FENAC 2018: Conheça Os Campeões Brasileiros De Categorias

FENAC 2018: Conheça Os Campeões Brasileiros De Categorias

FENAC 2018: Conheça Os Campeões Brasileiros De Categorias

O Festival Nacional da Criança foi realizado entre os dias 28 de abril a 01º de maio, na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O evento de xadrez é a principal competição do país para as categorias sub 8, 10, 12 e 14 feminino e absoluto, e contou com a presença de 248 enxadristas, representando 17 estados de todas as regiões do país.

“Foi um grande evento, salão de jogos com ambiente climatizado, relógio digital em quase todas as mesas, então as condições foram ideais para apurar os melhores representantes do Brasil nas competições internacionais”, afirma o organizador Marcelo Pomar.

 

C:UsersUserDesktopleitao.jpg

De quem é a vez?

 

 

Já o organizador Kaiser Mafra relevou que o FENAC 2018 bateu o recorde de participantes. “Um dos momentos mais marcantes foi quando começamos a receber as inscrições e o número foi se aproximando do recorde. Batemos o recorde por um jogador (risos), mas recorde é recorde!”, brincou Kaiser.

 

C:UsersUserDesktopniver floripa.jpg

O presidente do Clube de Xadrez de Florianópolis, Kaiser Mafra, e o aniversariante do dia, Luiz Bugança, assoprando a vela do 56º aniversário do Clube de Floripa. Com o bolo em mãos, o presidente da Federação Catarinense, Guilherme Deola Borges

 

Campeões Brasileiros 2018

Os participantes do FENAC representam o futuro do xadrez brasileiro. Vale a pena ficar de olho no desenvolvimento dessas jovens promessas. Conheça o campeão e a campeã brasileira de cada categoria.

 

Absoluto

Sub 14 – Yago Labussiere (rating FIDE: 1915) – Goiás

Sub 12 – Matheus H. de Oliveira Salvadego (rating FIDE: 1767) – Paraná

Sub 10 – Ian Telek de Albuquerque (rating Fide: 1619) – Rio de Janeiro

Sub 08 – Theo Magalhães de Lima (rating Fide: 1301) – Rio Grande do Norte

 

C:UsersUserDesktopMenina.jpg

Por acaso eu deixei tirar foto?

 

Feminino

Sub 14 – Beatriz Maria Frattini (rating FIDE: 1363) – São Paulo

Sub 12 – Isis Carvalho (rating FIDE: 1437) – Paraná

Sub 10 – Gabriela Goes da Cunha (rating Fide: 1476) – São Paulo

Sub 08 – Esther Zilli Ramazzotte (sem rating) – Paraná

 

C:UsersUserDesktopcego.jpg

Em um dos momentos mais emocionantes do torneio, na cerimônia de premiação, o enxadrista Luiz Eduardo Fonseca Dorneles – portador de deficiência visual – categoria sub 12, foi aplaudido por todos. Na foto, Dorneles joga a partida sob a supervisão da mãe e do organizador Marcelo Pomar

 

Festa Paranaense

O título geral do evento ficou com o Estado do Paraná – três medalhas de ouro, uma prata e dois bronzes. São Paulo alcançou o vice-campeonato e Santa Catarina ficou em terceiro. Para definir o estado campeão, os organizadores somaram a classificação dos seis primeiros colocados de cada categoria.

“Isso é fruto de muito trabalho, temos em Curitiba e em São José dos Pinhais os dois maiores torneios de xadrez do país, ambos com cerca de mil crianças participantes. Também em muitas outras cidades do estado, como Ponta Grossa, por exemplo, o xadrez está em pleno desenvolvimento. Essa vitória é uma conquista de todos que fazem o xadrez acontecer em nosso estado”, afirma o Presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.

 

C:UsersUserDesktoppr.jpg

Premiação por estado (da esquerda para à direita): GM Krikor Mekhitarian, Lucas Borges – Diretor da FEXPAR, MF William Cruz e MN Guilherme Deola – Presidente da FCX. Embaixo, os organizadores Kaiser Mafra e Marcelo Pomar

 

Confira o quadro geral de medalhas

 

ESTADOS OURO PRATA BRONZE TOTAL
1 PARANÁ 3 1 2 6
2 SÃO PAULO 2 3 3 8
3 GOIÁS 1 0 0 1
4 RIO DE JANEIRO 1 0 0 1
5 RIO GRANDE DO NORTE 1 0 0 1
6 SANTA CATARINA 0 2 1 3
7 MINAS GERAIS 0 1 0 1
8 MATO GROSSO DO SUL 0 1 0 1
9 DISTRITO FEDERAL 0 0 2 2

 

Brasileiro de Menores de Blitz

Além das competições em ritmo clássico, o Brasil também definiu os melhores enxadristas no blitz. Nas disputas com 3 minutos + 2 segundos por lance para cada jogador, o Paraná conquistou quatro títulos, São Paulo dois, Goiás e Santa Catarina um.

 

C:UsersUserDesktoplol (1).jpg

Como eu não vi aquele lance?

 

Curso para pais e professores e simultânea

Durante o evento, a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizou um curso para pais e professores sobre diversos temas envolvendo o xadrez. Cerca de 25 pessoas assistiram às palestras. Guilherme Deola Borges, (Presidente da FCX), Claudionor Pirola (Diretor Técnico FCX), Marco Antônio Barbosa (Treinador FIDE), MI César Umetsubo e GM Neuris Delgado Ramirez, foram os palestrantes.

Já a atleta olímpica, Kathiê Goulart, realizou uma simultânea com, aproximadamente, 25 enxadristas. Kathiê também aproveitou o evento para vender rifas e arrecadar fundos para o projeto Damas em Ação – Rumo à Maestria.

 

C:UsersUserDesktopcurso.jpg

GM Neuris Delgado (agachado, de camisa cinza com detalhes em preto) deu uma palestra sensacional sobre o xadrez cubano.

 

Em 2018, o Paraná levou o título geral do FENAC. No entanto, contando todas as categorias e também os adultos, qual é o estado mais forte do xadrez brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Clube de Xadrez de Florianópolis

Comment ( 1 )

  • Marcio Ferreira

    Bom dizem que o Paraná é a Russia do Brasil, nada mais justo ter bom jogadores como a Russia. KKKK

Post a Reply