European Chess Club Cup: Mais Algumas Estrelas

Depois de uma avalanche de astros e estrelas durante a disputa da Copa do Mundo e, logo em seguida, nos Mundiais de Rápido e Blitz, agora é a vez do European Chess Club Cup reunir uma seleta galeria de jogadores para um emocionante torneio por equipes. Esta “Copa Europeia de Clubes” vai acontecendo na exótica, porém belíssima, Escópia, capital da Macedônia (terra do famoso “Alexandre, o Grande”) – é a 31º edição do Aberto e 20º do feminino. 50 equipes no Aberto, 12 no Feminino, participam da Copa, sendo a disputa feita pelo Sistema Suíço, em sete rodadas, com um controle de tempo de 90 minutos para 40 lances mais 30 minutos para o restante da partida – com incremento de 30 segundos por lances. As equipes são formadas por seis tabuleiros.

 EUROPEAN CHESS CLUB CUP

 [Estátua de Alexandre, o Grande – Centro da Escópia, Capital da Macedônia]

 

E, evidentemente, o que já não falta são os grandes encontros. Por exemplo, a partida entre Kramnik e Nepomniachtchi – onde, de certa forma, Kramnik subverte a questão da “perda de tempo” na abertura e, em seguida, dá uma aula de xadrez posicional. Outra partida muito interessante foi entre  Yannick Pelletier (2557) e Hikaru Nakamura – mostrando que até os TOPs GMs estão sujeitos a cair em uma novidade ou uma boa preparação do adversário.

GM Yannick Pelletier

[Grande vitória do GM Yannick Pelletier frente Nakamura]

 

E tão interessante quanto às partidas em si, são as formações das equipes – reunindo jogadores que dificilmente veríamos lado a lado. “Mal comparando”, embora de exemplo muito didático, isso lembra um Jogos Abertos do Interior de São Paulo (poderíamos dizer também os de Santa Catarina), entretanto “um pouquinho mais forte” – aliás, terrível mesmo seria imaginar algumas destas equipes dividindo uma sala de aula de uma escola como alojamento… Mas, de toda forma, veja o exemplo da equipe SOCAR. Calma! Ela não é formada por Lutadores de MMA. Embora ela seja a mais “peso-pesado”, com um rating médio de 2771! (em tempo: SOCAR é “State oil company of Azerbaijan Republic”. Ou seja: “Companhia petrolífera estatal do Azerbaijão”!).

EUROPEAN CHESS CLUB CUP

[Equipe SOCAR é composto por Veselin Topalov, Fabiano Caruana, Anish Giri, Shakhriyar Mamedyarov, Michael Adams, Teimour Radjabov, Rauf Mamedov e Eltaj Safarli]

 

Outra curiosa equipe é a campeã do ano passado. A equipe da Sibéria – que não é formada por Ursos Polares (embora o comentário seja irresistível) – e que possui um rating médio de 2752.

EUROPEAN CHESS CLUB CUP

[A equipe da Sibéria: Vladimir Kramnik, Levon Aronian, Alexander Grischuk, Li Chao,

Wang Yue, Anton Korobov, Dmitry Bocharov e Dmitry Kokarev].

 

E é praticamente impossível comentar todas as equipes – praticamente quase todas com algum jogador de renome, quando não com um super time como os descritos acima. E apenas para conhecimento dos leitores, até antes da rodada desta tarde, e depois de três rodadas, seis equipes lideravam (e vale a pena consultar a escalação das equipes via Chess Results!):

 

  1. SOCAR (AZE)
  2. AVE NOVY BOR (CZE)
  3. ALKALOID (MKD)
  4. MEDNYI VSADNIK (RUS)
  5. SIBERIA (RUS)
  6. OBIETTIVO RISARCIMENTO PADOVA (ITA)

 

Quem será a equipe campeã? Façam suas apostas!

 

Fontes:

European Chess Club Cup

Chess Results

Chess Base (fotos)

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 19.10.2015.

 

 

2 Respostas a “European Chess Club Cup: Mais Algumas Estrelas”

  • Cliff Oliveira

    Com certeza teremos várias partidas do dia desse torneio
    :)

    • Rafael Leitão

      Certamente! :)

Deixe seu comentário