É Possível O Empate em uma Partida de Xadrez?

    Muito raro de acontecer em uma partida de xadrez envolvendo jogadores iniciantes, o empate é algo não apenas possível como muito comum em partidas oficiais, principalmente quando se trata de embate entre dois grandes mestres.

     

    Não tem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

     

    Mas afinal, é possível o empate em uma partida de xadrez? Confira as 6 maneiras de uma partida terminar empatada e como esse resultado pode ter um sabor de vitória para um dos jogadores!

     

    Afogamento

    No xadrez existe uma regra que diz que colocar o próprio rei em situação de xeque é um movimento ilegal. Assim, existem algumas situações em que o jogador, apesar de não estar em xeque, não tem mais jogadas possíveis, o chamado afogamento ou “stalemate”, como é internacionalmente conhecido.

    Essa situação leva uma partida de xadrez a terminar empatada pela falta de possibilidade de execução de uma jogada legal por parte de algum dos jogadores. Normalmente esse tipo de resultado acontece quando um dos jogadores só tem seu rei como peça remanescente e, apesar de parecer algo ruim para quem se encontra nesta situação, conseguir empatar a partida desta forma é algo extremamente positivo, pois não havia chances de vitória.

    Na prática, o afogamento representa uma tipo de punição ao adversário, que não conseguiu, mesmo encurralando o rei adversário, executar um xeque-mate e vencer a partida.

     

    Xeque perpétuo

    Como um jogador que tem seu Rei em xeque é obrigado a tirá-lo desta situação, outra possibilidade de uma partida de xadrez terminar empatada é pelo xeque perpétuo. Normalmente essa jogada é utilizada pelo jogador que está na iminência de derrota, mas consegue colocar o rei adversário em xeque por várias jogadas consecutivas, impossibilitando o jogador adversário que está em melhor situação no jogo de executar um xeque-mate e vencer a partida.

     

    Falta de peças

    Quando ambos os jogadores não têm peças suficientes para executar um xeque-mate, o jogo é automaticamente declarado como empate. Para se conseguir realizar um xeque-mate, um dos jogadores deve ter, no mínimo, as seguintes peças:

    • Rei e Dama
    • Rei e Torre
    • Rei e dois Bispos
    • Rei, Bispo e Cavalo
    • Rei e peão, mas este peão precisa ser promovido para uma Dama ou Torre.

     

    Regra dos cinquenta movimentos

    Segundo regulamentação da Federação Internacional de Xadrez — FIDE, um jogador pode reclamar o empate quando, por cinquenta rodadas consecutivas, nenhuma peça do jogo for capturada ou nenhum peão for movimentado.

     

    Regra da repetição

    Quando as mesmas posições de todas as peças do tabuleiro e consequentemente todas as possibilidades de movimentos forem repetidas pela terceira vez em um jogo, um dos jogadores pode reclamar o empate embasado nas regras oficiais da FIDE.

     

    Comum acordo

    Um jogador pode propor um empate em qualquer momento da partida, desde que seja sua vez de jogar. Se o jogador adversário aceitar a oferta, o jogo termina empatado. Se o jogador adversário recusar o acordo, a partida segue normalmente e aquele jogador que propôs o empate não pode mais fazê-lo até o fim do jogo.

    Nota do GM Rafael Leitão: não são raros os casos na minha carreira em que o meu adversário ofereceu empate 2, 3 ou até mais vezes durante a partida. Isso é extremamente deselegante. Se você ofereceu empate e seu adversário recusou, o melhor é não oferecer novamente.

    Partidas de xadrez empatadas vão acabar com o esporte?

    Capablanca, tido por alguns como o maior jogador de todos os tempos, tinha uma teoria sobre empates no xadrez. O cubano, ainda na década de 20, dizia que o xadrez profissional desapareceria com o tempo em razão dos empates no esporte, uma vez que todos os mestres chegariam a um nível de competição tão alto que conseguiriam empatar qualquer partida se assim o desejassem.

    Ele chegou a propor a criação de novas peças com novos movimentos e a utilização de um tabuleiro maior, visando aumentar a complexidade do jogo e aumentar as disparidades técnicas entre os mestres, reduzindo o número total de empates. A ideia de Capablanca nunca chegou a se tornar um sucesso e, apesar de o empate ser um resultado relativamente comum em uma partida envolvendo dois mestres, o xadrez profissional segue firme e forte pelo mundo.

    Nota do GM Rafael Leitão: o problema real não é o empate em si, mas sim o empate rápido de comum acordo. Por isso várias competições proíbem o empate antes de 30 lances, o que tem estimulado partidas mais lutadas.

     

    Suas partidas de xadrez costumam terminar em empate? Já usou esta estratégia para se livrar de uma derrota iminente? Conte-nos suas experiências nos comentários!

