análises de cada partida. Isso permitirá que você faça um relatório dos seus erros e compare as suas partidas de diferentes torneios, verificando se os erros continuam os mesmos.

 

Passo 5 (caso tenha um treinador):

Envie as análises para o seu treinador  e espere por comentários e novas tarefas analíticas.

 

Gostou dos conselhos? Então assista nossa palestra “Como Analisar Suas Próprias Partidas” e baixe nosso e-book gratuito sobre o tema!

 

Pronto para começar as análises das suas partidas? Bons estudos!

 

Escrito por Rafael Leitão em 30.01.2017

No Comments

Post a Reply