Curso de Xadrez Online: 7 Dicas para Otimizar seus Estudos

Fazer um curso de xadrez online é uma ótima alternativa para quem quer aprender a jogar xadrez ou deseja melhorar seu nível no jogo com a praticidade de estudar em casa. Por meio de vídeos e outros materiais oferecidos pelos cursos online é possível aprender muito e, com planejamento, disciplina e dedicação, os resultados não demorarão a aparecer.

Está pensando em fazer um curso de xadrez online? Veja a seguir 7 dicas para otimizar seus estudos e aproveitar ao máximo esse recurso!

 

Faça um plano de estudos

Elabore uma programação de estudos que inclua todos os assuntos a serem estudados. Assistir aulas com frequência é fundamental, mas outras atividades também merecem espaço no cronograma. Reserve tempo para buscar boas leituras complementares, resolver exercícios e outras atividades que reforçarão o conteúdo passado nas aulas.

 

Treine em um local silencioso

É essencial que os treinamentos sejam feitos em um local silencioso e calmo. Desligue a TV e qualquer tipo de música no ambiente. Evite estudar em lugares e horários nos quais possa ser interrompido e, sempre que possível, mantenha o celular desligado no período dedicado às aulas online.

 

Mantenha a concentração ao assistir os vídeos

Distrações durante os estudos de xadrez são extremamente prejudiciais. O nível de concentração tem impacto direto nos resultados de um enxadrista nos treinamentos, assim como nas competições. Por isso, evite todas as coisas capazes de tirar seu foco dos estudos. Feche seu e-mail, redes sociais, chats e páginas que não estejam relacionadas ao assunto estudado. Aqui cabe reforçar: deixe o celular de lado!

 

Pause o vídeo sempre que algo for perguntado

Toda vez que o autor do vídeo fizer alguma pergunta relativa à posição vista na tela, pause o vídeo e pense como você jogaria naquela situação. Essa é uma das dicas mais importante para evoluir por meio de cursos de xadrez online, pois vai ajudar a melhorar muito sua capacidade de decisão dentro das partidas.

Após definir qual movimento você faria na situação proposta, retome o vídeo de onde havia parado e veja qual foi o desfecho da jogada, comparando suas análises com as apresentadas na aula. Uma das grandes vantagens dos cursos online é também a possibilidade de rever os vídeos para esclarecer dúvidas quantas vezes forem necessárias.

 

planos de assinatura

Tenha um tabuleiro de xadrez ao lado

Os computadores têm papel fundamental nos treinamentos de xadrez. Contudo, ainda hoje, estudar as posições críticas no tabuleiro é algo que pode trazer novas visões e perspectivas para as jogadas apresentadas na tela do computador. Alguns estudiosos acreditam que há diferenças entre estas 2 formas de praticar e que elas se complementam. Portanto, tenha sempre um tabuleiro de xadrez ao lado durante as aulas online e estude nele os lances mais importantes.

 

Faça anotações e revise o conteúdo aprendido

Faça curtas anotações durante as aulas, destacando dúvidas e tópicos a serem revisados. Além de ajudar na memorização, essa prática contribui para guiar os estudos posteriores, mostrando os pontos que merecem maior atenção. Para evitar perder explicações importantes, pause o vídeo sempre que precisar tomar notas.

 

Estude minuciosamente o material didático de apoio

Além das aulas em vídeo, é muito importante estudar os materiais de apoio do curso, pois eles podem trazer novas dúvidas e estimular ainda mais o aprendizado. Fazer uso desses recursos para complementar o conteúdo dos vídeos é uma excelente forma de otimizar os estudos.

 

Agora que você já tem uma ideia sobre como aproveitar ao máximo seus cursos de xadrez online, é hora de colocar as dicas em prática. Aplique seus novos conhecimentos em situações de jogo para testar o que aprendeu e aproveite os bons apps de xadrez disponíveis para se manter sempre atualizado.

E lembre-se: não fique preso às análises propostas no vídeo. Explore outras possibilidades, pense fora da caixa e desenvolva sua própria forma de raciocinar!

Você tem alguma experiência com cursos de xadrez online? Pensa na possibilidade de fazer um para melhorar suas habilidades? Divida a sua opinião conosco aqui na nossa sessão de comentários!

No comments

Deixe seu comentário