     

     

    19 Responder para “É Possível O Empate em uma Partida de Xadrez?”

    • JeanCocteau jr

      .....numa partida contra um adversário africano, o chess24 acusou empate numa posição em que eu estava de Rei e Dama e ele somente o Rei. Não concordei com o " por falta de peças ", mas não adiantou espernear...(?)

      • Mendax

        Aconteceu um Afogamento!

      • Tadeu

        Eu não estou bem certo disso, porém que me consta é que se o oponente tem Rei e Dama contra Rei e o tempo de quem tem vantagem material acaba antes do mate a partida é considerada empatada. Pois o mesmo estava em vantagem material e seu tempo termina. Caso haja enganos me corrijam.
        Grato.

    • Alencar Philereno

      Só concordo com empates se não houver possibilidade técnica para uma vitória. Acordo de empate sendo que este será vantajoso na classificação, além de desonesto com os demais competidores, é muita falta de competitividade.

      • Caio

        Juliana Uma vez eu estava jogando xadrez e esses lances aconteceram: 68. Tb5, Rg3. 69. Tb2, Rg4. 70. Tb5, Rg3. 71. Tb2, Rg4. 72. Tb5, Rg3. 73. Tb2, Rg4. Daí a partida terminou empatada por repetição de lances mesmo ele tendo vantagem material.

    • Paulo Moura

      Sobre o empate de comum acordo, acredito que o correto seria:

      1. Fazer o lance;
      2. Propor empate; e
      3. Acionar o Relógio.

      Desta forma, acredito que está equivocado afirmar que: "Um jogador pode propor um empate em qualquer momento da partida, desde que seja sua vez de jogar."

      _____________________________________________________________________________________________________________________________________

      9.1 b. b. Se as regras de uma competição permitem empate de comum acordo aplica-se:
      1. O jogador que quiser propor empate deverá fazê-lo depois de executar o lance no
      tabuleiro, antes de parar o próprio relógio e por em movimento o do oponente. Uma
      oferta a qualquer outro tempo durante a partida é ainda válida, mas o Artigo 12.6 deve
      ser levado em consideração. Nenhuma condição pode ser incluída na proposta. Em
      ambos os casos, a oferta não pode ser retirada e continua válida até que o oponente a
      LEI DO XADREZ DA FIDE
      aceite, a rejeite oralmente, a rejeite tocando uma peça com a intenção de mover ou
      capturar uma peça, ou se a partida terminar de alguma outra forma.

    • J. C. Silvestre

      O comentário de Paulo Moura (9/12/2015) está perfeitamente dentro da boa técnica enxadrística, como se pode ler, em seguida.

    • Ubiratan Jr

      Ola! em um torneio ocorreu empate , antes mesmo de começar a partida ,pois teria outro evento esportivo (jogo de futebol) , o fato foi acertado em zap com todos sabendo, foi denunciado o fato a instituição responsável e alegaram estar OK devido lei de Sofia, pois bem , que eu saiba fala em EMPATE , nao fala de empate "ACORDADO" , sendo eufêmico (ÉTICA)

    • Evandro

      Em uma partida contra o "Carlsen de 7 anos" no aplicativo para smartphones Play Magnus. Eu estava com a partida ganha, achando que tinha dado um xeque-mate, mas na verdade eu tinha afogado o Rei (stalemate). Foi então que eu descobri que o afogamento do Rei termina a partida empatada.

    • Rogerio

      rei e torre contra rei e torre é empate?

      • Cleiton

        Não, já joguei uma partida que ficou desse jeito

    • Miguel

      Bom dia Rafael Leitão, parabéns pelo artigo e o site, gostaria de saber se por exemplo o jogador de Brancas possui digamos o Rei e a Dama e o jogador de Pretas possui apenas o Rei, se o tempo das Brancas esgotarem e elas não tiverem dado o mate , o que acontece? As pretas ganham ou é empate?

      • Rafael Leitão

        Empate!

    • Regina

      Estou aprendendo e várias vezes terminou como empate por afogamento.

    • Daniel Fernandes Silva

      Rafael Leitão
      Bom dia.

      Como você já disse, o problema são os empates rápidos e que a regra dos 30 lances ajuda nesse sentido...

      Mesmo assim, poderia por gentileza responder uma grande curiosidade minha?

      Com o conhecimento que você tem hoje, se tivesse que encontrar uma solução para diminuir os empates ou acabar com eles, qual seria a sua ideia?

      Obrigado, sou seu fã!

      • Rafael Leitão

        Acho que a regra dos 30 lances ajuda. E mais torneios de Fischer Random, para ter menos teoria de aberturas e menos variantes forçadas de empate.

        • Daniel Fernandes Silva

          Nem lembrava do Fischer Random, dei uma pesquisada aqui, realmente é muito interessante...
          Obrigado pela resposta! GM.

    • Francisco Funari

      Eu e estava quase em xeque mate e fiz com que meu irmão comesse todas as minhas pessas assim o jogo acabou em afogamento

    • Adelina

      Quais foram os fatores de empate vigentes no ano de 2021?

    Deixe uma Resposta